O KPI é a ferramenta mais indicada para entender o andamento do seu negócio. Com ela, é possível medir o sucesso de uma empresa e avaliar corretamente as estratégias de marketing.

No entanto, existem diversas categorias de KPIs, separadas de acordo com o que será avaliado. E entender cada categoria e como usá-los é fundamental para o sucesso de uma marca.

Dentro dessas categorias existem as KPIs de SEO, assunto deste artigo. 

Por isso, ao longo deste material, além de entender melhor sobre elas, você irá compreender o conceito de KPIs, a sua importância e os principais indicadores. Confira abaixo.

O que são KPIs?

Também chamados de Indicadores Chave de Desempenho, do original Key Performance Indicators, um KPI é um dado responsável por indicar a trajetória de uma empresa, organização, marca ou site.

A partir dos valores apresentados pelos KPIs, é possível mensurar e entender o nível de desempenho que se encontra uma empresa. 

Com os KPIs, a visualização das etapas para conseguir chegar em um objetivo são facilmente interpretadas.

Cada tipo de KPI envolve um valor específico que irá indicar a ação necessária para corrigir um problema ou configurar os processos para uma estratégia de marketing.

Exatamente por isso existem diversos KPIs sendo inovados ou criados por tecnologias específicas para auxiliar nessas interpretações e melhorias. 

O mais importante é entender quais métricas devem ser usadas pela sua empresa, e quais pontos serão avaliados, considerando as necessidades e objetivos do negócio.

Para isso, é possível separá-los em três grupos principais: índices, metas e tolerância. 

Há ainda a separação entre métricas gerais e específicas.

Qual a importância de definir KPIs nas suas estratégias de SEO? 

Em uma estratégia de SEO, ou seja, de Otimização para Mecanismos de Pesquisa, o KPI pode ser usado de diversas formas e com funções essenciais para acompanhar a evolução de uma página e sua qualificação.

Um exemplo é poder entender como exatamente a porcentagem de bounce rate – o abandono de página – afetou a campanha do mês ou o desenvolvimento de uma página importante para o objetivo.

Assim, pode ser considerada uma das ferramentas de SEO mais importantes de serem usadas dentro de uma estratégia

Afinal, sem clareza nas métricas e KPIs, você tende a navegar no escuro, sem compreender para onde os acessos do seu público estão te levando.

Já quando há a demonstração de resultados em determinado período de tempo, o KPI surge como um importante recurso para traduzir, de forma sempre alinhada com os objetivos da campanha, a análise e os benefícios da trajetória do site, marca ou companhia, direcionando as próximas ações com mais clareza – visando um resultado.

Conheça os principais indicadores e como definir os principais

A definição de qual KPI de SEO usar em sua empresa deve corresponder com a realidade que ela se encontra frente ao mercado e a relação dos números do blog que tenham impacto real na empresa. São exemplos o número de leads, vendas ou custos de aquisição.

Levando isso em conta, separamos 4 principais indicadores que podem ser usados em sua estratégia de SEO, são eles:

  • KPI de geração de leads;
  • KPI de visitantes únicos;
  • KPI de link building;
  • KPI de taxa de rejeição.

Abaixo, cada um dos itens acima será explicado para que você possa entender se faz sentido com a realidade e objetivo da sua estratégia de SEO.

KPI de geração de leads

Todo empreendedor e gestor de site sonha com um bom número de leads. Para isso, CTAs eficientes devem ser desenvolvidos, convites para acessar uma newsletter ou preencher um formulário.

Entre os números que responderão sobre o estado dos leads, temos: quantos visitantes se tornaram leads, novas assinaturas da newsletter ou, no geral, total de leads gerados pelo seu blog. Esses três pontos ajudarão a entender quão bem seus processos de geração de leads estão.

KPI de visitantes únicos

A definição é simples: quantos usuários únicos chegaram até o seu site? Essa resposta dirá o quão boas são suas páginas para atrair diferentes possíveis clientes.

É possível ainda calcular a média das sessões, por meio do cruzamento entre os visitantes únicos e as sessões orgânicas, identificando o que pode ser melhorado e os conteúdos mais atraentes, por exemplo.

KPI de backlinks

Existem dois tipos de KPI de backlinks: conquistados e de sites de autoridade. 

O primeiro diz respeito ao número de linkagem externa que o site alcançou em uma marca de tempo.

Enquanto outro consegue dizer a qualidade do link building. 

Há ainda mais um KPI relacionado aos links, que resulta na medição da diversidade dos domínios que estão linkando para o seu site.

KPI de taxa de rejeição

A taxa de rejeição já mencionada, mas ainda assim, merece um destaque.

A taxa de rejeição contabiliza quantas pessoas acessaram o seu site e não navegaram nele, seja por desistência ou inatividade. 

Assim, é possível identificar se páginas de conversão estão funcionando ou se há um alto volume de tráfego sendo perdido, corrigindo as estratégias e configurações das páginas.

Comece já a usar KPIs de SEO!

Depois de entender do que se trata um KPI e a sua importância na estratégia de SEO, você já pode começar a usá-los dentro do seu site e perceber a diferença nos resultados. Comece a aplicá-los e boa sorte!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.