Você não consegue entender o perfil de seus clientes e suas ações de marketing não são efetivas? Um Customer Data Platform pode ser a solução. Entenda!

A transformação digital aumentou a quantidade de canais de interação com os clientes e consequentemente, a quantidade de dados gerados também aumentou… exponencialmente, aumentando a complexidade! 

Como lidar com tantos dados, de origens diversas e trabalhar de uma forma integrada? Como tornar as ações e resultados assertivos e eficientes? 

A resposta é criar uma base única de informações e relacionamento com clientes e neste sentido, utilizar um Customer Data Platform (CDP), plataforma de dados de clientes, pode simplificar muito o processo. 

O que é Customer Data Platform? 

Uma Customer Data Platform (CDP), traduzido como Plataforma de Dados do Cliente, é uma solução tecnológica que permite às empresas coletar, gerenciar e unificar dados de clientes de várias fontes em um único perfil abrangente. Ela oferece uma visão 360 graus dos clientes, reunindo dados de diferentes canais e interações, como compras, interações nas redes sociais, navegação em sites, atendimento ao cliente e muito mais.

A função principal de uma CDP é coletar dados de várias fontes, como sistemas de CRM, bancos de dados de marketing, plataformas de comércio eletrônico, redes sociais e outras fontes de dados online e offline. Em seguida, ela integra e unifica esses dados para criar perfis individuais de clientes, permitindo que as empresas obtenham uma compreensão mais profunda de seus clientes e personalizem suas interações com eles.

Uma CDP pode armazenar uma variedade de dados de clientes, como informações demográficas, histórico de compras, preferências, comportamentos de navegação, interações nas redes sociais, dados de localização e muito mais. Ela usa técnicas de coleta de dados, como cookies, tags e integrações API, para reunir informações de várias fontes em tempo real ou quase em tempo real.

Além de unificar os dados do cliente, uma CDP também oferece recursos de análise e segmentação avançados. Isso permite que as empresas realizem análises detalhadas dos dados do cliente e segmentem seus clientes com base em características comuns, comportamentos e preferências. Essa segmentação pode ser usada para personalizar campanhas de marketing, criar ofertas direcionadas, melhorar o atendimento ao cliente e fornecer experiências personalizadas em diferentes canais.

Uma CDP também pode integrar-se a outras ferramentas e sistemas, como sistemas de automação de marketing, sistemas de CRM, ferramentas de personalização de sites, plataformas de publicidade e muito mais. Isso permite que as empresas usem os dados do cliente coletados pela CDP em diferentes pontos de contato e canais, para fornecer uma experiência contínua e consistente em toda a jornada do cliente.

Bando de dados ou banco de dados? 

Antes de entender os benefícios que um Customer Data Platform / Plataforma de Dados dos Clientes pode trazer para a sua empresa, é necessário compreender como os dados dos seus clientes, quando desconexos, tornam as ações da sua empresa menos eficientes.   

Atualmente, na maioria das empresas, os diversos setores utilizam soluções não integradas. Além disso, os dados, na grande maioria das vezes, ficam simplesmente armazenados, não são interpretados e não há uma ação correspondente.  

Desta forma, o CDP resolve o problema da desconexão dos dados de um mesmo cliente, que normalmente estão em sistemas que não estão integrados.  

O CDP interage com outros sistemas e cria uma nova base de dados única e acessível, que simplifica o armazenamento, manutenção, análise e controle dos dados dos seus clientes.  

Como resultado, leva a um conhecimento mais preciso sobre quem são os seus clientes e quais são os seus comportamentos. Ao centralizar todos os dados em uma plataforma única, é possível ter uma visão 360 graus do cliente – de todos os pontos de contato com ele, seja via call center, app, redes sociais ou loja física, entre outros. 

Desta forma, é possível:

  • concentrar dados de várias fontes;
  • combiná-los entre si;
  • visualizar o perfil único do cliente;
  • obter insights e recomendações preditivas aplicando modelos de Machine Learning e Inteligência Artificial.

Estas recomendações tornam as ações cada vez mais assertivas, personalizadas e no momento certo. Essas ações podem ter várias finalidades, ações de marketing digital, de vendas ou de relacionamento com a marca, entre outras.  

Quais os benefícios de utilizar um Customer Data Platform? 

Centralizar os dados de clientes 

Um dos principais benefícios de um CDP é coleta de diferentes dados (on-line / off-line) de fontes e estruturas variadas, para que sejam convertidos em um formato padrão.

Na jornada do cliente com a empresa, a todo o momento captamos seus dados – seja por meio de uma pesquisa de satisfação, compras via e-commerce, atendimento via SAC, entre outros.  

Basicamente, esses dados podem ser classificados da seguinte forma:  

  • Demográficos: são os dados referentes ao gênero, idade, aniversário, segmentação, raça, educação, renda e localização.  
  • Transacionais: pagamentos, compras, trocas, reservas, chatbots, NPS e SAC, entre outros.  
  • Comportamentais: provenientes de contato via internet – navegação em sites, interação em redes sociais, apps, retornos de e-mail mkt, métricas de marketing digital 

As empresas têm esses dados, o grande problema é que eles normalmente estão separados, o que dificulta a compreensão sobre quem é o seu cliente – quais são as suas ações e desejos.  

Como consequência, as decisões e ações são baseadas em um entendimento parcial, o que minimiza a eficiência nos resultados das ações, tanto com os clientes antigos, quanto novos.  

Com o CDP, todos os dados da jornada dos seus clientes com a sua empresa estão integrados e atuam de uma forma conjunta, para que a sua empresa tenha uma visão holística que quem eles são e possa, dessa forma, potencializar as suas ações.  

Assertividade na experiência do cliente 

A cada dia, a concorrência nos mercados aumenta e os clientes podem obter informações sobre os produtos que procuram com mais facilidade. O sucesso com a experiência do cliente se tornou uma questão fundamental, pois as empresas precisam ser mais ágeis e precisas nas suas ações.  

E como proporcionar uma experiência personalizada? Sem conhecê-los – o que eles querem e precisam, isso não é possível!  

Por concentrar as informações de diversos setores, no momento da análise, cada setor certamente terá mais dados a serem analisados, o que proporcionará uma visão e ação mais ampla e personalizada em relação a cada cliente. 

Com as informações centralizadas e o perfil do cliente mais definido, devido à integração dos dados provenientes de diversas origens, a assertividade das ações aumenta consideravelmente.  

Quanto maior a precisão da análise, mais produtivas serão as ações e os resultados, melhores.  

Conhecendo melhor o perfil dos seus clientes, as empresas e seus setores poderão ter

ações mais precisas, seja na produção de um conteúdo exclusivos em uma campanha de marketing digital, no atendimento ao cliente via chatbot ou promoções de vendas, entre outras.  

Menor custo de desenvolvimento e manutenção 

Um CDP simplifica muito a administração da base de dados de clientes. Ele oferece ferramentas visuais, que eliminam ou diminuem muito a necessidade de codificação (conceito low-code / no-code). 

Se antigamente eram necessários administradores de bancos de dados (DBA’s) experientes para construir um repositório único, hoje isto pode ser feito até pela área de negócios. 

Plataformas de CDP

Existem várias plataformas de Customer Data Platform (CDP) disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e recursos. Aqui na Smart trabalhamos com Microsoft Dynamics 365 Customer Insights – Data.

O Microsoft Dynamics 365 Customer Insights – Data é uma solução de CDP que ajuda as empresas a unificar dados do cliente de várias fontes, como sistemas de CRM, sistemas de comércio eletrônico e bancos de dados de marketing. Ele oferece recursos avançados de análise e segmentação para criar experiências personalizadas.

Contudo, existem outras plataformas de CDP disponíveis no mercado atualmente. Cada uma delas tem suas próprias vantagens, recursos e integrações, portanto, é importante avaliar as necessidades da sua empresa e comparar as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.

Conclusão

Customer Data Platform = muitos benefícios para sua empresa 

A quantidade de dados e sistemas existentes cresce a cada dia. Criar uma base de dados de clientes é fundamental para proporcionar uma melhor experiência para clientes e obter melhores resultados. E utilizar um software de CDP ajuda muito neste processo.   

Em resumo, os principais benefícios são: 

  • Eficiência, ao concentrar todos os dados de seus clientes em uma plataforma única; 
  • Visão 360o do cliente utilizada de diversas formas e por diversos setores; 
  • Agilidade e flexibilidade parar responder às alterações nos cenários; 
  • Acessibilidade, permitindo o gerenciamento pela própria empresa e acesso a todos os setores; 
  • Machine Learning e IA, com recomendações preditivas, oferecem insights valiosos! 

Gostou da ideia? Conheça o Dynamics 365 Customer Insights – Data, o CDP da Microsoft ou entre em contato conosco.