Integrar diferentes processos, ferramentas, equipes e estratégias pode ser um desafio para a gestão de projetos e também para os profissionais envolvidos, mas com a utilização de softwares estratégicos, como é o caso do Dynamics 365 Microsoft, é possível tornar a gestão mais inteligente e eficiente.
Pensado para atender as mais diversas necessidades de uma empresa, integrando ferramentas de gestão de processos, acompanhamento de relatórios, controle de clientes, planejamento estratégico, finanças e muitas outras, o Microsoft Dynamics 365 possui uma grande variedade de recursos úteis para seu negócio.
Explicamos agora, em detalhes, o que é o Dynamics 365, suas principais funcionalidades e diferenciais, suas vantagens no ambiente interno e externo e as possibilidades oferecidas pelo sistema para a empresa. Ótima leitura!
O que é Dynamics 365?
Uma plataforma de software em nuvem extremamente versátil e com diversos recursos para as empresas, o Dynamics 365 consiste em uma combinação de serviços acessíveis através da internet e sem necessidade de instalação local, visando garantir mais facilidade para sua utilização pelos colaboradores.
Contando com uma solução completa de CRM, com todas as ferramentas necessárias para que a empresa possa gerenciar o relacionamento com seus clientes, e também um ERP, que permite planejar e gerir todos os recursos da empresa, desde o estoque até a dimensão da força de trabalho, o Dynamics 365 pode ser utilizado para as mais variadas necessidades das empresas.
Trata-se de uma solução desenvolvida pela Microsoft e disponibilizada através de módulos que oferecem ferramentas distintas e de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, oferecendo praticidade na contratação e na adoção dos recursos no dia a dia do negócio.
Quais são os aplicativos da plataforma Dynamics?
Temos 5 aplicativos dentro do Dynamics 365 que atende as necessidades de negócio de um CRM. Estes aplicativos podem ser usados nos contextos de vendas, atendimento ao consumidor, atendimento de campo quando necessário, entre outras funcionalidades.
- Dynamics 365 Marketing: O app do Marketing está relacionado ao primeiro contato com o seu cliente em potencial. Com ele temos a possibilidade de fortalecer o marketing da empresa através de campanhas, criação de eventos, calcular pontuação de leads, meios de automatizar envio de emails, segmentação de clientes potenciais e providenciar insights para melhor análise dos dados e assim conseguir manter clientes com a empresa.
- Dynamics 365 Sales: Seguimos para a segunda fase do relacionamento com o usuário. Com o aplicativo do Sales, podemos ter uma visão 360º do cliente, isto é, conseguimos analisar as interações do seu time com o contato e assim planejar uma próxima interação com mais eficácia. Também podemos utilizar outros aplicativos, como o próprio LinkedIn. Através do LinkedIn Sales Navigator conseguimos entrar em contato de forma mais rápida e conseguir um melhor entendimento sobre o cliente. Utilizando essas ferramentas e analisando de forma mais eficaz podemos aumentar as chances de sucesso das vendas.
- Dynamics 365 Customer Service: Após uma venda concluída podemos oferecer o serviço de atendimento ao cliente, ou seja, o famoso SAC. Com este aplicativo temos a possibilidade de melhorar a eficiência do seu time nos atendimentos utilizando os recursos disponibilizados como o controle de SLA, maneiras mais eficientes de organizar os chamados recebidos através de filas e artigos de conhecimento. O atendimento também pode ficar ainda mais abrangente com a implementação do Omnichannel, com ele podemos atender via chat, redes sociais como o Facebook, Twitter e WhatsApp, garantindo assim uma melhor experiência do usuário.
- Dynamics 365 Field Service: Se a sua empresa lida com atendimento fora do local de trabalho, o aplicativo do Field Service é o ideal para você. Com ele podemos gerenciar todos os serviços que os técnicos terão que realizar, agendar de uma forma mais eficaz e rápida e ter o controle de onde os técnicos de campo estão em cada momento.
- Dynamics 365 Project Operations: Caso a sua empresa forneça serviços profissionais, o aplicativo do Project Operations pode ajudar com o gerenciamento de todos os projetos. Fornece agendamento de recursos, entrada de horário, e envios de despesas. Essas licenças também incluem a funcionalidade de vendas no contexto de projetos.
Vimos então que os aplicativos sozinhos podem ser bem úteis, porém a combinação deles com o seu ERP pode alavancar o nível de sua empresa, melhorando a experiência de seus clientes, e de funcionários.
Quais suas principais funcionalidades que tornam a gestão mais inteligente?
O Dynamics 365 possui uma grande variedade de funcionalidades, sendo composto por módulos distintos, que podem ser adotados de acordo com as necessidades da empresa. Dentre as principais funcionalidades oferecidas pela ferramenta, é possível destacar as seguintes:
- gerenciamento de marketing: através das ferramentas de gestão de clientes e de análise de dados, é possível compreender os hábitos, necessidades e desejos dos clientes, permitindo desenvolver estratégias de marketing mais inteligentes e eficientes;
- gestão de relacionamento com o cliente: também é possível utilizar o Dynamics 365 como ferramenta para acompanhar o relacionamento com o cliente, do primeiro contato ao pós-vendas, integrando todas as etapas dentro de um único ambiente de trabalho;
- gerenciamento de vendas: outro destaque do Dynamics 365 para as empresas está nas ferramentas oferecidas para o gerenciamento de cronograma de vendas, que permite compreender as demandas do mercado, o fluxo de entrada e saída, analisar o histórico de vendas por período e usar inteligência preditiva para análise de estoque e de compras.
Arquitetura da Plataforma Dynamics 365
A plataforma Dynamics funciona através do serviço de nuvem da Azure e com isso consegue manter uma segurança de alto nível e disponibiliza algumas ferramentas úteis.
Como a imagem acima demonstra, o D365 é construído utilizando o Power Platform que é o onde o desenvolvedor consegue criar soluções, automatizar processos e utilizar outros recursos como o Power Automate, Power Virtual Agents e o Power BI.
Dataverse
Outro ponto importante de dentro da Power Platform é o Dataverse. Mas para que serve?
Basicamente o Dataverse é o banco de dados da solução que se conecta com todas as ferramentas e aplicativos que já listamos anteriormente. O Dataverse funciona como uma estrutura de tabelas, os dados que são armazenados nessas tabelas podem ser vistos como um conjunto de linhas e colunas, sendo que cada coluna se destina a gravar uma informação diferente.
Benefícios do Dataverse
Dentre alguns benefícios de usar o Dataverse, podemos citar:
- Fácil de gerenciar: Tanto os metadados quanto os dados são armazenados na nuvem. Você não precisa se preocupar com os detalhes de como eles são armazenados.
- Fácil de manter seguro: Dados são armazenados de forma segura para que os usuários possam vê-lo apenas se você der acesso a eles. A segurança baseada em função permite que você controle o acesso a tabelas de usuários diferentes dentro da organização.
- Acessar seus dados do Dynamics 365: Dados de aplicativos do Dynamics 365 também estão armazenadas no Dataverse, permitindo que você crie aplicativos rapidamente, que usam dados do Dynamics 365 e estendem aplicativos com o Power Apps.
- Metadados avançados: Tipos de dados e relacionamentos que são usados diretamente no Power Apps.
- Lógica e validação: Define colunas calculadas, regras de negócios, fluxos de trabalho e fluxos de processo empresarial para garantir qualidade de dados e impulsionar processos empresariais.
- Ferramentas de produtividade: Tabelas estão disponíveis dentro dos suplementos do Microsoft Excel para aumentar a produtividade e garantir acessibilidade de dados.
Quais os diferenciais do Dynamics 365?
Um dos principais diferenciais da utilização do Dynamics 365 é o armazenamento de dados em nuvem, já que essa é uma possibilidade que oferece mais segurança, tranquilidade e facilidade para as empresas, especialmente para aquelas que contam com um grande volume de dados armazenados.
Isso se deve ao fato de que toda a estrutura de armazenamento, atualização de software, segurança, backup e demais rotinas de gestão de dados são realizadas diretamente pela Microsoft, o que garante que a empresa possa contar com uma infraestrutura computacional que dificilmente estará disponível nos ambientes corporativos.
Além disso, ao armazenar os dados em nuvem, a empresa ganha em segurança e performance, já que mesmo problemas de estrutura ou de equipamentos não acarretam a perda das informações, que não estão armazenadas localmente, oferecendo também mais praticidade no acesso aos dados, que pode ser feito de qualquer lugar do mundo onde haja conexão de internet.
Quais as vantagens do uso do Dynamics 365 no ambiente interno?
O Dynamics 365 oferece uma série de vantagens para a empresa, sendo que no ambiente interno, no relacionamento entre os setores e equipes e na interação dos colaboradores, é possível destacar os seguintes:
- maior transparência na comunicação;
- maior agilidade nos processos e na troca de informações;
- mais segurança na gestão de informações sigilosas;
- capacidade de acesso múltiplo a dados importantes;
- maior eficiência no desenvolvimento de projetos multidisciplinares ou com várias equipes.
Quais as vantagens do uso do Dynamics 365 Microsoft no ambiente externo?
Já no ambiente externo, quando falamos do relacionamento com o público final, também é possível destacar diversas vantagens do uso do Dynamics 365 Microsoft. Veja alguns deles abaixo:
- mais eficiência na gestão do relacionamento com o cliente;
- possibilidade de comunicação omnichannel;
- maior agilidade no compartilhamento de documentos;
- segurança na gestão de entregas e de faturamento.
Valores do Microsoft Dynamics 365
Os preços do Dynamics funcionam através de licenciamento de usuários. Existem alguns tipos para cada módulo, como exemplo o aplicativo de Sales que contém os planos de “Sales Professional”, “Sales Enterprise”, “Sales Premium” e o “Microsoft Relationship Sales”. Cada um possui um valor mensal com uma quantidade específica de usuários que serão disponibilizados.
Caso você esteja interessado, pode conferir os valores de cada módulo em Preços do Dynamics 365.
Como é o processo de implantação do Dynamics 365 Microsoft?
A implementação do Dynamics 365 envolve um processo de compreensão das necessidades da empresa, identificação dos módulos e ferramentas necessárias para suprir essas necessidades e auxiliando na adoção de boas práticas para a utilização da ferramenta.
Compreendidas essas questões, é realizado um mapeamento das necessidades de cada uma das áreas da empresa de forma pormenorizada, visando compreender também como aplicar o uso do Dynamics 365 nos diferentes processos e rotinas.
Como a Smart Consulting pode ajudar a tornar a gestão mais inteligente?
Como é possível perceber, a adoção eficiente do Dynamics 365 pode ser a solução ideal para que sua empresa realize a gestão estratégica de forma mais eficiente e conquiste resultados melhores, utilizando as diversas ferramentas oferecidas pelo sistema.
Além disso, ao contar com o suporte especializado de uma consultoria profissional, como é o caso da Smart Consulting, que possui profissionais capacitados na implementação e suporte do Dynamics 365, esse processo se torna mais simples, ágil e com custos menores.
O que você achou de saber em detalhes o que é o Dynamics 365 Microsoft, suas principais funcionalidades e diferenciais, suas vantagens no ambiente interno e externo, as possibilidades oferecidas pelo sistema para a empresa e também de entender como a Smart Consulting pode auxiliar na gestão inteligente do negócio? Se deseja contar com o suporte especializado e implementar o Dynamics 365 em sua empresa, entre em contato conosco!