
Imagine que você é um detetive resolvendo um mistério. Em cada caso, você começa com algumas pistas. Não há laboratório para analisá-las. Você precisa juntar essas peças para criar uma história clara. Difícil, não é? Agora, pense que cada pista é um dado. Pode ser uma planilha, um banco de dados ou um sistema online. Sem um especialista ou uma ferramenta, transformar isso em informações úteis é lento e complicado. É aí que falamos sobre Power BI e Business Intelligence.
Os analistas de BI têm a missão de transformar dados brutos em insights. Eles usam ferramentas adequadas, como relatórios e programas de BI. Eles identificam tendências, analisam resultados e entendem como a empresa se sai em relação à concorrência.
É aqui que entra o Power BI. Essa ferramenta transforma dados desconexos em painéis visuais e interativos. Assim, as empresas não apenas armazenam informações, mas também resolvem problemas. Isso ajuda a guiar ações, otimizar processos e melhorar resultados estratégicos.
Então afinal, o que é Business Intelligence (BI)?

Business Intelligence é a capacidade das empresas de fazer a leitura de dados complexos e não estruturados, interpretá-los e transformar em estratégias claras e acionáveis. Imagine como um profissional de tradução, que converterá esses números e estatísticas em narrativas visuais e insights que ajudarão líderes nas suas decisões de negócio.
Por ser uma área que trabalhará com bastante sinais do mercado, comportamentos e tendências, o profissional de BI se conectará a diferentes áreas garantindo respostas rápidas e coordenação eficiente. As ferramentas de BI, como o Power BI por exemplo, facilitará essa leitura a partir do momento que os usuários podem acessar diferentes tipos de dados em um lugar e criar relatórios visuais e de fácil acesso.
Considere que você seja da equipe de Marketing de uma empresa, e que necessita trabalhar com todas as métricas e dados de diferentes redes sociais como o LinkedIn, YouTube, Instagram etc. Constantemente, existe a necessidade de você avaliar tendências, identificar picos de engajamento e impressões, analisar o crescimento da marca por meio orgânico ou pago e apresentar tudo isto de forma clara e fácil para outros times e a diretoria. Com o Power BI, a unificação destas fontes de dados e a criação de gráficos é feito em pouco tempo.
O que é Microsoft Power BI?
Parte do conjunto de ferramentas do Microsoft Power Platform, o Power BI é uma das plataformas de business intelligence (BI) mais conhecidas do mercado, lançado em 2015 pela Microsoft. Ele permite a coleta, integração, análise e visualização de dados capacitando empresas a criar relatórios interativos e dashboards dinâmicos, tornando mais fácil medir o desempenho e apoiar a tomada de decisões estratégias.
Por integrar múltiplas fontes de dados e simplificar análises complexas, o Power BI vem se tornando uma vantagem competitiva nas empresas que ao redor do mundo já somam mais de 153 mil empresas usuárias. No Brasil, apenas 2.9 mil empresas utilizam esta ferramenta.

Como que funciona o Power BI? Quais seus componentes?
Composto por uma suíte de ferramentas, o Power BI possui funcionalidades que abrangem todo o ciclo de análise de dados. Assim como outros aplicativos da Power Platform, a proposta do Power BI é facilitar seu uso para que qualquer usuário – especialista em programação ou não – possa utilizar. Por isso que sua categoria de aplicativo entra como low-code/no-code, ou seja, de baixo ou nenhum código em sua utilização.
Ele se destaca pela sua simplicidade, e que em poucos dias, pode ser aprendido – tudo isto por conta da sua interface, com comandos e criações simples, e com a ideia de “arrastar blocos”.
Suas principais ferramentas são:
Power BI Desktop
Ferramenta principal para criação de relatórios e dashboards, em computadores e notebooks.
Power BI Service
Plataforma online para publicação e compartilhamento de relatórios para outros usuários.
Power BI Mobile
Acesso a dashboards em dispositivos móveis, com a possibilidade de download em aparelhos Android e iOS.
Conectores de dados
Conecta-se a centenas de fontes, como bancos de dados, APIs, arquivos Excel e sistemas ERP.
Power Query
Transforma e modela dados de maneira intuitiva, importando dados de várias fontes como arquivos CSV, bancos de dados e sites.
Visualizações personalizadas
Gráficos interativos que tornam as informações fáceis de entender.
Quais as vantagens do Microsoft Power BI?

Além de ser considerado por mais de 10 consecutivos pela Gartner (empresa líder de avaliação de ferramentas no ramo de tecnologia), o software de análise de dados com melhor custo benefício, funcionalidades, integração e robustez, o Power BI apresenta algumas vantagens extras para uso:
Interface intuitiva
Para facilitar que qualquer usuário da companhia, do cargo mais baixo ao mais alto consiga utilizar, a interface dele tem a característica de ser bem clara e evidente.
Integração com o outros aplicativos Microsoft
Lembra que falamos que o Power BI faz parte do ecossistema da Power Platform? Então, por estar lá, ele facilita a integração com outros aplicativos da Microsoft como o Excel, Teams, Sharepoint e Azure.
Escalabilidade
Por ter um ótimo custo benefício, empresas de diferentes tamanhos (pequenas, médias, grandes e corporações) pode, aderir ao Power BI. Os planos oferecem recursos avançados a preços acessíveis e planos ajustáveis a suas necessidades.
Comunicação eficiente
A comunicação aqui é direcionador do Power BI – relatórios podem ser compartilhados com segurança em toda a organização, e ainda assim, mantendo toda a clareza.
E para quem indicamos o Power BI?
Assim como qualquer outro aplicativo da Microsoft, não existe restrições em seu uso, aqui na Smart indicamos para profissionais e empresas que precisam analisar grandes volumes de dados de forma visual e simplificada, e desejam fazer como a Eletrobras e outras grandes empresas: Tomar decisões baseadas em insights precisos e ciência de dados.
Claro, que junto com isto, para todas aquelas empresas que buscam integrar diferentes fontes de dados em uma ferramenta acessível que reduza dores de cabeça e permite se concentrar em problemas maiores.
Diversos setores utilizam já o Power BI, como setores financeiros para relatórios de desempenho, previsão de receitas e análise de custos ou até mesmo manufaturas para controle de produção, análise de qualidade e cadeira de suprimentos.
Qual a principal diferença entre o Microsoft Fabric e o Microsoft Power BI?
Quando conversamos com alguns de nossos clientes, está dúvida se torna bastante comum, e a diferença está em como você quer trabalhar seus dados e a carga que você irá subir.
O que acontece é: O Microsoft Fabric é uma plataforma de análise de dados de ponta a ponta, a sua principal função é unificar dados de diferentes fontes, prepará-los, armazená-los e disponibilizá-los para análise. Ele é mais abrangente e cobre todo o clico de dados – desde ingestão e transformação até análise e machine learning. Explicamos com mais detalhe o que ele é aqui.
Já o Power BI é focado na análise e visualização destes dados. A sua principal função como ferramenta, é trabalhar principalmente com os dados que já foram consolidados, transformados e preparados., Muitas vezes, inclusive pelo Microsoft Fabric. Seu papel aqui é apresentar essas informações em relatórios e dashboards interativos.
Ou seja, enquanto o Fabric é ideal para empresas que precisam consolidar grandes bases de dados em um único ambiente, que terá vários tipos de uso como análise avançada, modelagem de dados e até aplicações com IA, o Power BI é voltado para o usuário final que consome e apresenta insights destes dados de maneira visual.
O papel da consultoria na implementação do Power BI
Embora o Power BI seja intuitivo e fácil de utilizar, a consultoria se torna um braço direito na implementação dele na sua empresa. Ao instalar o aplicativo, muitas empresas acabam afetando e impactando a performance por não trabalharem a forma correta as bases de dados que são muito grandes.
Além disso, o papel da consultoria de implementação auxiliará alguns usuários que precisam de treinamento para dominar recursos avançados ou, em casos de análises muito específicas, ter o conhecimento necessário em DAX (Data Analysis Expressions) ou Power Query.
Na Smart Consulting, queremos garantir que todos os usuários sigam práticas adequadas de modelagem e compartilhamento. Contate um especialista caso esteja interessado em contratar o Power BI para sua organização.
Obrigada por ler até aqui, nos vemos na próxima!