A gestão de projetos está presente nos mais variados setores e nos mais diversos tipos de empresas, sendo peça fundamental em pequenos, médios e grandes negócios. Por isso, é interessante que a tomada de decisões seja feita de acordo com as melhores práticas, portanto, é fundamental entender o que é PMI e sua importância.

Muitos profissionais que atuam na área de gestão de projetos conhecem ou já ouviram falar do PMI, mas existem diversas dúvidas a respeito do que é, o que ele faz e também quanto às certificações que oferece, como a PMP.

Por isso, explicaremos, em detalhes, o PMI, qual a sua importância para o gerenciamento de projetos e quais as certificações conferidas por ele, e apresentaremos o que é o famoso PMBOK e o seu papel. Confira o conteúdo abaixo e tenha uma ótima leitura!

Entenda o que é PMI

O Project Management Institute, também conhecido pela sigla PMI, é uma instituição internacional sem fins lucrativos que visa auxiliar o desenvolvimento de profissionais de gestão de projetos em todo o mundo, contando com mais de 500.000 membros filiados, sendo mais de 10.000 filiados somente no Brasil.

O PMI funciona como uma instituição de suporte, atualização e formação de gestores de projeto, tendo sua sede em Newtown Square, na Filadélfia, no Estado da Pensilvânia (EUA). A ideia principal da instituição é levar as melhores práticas de gerenciamento de projetos aos profissionais que atuam na área ao redor do mundo.

Ela também tem como objetivo reunir esses profissionais para que possam trocar experiências e conhecimentos, identificar boas práticas e agregar ideias, metodologias e estratégias de gerenciamento de projetos, atuando também na construção da ética profissional e na certificação dos especialistas que atuam na área.

Veja qual a importância do PMI para o gerenciamento de projetos

Por seu papel na qualificação, desenvolvimento e capacitação dos profissionais de gestão de projetos, o PMI é fundamental para o gerenciamento de projetos eficiente, já que é responsável por acompanhar, identificar e compartilhar as melhores práticas para essa área de atuação profissional.

Explicamos abaixo alguns dos benefícios que estão diretamente ligados ao PMI e como ele pode impactar os resultados da empresa, garantindo mais eficiência, reduzindo custos e atuando diretamente na satisfação do cliente. Veja os detalhes abaixo:

  • padronização de informações;
  • gestão de custos mais eficiente;
  • entregas qualificadas;
  • melhor gerenciamento de recursos;
  • aumento do controle e monitoramento de projetos;
  • definição de fluxos mais eficientes;
  • aumento da satisfação do cliente.

Saiba quais são as certificações conferidas pelo PMI

Agora que você já conheceu alguns dos principais benefícios que o PMI pode trazer para o gerenciamento de projetos e como a empresa e os profissionais podem se beneficiar dos conhecimentos, métodos e estratégias do instituto, é interessante conhecer os detalhes das certificações oferecidas por ele. Explicamos rapidamente cada uma delas e as principais áreas de atuação dos profissionais certificados. Confira!

Certificação PMP (Profissional de Gerenciamento de Projetos)

A certificação mais conhecida e famosa do PMI, o certificado PMP é o mais reconhecido do mundo quando falamos de gerenciamento de projetos. Ele é recomendado para os profissionais que atuam na liderança de equipes e já possuem experiência.

Certificação CAPM (Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos)

O certificado CAPM é a certificação do PMI mais adequada para aqueles que estão começando na gestão de projetos ou que desejam refinar e aprimorar suas habilidades de gestão. Ela está se tornando cada vez mais reconhecida pelo mercado, assim como a certificação PMP.

Certificado PMI-SP (Profissional em Gerenciamento de Cronograma)

Esse certificado é voltado aos profissionais que desejam se especializar na elaboração e gestão de cronogramas durante a execução dos projetos.

Certificação PMI-RMP (Profissional em Gerenciamento de Riscos)

Já a certificação PMI-RMP é voltada aos profissionais que desejam desenvolver a capacidade de identificar, avaliar e compreender os riscos de um projeto, facilitando também a percepção de novas oportunidades.

Certificação PgMP (Profissional de Gerenciamento de Programas)

Essa certificação tem como foco aprimorar as habilidades de gerenciamento de diversos projetos de alta complexidade de forma simultânea, auxiliando diretamente na performance do time e da empresa como um todo.

Certificação PfMP (Profissional de Gerenciamento de Portfólio)

Certificação voltada a capacitar o gestor de projetos a criar, administrar e alinhar portfólios de acordo com as necessidades e realidades de cada empresa.

Certificação PMI-ACP (Profissional Certificado em Métodos Ágeis)

Essa certificação do PMI é voltada aos profissionais que buscam se especializar na utilização de metodologias ágeis de gestão, de acordo com os princípios do instituto.

Certificação PMI-PBA (Profissional em Análise de Negócios)

Por último, a certificação PMI-PBA é voltada aos profissionais que desejam atuar na análise de negócios, auxiliando na gestão com enfoque empreendedor.

Veja o papel do PMI além das certificações

Como é possível concluir, o papel do PMI no gerenciamento de projetos é imenso e representa um forte aliado no desenvolvimento eficiente e nas boas práticas, já que oferece os meios para que os profissionais possam atuar de forma inteligente e com resultados melhores.

Além disso, as certificações oferecidas pelo PMI, como a famosa certificação de Project Management Professional (PMP), são marcos da dedicação e experiência do profissional que atua no gerenciamento de projetos e garantem que ele possua conhecimento das melhores estratégias para realizar essa tarefa nas empresas.

Por meio de seus conteúdos, como o PMBOK (Project Management Body of Knowledge ou Corpo de Conhecimento em Gestão de Projetos), considerado o principal material de referência no segmento, o PMI desenvolve, capacita e potencializa os profissionais de gerenciamento de projetos por meio de conhecimento técnico especializado.

Além de servir como base de conhecimento para o estudo preparatório para as certificações, o PMBOK também é uma excelente ferramenta para os gestores de projeto que desejam se atualizar a respeito das metodologias e práticas utilizadas e desenvolvidas pelo PMI.

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