Com o Adobe Campaign, você terá dados avançados dos clientes para criar e gerenciar campanhas por e-mail, dispositivos móveis, canais off-line e muito mais. Contudo, você sabe qual é a versão mais adequada para a sua empresa? Continue a leitura e saiba mais!
Versões do Adobe Campaign
A escolha dependerá dos seus requisitos de negócio.
Há duas versões disponíveis:
- Adobe Campaign Classic (ACC): possui uma arquitetura cliente-servidor, podendo ser instalado localmente ou hosteado pela Adobe. Continua recebendo atualizações frequentes, novas funcionalidades e mais integrações com a Adobe Marketing Cloud.
- Adobe Campaign Standard (ACS): é uma aplicação mais nova, nativamente cloud, provendo uma experiência 100% web. O foco principal de investimento atual da Adobe é o Standard.
Quadro Comparativo do Adobe Campaign
As versões Classic e Standard possuem diferenças marcantes tanto em termos de arquitetura, como funcionalidade:
Standard | Classic | |
Usuários principais | Profissional de Marketing Digital | Profissional de Marketing Digital, Marketing Técnico e Administradores de Dados |
Opções de instalação | Hosteado (cloud) | Hosteado (cloud), Híbrido ou Local (on-premise) |
Funcionalidades Principais | Interface Web | Aplicativo Windows |
Mensagens transacionais | Mensagens transacionais | |
Gerenciamento de Preferências | Gerenciamento de Preferências | |
REST API | SOAP API | |
Adobe Mobile SDK | Conectores para CRM | |
Adobe Creative Cloud | Gerenciamento de Dados | |
Dynamic Reporting | Aplicações Web | |
Data Science | Marketing Distribuído | |
Federated Data Access* | ||
Interações Inbound | ||
MRM | ||
Canais Sociais | ||
Pesquisas | ||
Canais | Email, Push, SMS, Direct Mail, In-App (beta) | Inbound & Outbound, Canais Online & Offline , Canais Personalizados |
Integrações | Inbound API | Inbound/Outbound API |
Arquivos Inbound/Outbound | Arquivos Inbound/Outbound | |
Integrações com a Experience Cloud | Integrações com a Experience Cloud |
* Acesso a dados de fontes externas.
Opções de Implantação do Adobe Campaign
Conclusão
Desta forma, é importante uma análise criteriosa para a definição da melhor opção.
Por exemplo:
- Se o cliente possuir política de segurança que impeça o armazenamento de dados de clientes na nuvem, caso muito frequente em bancos e empresas do setor financeiro, a única opção viável é o Adobe Campaign Classic On-Premise ou Hybrid.
- Esta também é a opção a ser utilizada para se beneficiar das integrações nativas com o Microsoft Dynamics 365, integrando equipes de Marketing, Vendas e Serviços.