O desenvolvimento bem-sucedido de um projeto muitas vezes está diretamente relacionado à atuação competente de um gerente de projetos. Afinal, esse profissional é responsável por conduzir todo o processo, acompanhando o andamento das atividades e coordenando sua execução de forma eficiente e satisfatória.

Mas muitas pessoas ainda não entendem completamente o papel de um gerente de projetos e desconhecem sua importância para as empresas. Cada vez mais procurados, esses profissionais atuam nas mais diversas áreas, públicas e privadas, planejando e coordenando a execução dos projetos.

A seguir, explicamos em detalhes o que é um gerente de projetos, qual é sua importância para a empresa, quais são suas principais responsabilidades e também as habilidades fundamentais para esse tipo de profissional. Tenha uma ótima leitura!

Entenda o que é um gerente de projetos

O gerente de projetos é um profissional especializado no planejamento e na coordenação da execução de projetos, públicos ou privados, que atua em empresas, órgãos governamentais, associações filantrópicas, entre outros ambientes.

Seu papel nas empresas é fundamentalmente estratégico, tendo em vista a importância que apresenta para o desenvolvimento dos negócios. Ele atua como elo entre todos os elementos do projeto, auxiliando na gestão estratégica e em tomadas de decisões.

É possível comparar a atuação do gerente de projetos com a do maestro de uma orquestra. Isso porque o profissional é responsável por:

  • coordenar os recursos humanos, financeiros e materiais;
  • monitorar os indicadores dos projetos;
  • coordenar e gerenciar as equipes;
  • garantir que a metodologia de gestão seja aplicada de forma coerente.

Conheça a importância do Gerente de Projetos

O papel do gerente de projetos, como explicamos, é dar ritmo ao desenvolvimento dos projetos da empresa e atuar como facilitador ou mediador ao longo de todas as etapas. Por isso, ele tem imensa importância e representa grande impacto estratégico nos resultados, já que atua diretamente nas dores do negócio.

Os gerentes de projetos lidam diretamente com os conflitos internos, sendo responsáveis pela intermediação entre os times e também das equipes com a gestão da empresa. Muitas vezes, eles atuam inclusive como base técnica para os envolvidos.

Por isso, contar com um gerente de projetos eficiente e qualificado é importante para as companhias que visam concretizar projetos de curto, médio ou longo prazo, integrando equipes e desenvolvendo processos eficientes.

Saiba quais são as responsabilidades de um Gerente de Projetos

Por seu papel de integração e suporte, o gerente de projetos assume diversas funções e responsabilidades. Parte de suas tarefas inclui garantir que o projeto seja desenvolvido e executado dentro do escopo, dos custos estimados e dos prazos acordados.

Também é sua função monitorar os indicadores dos projetos, buscar soluções para demandas ou conflitos e liderar as equipes envolvidas no desenvolvimento do projeto, de forma a alcançar os melhores resultados. Listamos abaixo algumas responsabilidades desse profissional!

Definição do objetivo do projeto

Uma das principais responsabilidades do gerente de projetos é ajudar a definir qual será o escopo de execução do projeto em si e também os objetivos a serem alcançados. Esse processo de definição é feito de forma conjunta com a equipe e de acordo com as demandas dos clientes, mas cabe ao gerente estruturar objetivos claros e realistas.

HORIZONTAL Gerenciamento Ágil de Projetos

Além de garantir que o projeto seja desenvolvido de acordo com os objetivos estabelecidos, também é seu papel acompanhar o desenvolvimento, ao longo de todo o projeto, para garantir que esses objetivos definidos serão atingidos com sucesso.

Elaboração do cronograma de atividades

Outra responsabilidade que cabe ao gerente de projetos é a elaboração do cronograma de atividades a serem realizadas. Neste cronograma serão definidas as datas de entrega, as equipes responsáveis, os pontos de sucesso e as entregas propriamente ditas.

Para que o desenvolvimento do projeto seja eficiente, é fundamental que o cronograma seja estruturado de forma cuidadosa e respeitando as necessidades de tempo ou recursos de cada etapa, de acordo com as capacidades de cada equipe.

Planejamento das etapas de desenvolvimento

Também cabe ao gerente de projetos definir quais serão as etapas do desenvolvimento do projeto, em que ordem elas serão realizadas e também quais integrações devem ocorrer para que os resultados esperados sejam atingidos.

Gerenciamento da execução de atividades

O gerente de projetos é responsável pelo acompanhamento e gerenciamento da execução das atividades previstas no cronograma. Ele também deve compreender se cada uma das etapas do desenvolvimento está sendo executada de forma correta.

É preciso acompanhar de perto o trabalho das equipes envolvidas para compreender quais são as tarefas que demandam maior atenção, os processos que estão sendo executados corretamente e se existem mudanças a serem realizadas para garantir a eficiência do projeto.

O gerente de projetos deverá também atuar de forma a remover os impedimentos do projeto, coordenando esforços, ajudando a equipe a encontrar soluções e ajudando na interlocução com outras equipes ou entes externos.

Veja quais são as habilidades fundamentais para um gerente de projetos

Agora que você já entendeu a importância do gerente de projetos e também algumas de suas responsabilidades, é interessante conhecer quais são as principais habilidades que esse profissional deve apresentar. Listamos abaixo os principais pontos fortes de um gerente de projetos eficiente.

Liderança

O papel do gerente de projetos é mediar conflitos, alinhar expectativas e coordenar o andamento dos trabalhos. Por isso, é fundamental que a pessoa tenha habilidades de liderança. Como seu papel é estratégico e deve estar alinhado aos objetivos do projeto e da empresa, o gerente precisa apresentar fortes habilidades como líder.

Poder de negociação

Gerenciar projetos também envolve negociar prazos, recursos e demandas. Portanto, é importante que o gerente tenha poder de negociação e saiba trabalhar as expectativas, visando estabelecer ritmo para o trabalho e desenvolver processos eficientes.

Organização

Por último, é essencial que o gerente de projetos tenha forte capacidade de organização. Vale lembrar que sua atuação envolve diferentes prazos, processos e equipes, demandando atenção plena e forte capacidade de lidar com pressão.

Como é possível perceber, o gerente de projetos tem um papel fundamental no desenvolvimento dos projetos da empresa. Ele define os objetivos de forma eficaz, mediando o trabalho e a equipe e atuando como líder estratégico perante desafios, problemas ou riscos ao longo do processo.

Além disso, é imprescindível que o gerente de processos compreenda as tecnologias utilizadas e atue como mediador de conflitos. É preciso defender a equipe quando há cobranças injustas, mas também saber cobrar do time comprometimento e resultados.

O que você achou de saber mais a respeito do papel do gerente de projetos, de sua importância e das principais responsabilidades ou habilidades fundamentais que ele deve ter? Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais!