As ferramentas de Automação de Marketing são essenciais para que as equipes de marketing possam obter resultados com mais rapidez e assertividade em suas estratégias.  Venha descobrir as 5 melhores presentes no mercado!

O que é uma Ferramentas de Automação de Marketing?

As ferramentas de automação de marketing fazem uso da tecnologia para automatizar ações e processos. Portanto, representa todo o conjunto de interações automatizadas entre a marca e o consumidor. 

O objetivo, é aumentar a eficiência e a escalabilidade, ao mesmo tempo que mantem um relacionamento personalizado com os clientes potenciais e clientes.  

Quais são os principais recursos de uma Ferramentas de Automação de Marketing

Investir em automações de marketing possibilita o aumento das vendas e da receita, enquanto diminui o custo de aquisição de clientes, e melhora o seu relacionamento com eles. Os principais recursos quando citamos a automação de marketing são: 

Nutrição de leads 

É normal nos depararmos com clientes que não estão no momento de compra. Seja porque o orçamento apertou, ou porque existem outras prioridades no momento. 

De qualquer forma, ainda é um cliente potencial que pode vir a efetuar uma compra. Portanto, o relacionamento é o bem mais valioso nessa situação. Com auxílio da automação é possível manter um relacionamento personalizado com o cliente potencial, exigindo poucos esforços. 

Neste caso, pode ser criada uma jornada do cliente, que faz envios de e-mails periódicos ao contato, para mantê-lo informado sobre a sua marca. 

Eficiência no funil 

Toda compra passa por um processo. Não adianta oferecer vagas de um curso, para quem ainda não decidiu com o que quer trabalhar.  

A automação de marketing, permite que seja identificado o estágio de compra, e os interesses de cada cliente potencial. Dessa forma, é possível enviar conteúdos que se adequam ao perfil do contato, para conduzi-lo pelo processo de vendas de uma forma personalizada. 

Comunicação personalizada 

Utilizando a segmentação nas ferramentas de automação de marketing, é possível criar lista de clientes potenciais baseados em critérios, como: empresa atual, cidade, cargo etc. Ou mesmo, listas de segmentação baseadas em interações, como: enviou um formulário, abriu um e-mail ou se cadastrou no newsletter.  

Através da segmentação, a empresa pode criar uma comunicação personalizada, ao invés de uma comunicação genérica, que com certeza será muito mais assertiva!  

Menos trabalho recorrente 

Com auxílio da automação, boa parte dos trabalhos que o time de marketing teria que fazer individualmente, lead por lead, para gerar a venda é automatizado. 

Mais produtividade para os vendedores 

Já que boa parte das interações com o cliente potencial estão automatizadas, os vendedores conseguem focar mais em resultados, por exemplo, nos leads que já estão aquecidos o suficiente para gerar uma venda. Portanto, trazendo mais resultados para a empresa! 

Relatórios precisos 

As ferramentas de automação de marketing permitem que sejam gerados relatórios automatizados, para que seja possível analisar os pontos fortes e fracos da estratégia adotada pela empresa. 

Pontuação de clientes potenciais 

O software de automação possibilita a configuração da pontuação de leads para a equipe, que irá notificar o time de vendas de forma automatizada quando um lead estiver aquecido o suficiente para se tornar uma oportunidade negócios. 

Quem usa?

Profissionais de marketing fazem uso da ferramenta para automatizar tarefas, já que elas podem contribuir com um aumento na produtividade de vendas, e uma redução nas despesas gerais de marketing.  

Quanto custa?

Sobre valores, cada empresa tem uma forma de cobrança. A grande maioria trabalha com planos, então, tudo varia de acordo com o plano escolhido, que vai impactar nas funcionalidades disponíveis, a quantidade de usuários que irão utilizar a ferramenta, e a quantidade de contatos que serão utilizados dentro da aplicação. 

Mas dentre as ferramentas mais conhecidas os planos variam entre R$20,00 a R$10.000,00 mensais. 

As 5 mais famosas Ferramentas de Automação de Marketing

As ferramentas mais populares do mercado são: 

1.Dynamics 365 Marketing | Customer Insights – Journeys:

O Dynamics 365 Marketing é uma das ferramentas mais completas do mercado. A Microsoft apostou no low-code (pouca codificação). Portanto, dentro da aplicação, você consegue criar modelos de e-mails, formulários, eventos e landing pages de uma forma totalmente intuitiva, sem precisar de um programador.  

O destaque da ferramenta fica para os insights inteligentes disponíveis, a jornada do cliente (outbound), e a jornada do cliente em tempo real. Através dela você automatiza todas as interações que a empresa terá com o contato, desde: e-mails, SMS, e até notificação por push no celular. 

O ponto negativo da ferramenta para alguns usuários, é que você tem tanta liberdade de personalização, que ela acaba se tornando complexa. 

2.RD Station:

Entre os pontos positivos da ferramenta, está a possibilidade da análise de SEO, gerenciamento de clientes potenciais e a condução de fluxos de nutrição via e-mail (com suporte ao rastreamento do cliente potencial, e a pontuação do cliente pontencial. 

O ponto negativo do RD Station está vinculado ao seu preço, e seu pacote básico, que oferece poucas ferramentas para implementação de uma boa estratégia de marketing. Além disso, alguns planos da ferramenta exigem que você permaneça no contrato por pelo menos 1 ano. 

3.Hubspot:

É atualmente uma das maiores empresas de Inbound Marketing. Como pontos positivos da ferramenta, temos dashboards completamente personalizáveis, pontuações de clientes potenciais e fluxos de automação.  

Um destaque é para a integração com o WordPress, da forma mais intuitiva possível. 

Os pontos negativos do Hubspot é o seu custo-benefício para organizações que não tem uma base de clientes potenciais tão grande, já que, várias funcionalidades da aplicação dependem de uma base forte de leads, portanto, para empresas que não possuem, acabam perdendo esses recursos. 

4.Leadlovers:

Esta ferramenta é muito fácil de se contratar (você pode fazer um plano mensal e efetuar um teste antes de investir financeiramente na aplicação). Ela também conta com engajamento de clientes potenciais, análise de resultados, e a pontuação do cliente potencial. 

O ponto negativo do Leadlovers, é que o editor de e-mail é simples, não dando suporte para uma personalização completa. 

5.Salesforce:

O destaque da ferramenta, é a integração com o CRM, responsável pela gestão de relacionamento com o cliente. A aplicação também permite que você rastreie clientes potenciais, cria pontuações e classificações do lead, formulários, e landing pages.  

Os pontos negativos do Sales Force, ficam para o seu alto custo em comparação com outras ferramentas, e a necessidade de alguns aplicativos extras para que ele alcance todo seu poder. Por exemplo, o Salesforce depende muito dos fornecedores do AppExchange, que é a empresa que oferece o gerenciamento do cliente potencial. 

 

Além dessas, existem muitas outras. Aqui cabe uma análise de quais as necessidades atuais de sua empresa, assim você irá conseguir escolher com assertividade a ferramenta que melhor atende as necessidades de seu negócio.

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