Estruturar processos que permitam otimizar o desempenho das equipes e acelerar o crescimento da empresa é um dos grandes desafios dos gestores de serviços. Por meio da adoção de soluções como o Project Service Automation – PSA e de sua implementação correta, é possível facilitar o trabalho destes gestores na obtenção de resultados cada vez melhores.

No entanto, muitas empresas ainda não conhecem ou não sabem como implementar o PSA em seus negócios, ou até mesmo acreditam que esse é um recurso disponível para poucas empresas. Por isso, é interessante saber, na prática, como esse processo ocorre e quais são seus benefícios.

Explicamos agora, em detalhes, qual a importância de aliar tecnologia aos processos da empresa, como o Project Service Automation pode representar um diferencial competitivo e quais as principais funcionalidades desse tipo de ferramenta para seu negócio. Tenha uma ótima leitura!

Entenda a importância de aliar tecnologia aos processos da empresa

As empresas modernas contam com uma série de processos, tarefas e rotinas, que devem ser executadas de forma eficiente e de acordo com as demandas dos clientes internos (colaboradores, núcleos externos, equipes de trabalho) e externos (clientes, compradores, outras empresas), o que pode ser difícil caso a empresa não aposte no uso de tecnologia para otimizar seus processos.

A adoção de um software de Project Service Automation, neste cenário, representa um forte diferencial competitivo porque torna sua equipe capaz de oferecer produtos e serviços com maior agilidade, eficiência e com menores custos, de acordo com a estratégia de gestão de projetos adotada.

Conheça as principais funcionalidades de um software de Project Service Automation

Explicamos, agora, algumas das principais funcionalidades e como elas podem beneficiar os resultados obtidos pelo seu negócio com a adoção do Project Service Automation. Confira:

  1. Gestão de Leads: o processo de captação, alimentação, conversão e gestão de leads é um dos mais elaborados e complexos dentro do fluxo de tarefas de uma empresa. Por isso, ao adotar uma ferramenta que permita realizar a automação desses processos, a empresa se beneficiará pela agilidade e redução de erros na execução das tarefas, por um acompanhamento centralizado das informações e pela qualificação do lead desde sua captação até a venda;
  2. Monitoramento da jornada do cliente: outra funcionalidade importante de um PSA é a possibilidade de realizar o monitoramento da jornada do cliente, do momento do primeiro contato comercial, passando por toda a negociação, identificação de necessidades, proposta comercial e conversão em venda, por meio de um processo automatizado de desenvolvimento e entrega das demandas;
  3. Gestão do Projeto: um software de PSA reúne em uma única ferramenta funcionalidades para a efetiva e integrada gestão de projetos: planejamento, gestão e alocação de recursos, gestão de escopo, gerenciamento de cronograma, colaboração, timesheets, relatórios de despesas, reconhecimento de receita pelo cliente e faturamento;
  4. Análise estratégica de resultados: outro benefício bastante interessante da implementação do Project Service Automation nas empresas é a possibilidade de realizar a análise estratégica de resultados, de acordo com as métricas definidas pelo gestor, de forma fácil, clara e objetiva, permitindo compreender detalhes do negócio e obter dados para a tomada de decisão.

Saiba como o PSA integra os setores da empresa

Como dissemos anteriormente, essa ferramenta oferece uma série de benefícios na execução das tarefas, sendo especialmente interessante para garantir que os departamentos se comuniquem de forma clara e competente. Veja algumas das vantagens para a integração dos setores da empresa através do Project Service Automation:

  • melhor processo e planejamento de vendas;
  • melhor organização das informações dos projetos e compartilhamento mais eficiente de dados;
  • maior visibilidade da equipe, o que permite melhor alocação de recursos e acompanhamento de resultados, custos e prazos;
  • redução de custos por perda de prazos, atrasos e refações de tarefas.

Veja os principais diferenciais do Project Service Automation

Visando compreender se sua implementação é positiva, ou não, para o negócio e como ela irá impactar os processos da empresa, também é interessante entender quais são os principais diferenciais da adoção do Project Service Automation. Destacamos alguns abaixo:

  • maior agilidade nos processos internos e externos;
  • maior fluidez das tarefas e integração mais natural das etapas de desenvolvimento de um projeto multidisciplinar;
  • maior integração das equipes envolvidas nos projetos e de diferentes departamentos;
  • redução de custos pela diminuição do número de ferramentas necessárias, pela agilização dos processos e melhoria da produtividade, e também pela gestão mais eficiente de prazos e escopo;
  • melhor acompanhamento das etapas do projeto, desde sua prospecção, passando pela venda, pelo desenvolvimento e até a entrega.

Entenda se a sua empresa deve adotar o Project Service Automation

Por último, é interessante avaliar como sua empresa poderá se beneficiar com a adoção do Project Service Automation e quais serão os impactos dessa implementação para os negócios. Veja os pontos que você deve levar em consideração ao avaliar a implementação do PSA na empresa:

  • quais os processos que podem ser automatizados com o uso do PSA;
  • quais as demandas e necessidades da empresa deverão ser atendidas por meio do Project Service Automation;
  • quais departamentos devem estar envolvidos nos testes e na avaliação da ferramenta;
  • se é interessante e viável a implantação sem suporte ou se é preferível contar com o suporte especializado para esse processo.

Veja como a Smart Consulting ajuda na implementação do PSA

Como você pode concluir, adotar uma ferramenta de Project Service Automation é uma excelente estratégia para agilizar os processos, aumentar a eficiência da empresa reduzir custos e permitir uma gestão mais eficiente para os negócios.

Para isso, é fundamental compreender o papel do PSA nos processos da empresa e as características necessárias para sua adoção eficiente. Também é importante que sua empresa conte com o suporte especializado de uma consultoria para definir a utilização, implementação e treinamento do Project Service Automation, visando obter resultados positivos.

Com experiência na implementação e suporte do Dynamics 365 Project Operations, a Smart Consulting auxilia sua empresa a adotar esse tipo de recurso, contando com profissionais capacitados para esse processo e expertise da análise à entrega da implementação do PSA.

O que você achou dos benefícios de aliar tecnologia aos processos da empresa? Gostou de saber como o Project Service Automation pode representar um diferencial competitivo e de entender quais as principais funcionalidades desse tipo de ferramenta? Se você deseja implementar o PSA com sucesso em sua empresa, entre em contato conosco!