Na rotina de quem lida com projetos, é bastante comum que o gerenciamento do cronograma seja um elemento de destaque. No entanto, muitas vezes esse importante processo é deixado de lado ou não recebe a devida atenção, o que pode impactar negativamente no desenvolvimento do projeto.

A relação entre o gerenciamento do cronograma e a taxa de sucesso de um projeto é bastante clara. No entanto, devido às rotinas cada vez mais complexas e às múltiplas equipes atuando em um mesmo projeto, essa pode ser uma realidade distante.

Explicaremos, a seguir, a importância do bom gerenciamento do cronograma e o que deve ser feito para garanti-lo. Ótima leitura!

Entenda o que é gerenciamento de cronograma

Cronograma é a representação gráfica ou plástica das pretensões de um projeto, empreendimento, trabalho ao longo do tempo, destacando operações, objetivos, prazos e limites de cada etapa. Dicionário Google.

Quando falamos do gerenciamento de cronograma de um projeto, estamos falando de uma das principais responsabilidades do gerente de projetos. Esse documento importante é responsável por conduzir todo o trabalho realizado pelos membros da equipe, servindo também como base para a comunicação do progresso e os riscos envolvidos ao longo de seu desenvolvimento.

Essa ferramenta é imprescindível, pois, visa assegurar o compromisso com os objetivos estabelecidos, definindo o curso de ação mais apropriada em cada etapa do projeto e também auxiliando na identificação dos problemas que podem vir a ocorrer ao longo desses processos.

Veja a importância do bom gerenciamento de cronograma

Agora que relembramos o que é gerenciamento de cronograma, é interessante também compreender sua importância para o desenvolvimento do projeto como um todo, desde sua delimitação até a entrega. Listamos abaixo alguns dos benefícios diretos trazidos pelo gerenciamento eficiente do cronograma de um projeto. Confira!

Evita atrasos

Em um projeto de pequenas ou grandes proporções, os atrasos representam complicações para as próximas etapas, aumento de custos por conta de retrabalho ou de ações de emergência e até mesmo podem impactar negativamente a entrega e a percepção do cliente sobre o projeto.

Por isso, ao adotar o gerenciamento do cronograma e fazê-lo de forma eficiente e cuidadosa, é possível evitar atrasos, já que os prazos são definidos e acompanhados de forma inteligente, garantindo tempo hábil para sua execução.

Ajuda a gerenciar custos

Outro ponto importante no gerenciamento do cronograma é a possibilidade de gerenciar os custos do desenvolvimento do projeto. Ao acompanhar cada etapa, seu desenvolvimento e seus eventuais problemas, é possível gerenciar os custos de forma mais inteligente, garantindo melhor controle financeiro para o projeto como um todo.

Auxilia na gestão de todas as etapas do projeto

O gerenciamento do cronograma tem como função principal permitir que o gerente de projetos acompanhe cada uma das etapas de forma inteligente. Isso significa que, através do cronograma, é possível identificar quais etapas já foram executadas, quais são as próximas ações e também quais estão enfrentando algum tipo de problema ou atraso.

Isso permite a tomada de decisão de forma mais inteligente e ágil, garantindo que as ações adotadas surtam o efeito desejado, mesmo em situações onde o planejamento está atrasado ou passando por algum tipo de imprevisto.

Ajuda a alocar recursos de forma eficiente

Outra vantagem do gerenciamento do cronograma é a possibilidade de alocar recursos de forma eficiente ao longo do desenvolvimento do projeto. Isso não só permite que a distribuição dos recursos seja feita de forma planejada, mas também que o gerente tenha uma ampla visão de quais recursos estão superalocados e quais precisam ser remanejados, tomando decisões de modo a garantir maior equilíbrio.

Diminui retrabalhos e aumenta a eficiência

Por último, é válido destacar que o gerenciamento do cronograma permite identificar os principais problemas de forma prévia, garantindo mais agilidade. Com isso, se reduz a necessidade de retrabalho, aumentando a eficiência do projeto como um todo.

Saiba o que priorizar para a boa gestão do cronograma

Também é importante saber quais ações devem ser priorizadas para que seja possível realizar uma boa gestão do cronograma. Listamos abaixo alguns dos tópicos que devem ser levados em consideração para que o gerenciamento do cronograma seja feito de forma eficiente. Confira:

  • crie um escopo de atividades;
  • estipule prazos;
  • defina estimativas de duração;
  • acompanhe as tarefas do cronograma.

Conheça os cronogramas ágeis

Quando falamos em cronogramas ágeis, estamos falando de uma abordagem diferenciada no desenvolvimento do cronograma de desenvolvimento de um projeto. Ao contrário dos cronogramas tradicionais, os cronogramas ágeis prezam pela agilidade na execução, pela facilidade do acompanhamento de tarefas e pelo nível de liberdade na execução das tarefas. Entenda mais a respeito desse tipo de cronograma abaixo.

O que são cronogramas ágeis?

Cronogramas ágeis são marcados por ser uma ferramenta ágil de monitoramento e controle, com foco na performance e na produtividade, visando dar ao gerente de projetos uma visão macro de todas as entregas a serem executadas, enquanto as tarefas micro são gerenciadas pelos envolvidos nas entregas.

Como otimizam o gerenciamento de projetos?

Ao oferecer uma visão macro de todo o projeto e garantir que o gerente de projetos possa acompanhar cada etapa de forma simplificada, os cronogramas ágeis agilizam os processos e otimizam o gerenciamento de projetos.

Veja como o PMBOK aborda a gestão de cronogramas

O Guia PMBOK trata o gerenciamento do cronograma como uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos projetos, incluindo os processos necessários para gerenciar o término pontual de um projeto a ser desenvolvido.

Como é possível perceber, o gerenciamento do cronograma é fundamental para o desenvolvimento eficiente de um projeto. Além das diversas vantagens que apontamos acima, ele facilita a gestão de projetos e faz com que essa tarefa seja mais dinâmica.

Ter um cronograma atualizado e entender as prioridades e objetivos do projeto ajudam na resposta às mudanças que ocorrem ao longo do projeto. O cronograma do projeto não é imutável. Ele vai mudando ao longo do tempo e auxiliando a equipe a entregar o projeto considerando o que é mais importante para aquele momento. Por exemplo, o cronograma pode ser alterado para acomodar alguma necessidade importante descoberta ao longo do projeto, seja acomodando um escopo maior ou trocando atividades para manter custos e prazos.

Também é importante destacar que, ao adotar uma estratégia inteligente para realizar o gerenciamento do cronograma, a equipe e a empresa se beneficiam como um todo, seja pela agilidade dos processos, seja pela redução de custos e também pela menor incidência de retrabalho.

O que você achou de entender melhor o que é o gerenciamento do cronograma em um projeto, de saber qual a importância do bom gerenciamento, de aprender o que priorizar para a boa gestão e também de conhecer os cronogramas ágeis? Se gostou e deseja se manter informado, aproveite e assine gratuitamente nossa newsletter!