O que é churn rate
O índice churn rate é uma expressão em inglês que significa taxa de cancelamento, abandono ou desistência. Ou seja, o número de clientes que não querem mais ter relacionamento com sua marca. Ela é medida em um determinado período, sendo o mais comum utilizar uma métrica mensal para um melhor controle. Na prática, ela nos mostra a diferença entre os novos clientes e aqueles que já não são mais consumidores de seus produtos ou serviços. É uma métrica muito interessante para empresas que trabalham com assinatura.Como essa taxa funciona
Digamos que uma empresa conquista, em um determinado período, 100 novos clientes. No mesmo tempo, perde 80 consumidores. Ao olharmos esses números, podemos ver que praticamente não há ganho. Mesmo que a aquisição seja alta, a perda também é. Nesse caso, o crescimento real da empresa, mesmo atraindo um bom número de clientes, é baixo de modo geral. Se estivermos tratando de uma empresa que tenha um alto custo de aquisição de clientes, com investimentos em marketing, os valores podem até mesmo ser negativos.Por que ela é importante
Todas as estratégias de retenção de clientes, as ações de pós-venda e outras melhorias podem ser alcançadas ao entender como funciona o churn rate e suas causas na sua empresa. É claro que a permanência ou não de um cliente em qualquer empresa está ligada a vários fatores, mas, a princípio, devemos assumir que o principal motivo foi algum problema do nosso lado do contrato. A permanência de clientes na base significa maiores chances de negócio, rentabilidade e uma melhor saúde financeira da organização. Entender o real tamanho do churn rate e quais os motivos que o elevam em seu negócio permite melhorar a prestação de serviços e produtos e conquistar cada vez mais clientes. Ou seja, é fundamental para alcançar o sucesso.Como calcular a churn rate
O primeiro passo para realizar o cálculo do churn rate é verificar qual será o período calculado, sendo que pode-se utilizar anualmente, semestralmente ou mensalmente. Por exemplo, digamos que, com a aquisição de novos consumidores, sua cartela de clientes tenha chegado a 20, mas, no período contabilizado, houve um cancelamento. Ao calcularmos o churn rate, temos uma taxa de 5%. A fórmula é a seguinte:Churn rate = clientes cancelados no período/clientes ativos no período * 100No caso do nosso exemplo temos os seguintes valores na fórmula:
Churn rate = 1/20 * 100 = 5%É um cálculo muito simples de ser realizado e que pode trazer muitos benefícios para a visão geral dos seus negócios.