Dados movem o mundo. Desde os primórdios da matemática, a humanidade busca maneiras de coletar, organizar e interpretar informações para tomar decisões mais assertivas. No ambiente corporativo não é diferente, e na verdade, se torna bem mais crítico. Todos os dias, empresas lidam com volumes massivos de dados, vindos de diferentes fontes e formatos, criando desafios para análise, integração e visualização.

Um cenário como esse, exige ferramentas que são capazes de transformar a complexidade em clareza. Em 2023, a Microsoft lança o Microsoft Fabric. Esta é uma plataforma que simplifica a gestão de dados. Ela foi projetada para padronizar processos e interfaces. O objetivo é oferecer uma experiência mais integrada.

Neste artigo, vamos explicar de forma clara o que é essa ferramenta. Vamos mostrar quais recursos ela tem e suas possibilidades. Também vamos apresentar um caso de sucesso de uma aplicação real feita pelos nossos consultores.

Boa leitura!

O que é o Microsoft Fabric?

O Fabric é uma plataforma da Microsoft para integração e automação digital. Ele conecta sistemas e aplicações dentro de uma empresa.

Usando o modelo de Software as a Service, ou SaaS, é possível armazenar dados com pipelines. Também é possível fazer análises em tempo real. Além disso, pode-se implantar soluções de inteligência artificial, dependendo da demanda e da complexidade.

Como funciona o Microsoft Fabric?

A base do Fabric está em três pilares: Engenharia, análise e ciência de dados. Ele funciona como uma “teia” inteligente. Isso facilita a comunicação entre plataformas. Assim, os dados fluem de forma eficiente e segura. O principal objetivo é eliminar gargalos. Também busca centralizar operações. Dessa forma, os especialistas têm uma experiência digital unificada. A plataforma é flexível e adaptável. Ela atende a necessidades específicas.

Para facilitar: Imagine que sua empresa tem um sistema de vendas, um estoque e um departamento de logística que não “conversam” entre si. Sempre que alguém faz uma venda, uma pessoa precisa verificar manualmente o estoque, atualizar as informações no sistema de logística e avisar o cliente sobre a entrega.

Além de demorado, o ciclo se torna mais propenso a erros e com mais chances de por exemplo, vender algo que não estava disponível ou atrasar um envio. Mas como o Microsoft Fabric funciona como uma “teia” inteligente, e com várias interligações, este processo se torna automático:

Neste caso, a Fabric eliminaria as tarefas manuais, evitando erros e garantindo que tudo flua de forma mais rápida e bem mais eficiente. Os resultados seriam vistos na economia de tempo e a melhora da experiência do cliente.

Para evitar que os dados sejam duplicados, perdidos ou danificados, a Microsoft criou o OneLake. Ele é um local de armazenamento do Microsoft Fabric. O OneLake funciona como o OneDrive. Quando todos os aplicativos estão sincronizados com o OneDrive, todas as cargas de trabalho do Fabric se conectam ao OneLake.

Quais as funções do Microsoft Fabric? O que é possível usar nele?

Para facilitar a usabilidade para o especialista de dados, a Fabric possui diferentes funcionalidades para diferentes contextos empresariais, sendo:

Middleware Integrador

Conecta diferentes sistemas e bancos de dados, permitindo que eles conversem entre si.

Data Factory

Ferramenta que te auxilia a mover e transformar dados entre diferentes fontes e destinos, facilitando e permitindo a unificação.

Data Engineering

Voltada para coletar, armazenar, processar e analisar grandes volumes de dados (utilizada para dados mais complexos).

Data Warehouse

Ferramenta para armazenamento de dados centralizados.

Power BI

Integração com Microsoft Power BI, transforma dados em relatórios interativos e visualmente atraentes.

Data Science (Análise de dados em tempo real)

Permite o aproveitamento de inteligência artificial para enriquecimento de dados e insights

Além disso, são encontradas ações como gestão de APIs para criação e monitoramento facilitando integrações externas e internas, automação de fluxos para processos repetitivos e integrações manuais e também escalabilidade modular que permite que a solução cresça junto com as demandas da empresa.

Quais as vantagens do Microsoft Fabric?

Sendo um produto relativamente novo, e quando comparado a outros produtos da mesma categoria, a Fabric se torna uma boa opção porque permite a integração e enriquecimento de dados da empresa em um lugar só possibilitando ideias e tomadas de decisão baseadas em dados.

Dentro de duas vantagens, ele se destaca pela:

Eficiência e integração total com a Microsoft

Diminui significativamente o tempo e os gastos relacionados à integração, possibilitando um fluxo contínuo de dados e permitindo que os usuários tirem pleno proveito de toda a tecnologia da Microsoft. A conexão com o ecossistema Microsoft facilita a execução de processos e reduz os problemas na atualização de informações mais recentes.

Segurança de dados

A Fabric utiliza o Azure para preservação de dados, utilizando padrões de segurança robusto, a barreira protege informações sensíveis, garantindo a privacidade dos dados e o cumprimento dos requisitos regulatórios.

Customização e experiência simplificada

A customização de dados do Microsoft Fabric é conhecida por dois fatores: Permitir configurações personalizadas para construção de interfaces de visualização, e documentação para que equipes possam operar e gerenciar a solução sem expertise técnica. 

Além disso, é possível encontrar uma simplicidade de configuração a manutenção destes dados, uma interface unificada que colabora na simplicidade e produtividade e a possibilidade de consumo e a tratamento de uma grande massa de dados.

Para quem é indicado o Microsoft Fabric?

Em geral, a Fabric não tem restrições, mas na Smart indicamos para empresas que buscam soluções escaláveis e adaptáveis, precisam integrar múltiplos sistemas legados, possuem muitos dados e desejam consolidar eles em uma única plataforma ou precisam de relatórios dinâmicos e análises rápidas.

Quando trazemos para setores e segmentos em específico, o leque de possibilidades se estende ainda mais:

No varejo/e-commerce, empresas podem controlar as vendas ou gestão de estoque;

Na área da saúde, trazemos a integração de dados e a automação de fluxos de pacientes;

Para o setor financeiro, a centralização de operações e análise de riscos e previsões;

Em manufatura, a otimização de cadeia de suprimentos e produção;

E por fim, em marketing, a análise de campanhas e outras métricas.

Então, porque contratar o Microsoft Fabric?

Além de representar um marco significativo para a Microsoft no campo de análise de dados, ao oferecer uma abordagem SaaS para acessar e utilizar serviços de ciência de dados, ela capacita organizações a extrair o máximo potencial de suas bases.

Conforme a plataforma evolui, a Microsoft aprimora seus recursos, incorpora e expande integração e solidifica mais sua posição como principal player no espaço de análise de dados – possibilitando que cada vez mais empresas ao redor do mundo melhorem seus processos e reduzam tempo em tarefas sem propósito.

Especialistas em transformação digital

Para garantir uma implementação que faça sentido para sua empresa, indicamos sempre a contratação de profissionais com experiência em projetos de grande complexidade, e que saibam lidar com dados sem vazamentos.

Sem uma consultoria, empresas com infraestruturas obsoletas frequentemente enfrentam dificuldades na transição para ferramentas mais modernas, e que embora seja intuitiva, algumas equipes precisam de um treinamento inicial para explorar todos o potencial da solução.

Com a Smart Consulting, tornamos com que todo projeto seja idealizado junto com o cliente e que seus times saiam com a ferramenta como um braço direito no cotidiano deles.

Obrigada por ler até aqui, nos vemos no próximo!