O que é o Copilot, a inteligência artificial da Microsoft.

Desde sempre, o caminho pela busca e sintetização de conhecimento pelo ser humano é marcada por evoluções em seu modo de viver.

Seja por pedras, rochas, livros e com o advento da internet, em sites e blogs – buscamos sempre opções melhores de guardar e acessar essas informações de maneira rápida e simples.

Assim, com o desenvolvimento de novas tecnologias, criamos uma forma única de responder nossas próprias perguntas e facilitar nosso trabalho com apenas algumas palavras, o que chamamos de Inteligência Artificial.

Nesta matéria, falamos sobre o Copilot, a inteligência artificial da Microsoft. Se você deseja conhecer mais sobre, e como ganhar tempo e produtividade, podemos te ajudar. Boa leitura!

O que é inteligência artificial?

O que é inteligência artificial? Capa mostrando um cérebro laranja com um fundo abstrato

A IAG, Inteligência Artificial Geral (em inglês AGI), é um sistema tecnológico desenvolvido capaz de criar conteúdo desde textos e imagens, e realizar a leitura de materiais respondendo a solicitações em linguagem comum.

Rebatendo a todos os mitos criados, acreditando que Inteligência Artificial era apenas um sonho da ficção científica, este tipo de ciência da computação é capaz de aprender e reproduzir comportamentos humanos – lendo suas rotinas, ações e as replicando em tomadas de decisões e resolução de problemas.

Qual a função da inteligência artificial?

Para que seja possível a utilização da IA e os dados se garantam os mais assertivos possíveis, precisamos falar de algoritmos. E o que são os algoritmos? Localizados no software, ou no “cérebro” dos computadores, eles são uma sequência de instruções que orientam o funcionamento e o movimento do “corpo” ou hardware.

Reflita como se fossem “neurônios” que enviam os chamados para o nosso cérebro para alguma determinada ação. Ou seja, criando uma sequência de regras complexas, é possível fazer com que futuras ações sejam resolvidas sozinhas, e é aí que entra a Inteligência Artificial.

Por meio de algoritmos de redes neurais artificiais, chamadas de GANs ou Redes Generativas Adversariais, elas utilizam dois componentes principais: o gerador e o discriminador. Este gerador é utilizado para criar dados sintéticos, enquanto o discriminador avalia esses resultados em comparação com os dados reais. Assim, garantimos que os dados se tornem mais originais e semelhantes aos ensinamentos passados a estes algoritmos.

Quais os tipos de Inteligência Artificial?

Existem três principais tipos de Inteligência Artificial, cada uma possuí características únicas:

 

Inteligência Artificial Limitada (ANI)

Com uma abordagem eficiente, esta inteligência é capaz de executar tarefas específicas diante do que é programada. Armazenando um grande volume de dados, ela possibilita tarefas como análise de riscos, processamento de grande volume de dados em tempo real, responder perguntas e otimizar processos.

Inteligência Artificial Geral (AGI)

Similar a inteligência humana, ela é preparada para aprender, se adaptar e a reagir estímulos como um ser humano. Também é muito utilizada em projetos de machine learning.

Superinteligência Artificial (ASI)

Ainda em fase de estudos e desenvolvimento, a promessa é que ela supere a AGI e se torne uma das maiores inteligências do mercado. Em um campo de pesquisa mais avançado, ela busca criar máquinas com capacidades cognitivas próprias, chegando mais próximo do que imaginávamos de “robôs inteligentes”.

Copilot, a Inteligência Artificial da Microsoft.

Lançado em 2023, pela Microsoft, o Copilot é o complemento de IA (aqui, utilizando a Inteligência Artificial Limitada que falamos acima) que propõe ser realmente um copiloto no aumento da produtividade das empresas e pessoas, se adaptando de forma inteligente às necessidades diárias.

Utilizando o GPT-4 como modelo, inteligência artificial criada pela OpenAI, permite que você realize tarefas a partir de comandos, chamados de prompts.

Quando falamos do Copilot, o mais interessante não é como ele foi criado, mas sim as integrações com os diversos aplicativos do sistema Windows (sistema mais comumente usado em empresas de pequeno a grande porte) – com ele, é possível criar prompts para aplicativos como Word, Excel, Powerpoint, Teams, Edge e até mesmo PowerBI ou GitHub.

Quais os benefícios do Copilot para sua empresa?

Poderíamos listar todas as vantagens desta Inteligência Artificial no mundo corporativo, afinal, economizar tempo é maximizar os benefícios, lucros e recursos. Vamos listar as três mais essenciais:

Aumento de Produtividade

Encontrando e lendo informações, o Copilot pode te ajudar a oferecer sugestões inteligentes e insights importantes para otimizar o fluxo de trabalho e ser mais assertivo em suas entregas.

Análise de Dados Simplificada

Todos queremos ver dados e resultados, mas às vezes perdemos muito tempo fazendo a leitura deles. Integrando o Copilot a planilhas de Excel, ou dashboards do Power BI, é possível fazer perguntas específicas, identificar padrões e ler tendências rapidamente.

Melhoria Contínua

A Microsoft está sempre se reinventando e aprimorando, tal como o Copilot. Lembra como falamos que a inteligência artificial lê a sua rotina e se adapta as suas necessidades? Isso garante que ele tenha um aprendizado contínuo te oferecendo as melhores soluções­

Copilot, do cotidiano ao CRM: Conheça seus tipos.

O que-Copilot-Microsoft-CRM-Cotidiano

Você sabia que o Copilot está presente em praticamente todo o ecossistema da Microsoft? Para integrar a inteligência artificial e inovar a forma de você trabalhar, é possível encontrar o Copilot de quatro formas diferentes:


Copilot para Microsoft 365

Assistente de IA integrado aos aplicativos do Microsoft 365 Word, Excel, PowerPoint, Outlook e outros aplicativos do Microsoft 365, ajuda a criar conteúdo, automatizar tarefas e fornecer insights baseados em dados.


Copilot Studio

Antigo, Microsoft Virtual Agents, programa especializado da Microsoft para criar e personalizar chatbots específicos para as necessidades da sua organização, por meio da criação de copilots personalizados com linguagem natural e IA conversacional.


Copilot in [Dynamics 365]

Copilot In é aquele copiloto integrado dentro dos aplicativos do Dynamics 365, funcionando como automação de processos empresarias, melhorando a eficiência operacional e assistência na tomada de decisões.


Copilot For [Sales, Service, Finance]

Copilot for refere-se a um licenciamento específico da Microsoft do Copilot, permitindo que a integração do Copilot com outros aplicativos de CRM. oferecendo aumento de produtividade e insights de vendas.

Como usar o Microsoft Copilot?

E agora que você já conhece o Microsoft Copilot, como fazer para usar ele? Quando dizemos do Microsoft 365, você pode acessar ele de forma rápida no canto direito na sua barra de ferramentas, ou acessando ele pelo navegador, clicando aqui, podendo utilizar até 30 respostas gratuitamente!

No Word, PowerPoint e Excel é só encontrar o ícone na barra de ferramentas, clicar e pedir a ajuda que você precisa para gerar documentos ou outro tipo de dado. Importante que o seu Office 365 esteja atualizado para a última versão.

Para usar o Copilot In e Copilot For que falamos no tópico acima, é importante possuir um licenciamento próprio empresarial conversando com uma consultoria especializada neste tipo de implementação.

Smart Consulting: A importância de uma consultoria especializada em Copilot

Queremos garantir que você possa aproveitar todas as ferramentas, aumentando a produtividade e economizando tempo para outras tarefas, e para isso entregamos soluções inovadoras que impulsionam a eficiência operacional.

Converse com um de nossos consultores e saiba como.

Escrito por:
Kamila Nascimento | Marketing