Neste artigo, vamos falar sobre as principais vantagens em contratar uma consultoria especializada em soluções Microsoft:

1. Experiência

Por exemplo, nós, na Smart Consulting, prestamos consultoria em soluções Microsoft há 16 anos. Neste período nós desenvolvemos centenas de projetos e provavelmente analisamos alguns milhares de desafios de negócio.

Estas consultorias geram o capital intelectual que utilizamos para analisar seus desafios de negócio e propor novas soluções.

Implementar um projeto de TI, não é só desenvolver software. Para obter sucesso, o trabalho de consultoria é determinante. É preciso analisar processos, entender as necessidades dos clientes internos e externos, questionar, pensar em soluções e só depois disto, desenvolver o software.

2. Especialização

Para fazer algo bem feito, é preciso muito estudo, dedicação e prática. Isto exige especialização. Por exemplo, ninguém vê uma equipe de futebol de primeiro nível hora jogando futebol, hora vôlei, hora basquete.

Com exceção das empresas muito grandes, isto é muito comum. Num ano a empresa implanta uma solução de relacionamento com cliente (CRM), no ano seguinte, implanta uma solução de gerenciamento empresarial (ERP) e assim por diante. Por mais dedicação que a equipe de TI interna tenha, provavelmente o projeto vai ser seu primeiro projeto desta natureza. Haverá uma curva de aprendizado, que implica em maior tempo e custo. A equipe também provavelmente será menor, dificultando a troca de informações e discussão de experiências.

Nós na Smart Consulting, nos especializamos na consultoria e implantação das soluções Microsoft. Ou seja, todo os dias, dezenas de consultores trabalham com soluções Microsoft, em dezenas de projetos, aprendendo, fazendo consultoria, criando soluções e desenvolvendo software.

3. Metodologia e Processo

Sem uma metodologia, os resultados são imprevisíveis. Em nosso trabalho de consultoria e desenvolvimento de software, nós utilizamos metodologias que definem o processo a ser seguido: etapas, controles, padrões etc.

A cada projeto entregue, melhoramos nosso processo, de forma a entregar o projeto seguinte de forma ainda melhor.

4. Conhecimento Técnico ee Especialização

Uma consultoria Microsoft, mais especificamente uma parceira certificada Microsoft, deve manter um corpo de consultores certificados. Para obter uma certificação é preciso bastante estudo, dedicação e vivência em projetos, o que acarreta na melhor qualificação técnica da equipe. Uma equipe qualificada terá as ferramentas necessárias para entregar um bom trabalho de consultoria e implantação de software.

5. Ferramentas

Por exemplo, nós, na Smart Consulting, utilizamos diversas ferramentas para realizar melhor nosso trabalho, de forma mais automatizada e documentada, seguindo um processo.

A viabilidade de usar estas ferramentas decorre do volume de trabalho. Pode não ser viável que um cliente implante estas ferramentas apenas para um projeto. Ou seja, utilizará um processo mais manual, que pode acarretar produtividade e qualidade menor.

6. Plataforma Microsoft

Por último, ao contratar uma consultoria Microsoft, você está optando por utilizar soluções Microsoft. A Microsoft possui uma das mais amplas e reconhecidas ofertas de soluções de software para sua empresa.

Por exemplo, em 2016, a Microsoft era líder em 19 quadrantes mágicos da Gartner.

citando algumas notícias recentes, a Microsoft é líder nos quadrantes mágicos da Gartner para:

Concluindo, ao contratar uma consultoria Microsoft, você pode desenvolver projetos mais inovadores, com maior qualidade e em menos tempo, aproveitando a experiência, conhecimento técnico, metodologias, ferramentas e soluções que apenas uma consultoria Microsoft pode oferecer.