Grandes consultorias de pesquisa como a Forrester e a Nucleus Research reconhecem o Microsoft Dynamics 365 como solução líder, mas você sabe o que é Dynamics 365 de verdade? Uns dizem que é uma solução de automação de vendas, outros dizem que é um ERP.

Então, o que é o Dynamics 365 de fato? Continue a leitura e descubra!

O que é Dynamics 365?

O Dynamics 365 é uma plataforma que reúne diversas ferramentas personalizáveis de automação de processos para empresas, que integra dados, pessoas, departamentos, softwares e empresas em um único sistema, podendo ser na nuvem ou local.

Isso quer dizer que o Microsoft Dynamics pode ser utilizado e adaptado aos mais variados tipos de negócios, processos e necessidades empresariais. Ou seja, é um software completo e customizável.

As principais ferramentas de trabalho são:

  • Software CRM
  • Sistema ERP
  • Sistema de Automação de Marketing
  • Software para Gestão de Projetos
  • Software para Atendimento ao Cliente
  • Sistema para Supply Chaim
  • Sistema de Gestão Financeira

Aos poucos, sua empresa poderá implementar outros módulos que satisfaçam as novas necessidades prementes. E assim, ao final, poderá ter um sistema de gestão completo (CRM + ERP…).

No post Microsoft Dynamics: descubra como tudo começou e sua evolução contamos um pouco sobre como o Dynamics foi ganhando forma e se tornou uma plataforma completa. Não deixe de ler para entender o cenário.

8 Benefícios chave para quem usa

  1. Armazenamento de dados em nuvem (quando cloud)
  2. Maior transparência na comunicação
  3. Maior agilidade nos processos, na troca de informações e no compartilhamento de documentos
  4. Mais segurança na gestão de informações sigilosas, e na gestão de entregas e de faturamento
  5. Capacidade de acesso múltiplo a dados importantes
  6. Maior eficiência no desenvolvimento de projetos multidisciplinares ou com várias equipes
  7. Mais eficiência na gestão do relacionamento com o cliente
  8. Possibilidade de comunicação omnichannel

Para que serve o Dynamics 365?

É difícil falar sobre o que é Dynamics 365 sem falar para o que ele ser. Basicamente, o MS Dynamics 365 trabalha com governança corporativa para potencializar as forças das empresas e melhorar os pontos fracos da gestão e execução dos processos.

Logo, o Dyn365 é uma solução que serve tanto para a gestão de relacionamentos com clientes (CRM), quanto para facilitar a gestão de recursos e integrar toda a empresa (ERP), fornecendo insights preditivos e orientados por IA.

Como funciona o Dynamics 365?

Por vezes, as empresa não possuem um capital suficiente para implementar um sistema completo, que atenda e integre todas as áreas. Pensando nisso, o Dynamics pode ser comprado por módulos.

HORIZONTAL Infográfico como funciona o Dynamics 365 na prática

Com a ajuda de uma consultoria, como a Smart :), a alta gestão da empresa deverá avaliar o cenário, e identificar os processos mais críticos e que trarão maior impacto nos resultados almejados pela empresa. Aqui na Smart utiliamos o framework do Catalyst para essa fase.

Quais são os módulos do Dynamics 365?

Também conhecidos como ‘Hub’ cada ferramenta do Microsoft Dynamics é um módulo com recursos e funcionalidades específicas, atendendo necessidades para diferentes departamentos das empresas (vendas, marketing, financeiro, suporte técnico, etc).

Confira a relação e navegue pelos links para conhecer detalhes de cada solução:

Quanto custam os módulos?

O Dynamics funciona por licenciamento de usuários, exceto o módulo de marketing que é por consumo. A Microsoft divulga os valores de cada módulo, conforme a área de negócios que a empresa precisa atuar e automatizar.

Algumas dicas e informações para você ficar ligado sobre o preço do Dynamics 365:

  • Há valores diferentes para quem já tem um módulo e vai comprar licenças para outro.​ Exceto Customer Insights.
  • Podem exisitir para o mesmo módulo até três tipos de licença: Professional, Enterprise e Premium. O que muda são os recursos, por exemplo: no módulo de Sales a licença professional não conta com o Viva Sales.
  • O módulo de marketing já contempla o Customer Voice.
  • Clientes que possuem D365 já tem as aplicações da Power Platform. Contudo, quem tem Power Platform não tem Dynamics.
  • Parceiros Microsoft, que prestam consultorias, conseguem negociações especiais nas compras das licenças. Nos procure para saber mais!​

Como aprender e trabalhar com Dynamics?

Lembre-se, é preciso garantir que seus colaboradores saibam usar as ferramentas de trabalho. Afinal, você não quer investir em licenças para as pessoas não utilizarem o sistema, não é?!

Vale ressaltar, que empresas com uma gestão de talentos forte, sabe muito bem o impacto que causa na experiência do colaborador não ter as ferramentas certas para desempenhar suas funções, ou simplesmente não saber opera-las. Logo, recomendamos que você fique atento a isso!

Para quem quiser se certificar em Dynamics, há algumas trilhas:

Certificação Dynamics 365

Recomendamos começar a capacitação da equipe no Microsoft Learning. Outra possibilidade, é contratar uma consultoria que realize treinamentos focados nos recursos e processos de sua empresa, como a gente. Que além disso, oferece aulas e workshops gratuitos em seu Canal do YouTube e mídias sociais. Confira!

Ah! Inscreva-se também na nossa newsletter para ficar por dentro desses eventos gratuitos de capacitação em Dynamics 365. Todo mês rola algum ‘Event in a Day‘ ministrado pelo time de especialistas da Smart. Fique ligado!