Diminuir erros, maximizar resultados e otimizar o tempo é o que o software de automação de marketing promete! Mas afinal o que é automação de marketing e como avaliar a melhor solução? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é software de automação de marketing? 

O objetivo dos softwares de automação de marketing, é utilizar a tecnologia, para automatizar ações e processos de marketing, diminuindo trabalhos manuais, e aumentando os resultados da organização.  

Podemos dizer que a automação de marketing é a principal ferramenta para nutrir e avançar os clientes potenciais até o momento da compra. 

Benefícios e vantagens 

Contratar um aplicativo de automação de marketing traz inúmeros benefícios para a organização, desde o aumento das vendas da empresa, gerando uma receita maior, até a redução do custo para aquisição de clientes. 

Mas, vamos enumerar alguns dos benefícios de vantagens da aplicação: 

Nutrição de clientes potenciais que não estão preparados 

É normal existirem clientes potenciais na nossa base que não estão no momento ideal de compra, portanto, que não irão comprar nada naquele momento, mas que podem vir a comprar em breve.  

O relacionamento é a chave nessas situações, já que muitas vezes o que falta é a empresa melhorar o contato com o possível cliente, fornecendo mais informações para gerar demanda, agregando valor e credibilidade. 

A automação permite melhorar o relacionamento de forma eficiente e com poucos esforços. 

Funil mais eficiente 

Todo comprador passa por estágios antes de efetuar a compra. Um exemplo, é que não adianta oferecer desconto na mensalidade de uma faculdade, para quem ainda não decidiu qual carreira deseja seguir. 

Portanto, as ferramentas de automação de marketing, permitem que você identifique o comportamento do usuário com base nas interações e informações que ele disponibiliza, e consiga identificar qual é o seu estágio de compra, e os seus interesses. 

Dessa forma, você consegue enviar conteúdos personalizados para o contato, que façam sentido para que ele avance para o próximo estágio dentro do processo de vendas. 

Resultado disso, é um funil que se movimenta mais, ou seja, entre os contatos que entram no funil, um número maior chega nos estágios finais, e se torna cliente. 

Comunicação personalizada para cada persona 

Dentro das jornadas do cliente nas ferramentas de automação de marketing, você pode segmentar contatos com inúmeros critérios, desde interações que ele teve com a organização (por exemplo: abriu determinado e-mail, fez check-in no evento, se inscreveu em determinado formulário), até campos do contato (por exemplo: cargo, empresa atual, momento de compra, interesses etc.) 

A partir das segmentações, a empresa pode personalizar a comunicação para o contato, fazendo com que diferentes personas percorram sua própria jornada, e não mais um caminho genérico. 

Como resultado, a empresa terá um relacionamento muito melhor com o contato, agregando valor, e o mantendo ansioso para receber as próximas comunicações.  

Menos trabalho recorrente para o time de marketing 

Com a automação, grande parte da preparação do cliente potencial que o time de marketing teria, agora é automatizada! 

Após criado um e-mail marketing, um formulário, uma segmentação e uma jornada, basta que você a executa uma única vez! Sem necessidade de retrabalhos individuais para cada um dos contatos, analisando em qual ponto ele está, que caminho seguir com base na sua resposta e/ou interação etc.  

Principais recursos do software de automação de marketing

Segmentar a base contatos 

A segmentação e a qualificação da base de cliente potenciais é um dos principais motivos para investir em uma ferramenta de automação de marketing. Esse recurso garante que a nutrição dos clientes potenciais seja adequada para cada etapa da jornada em que eles estão.  

Agendar publicações nas redes sociais 

As redes sociais são ferramentas essenciais na maioria das estratégias de marketing digital. O processo de comunicação com o público é facilitado e o alcance pode render resultados muito positivos. 

Nesse sentido, uma maneira de tornar os processos mais ágeis é por meio da automação de marketing, já que você consegue integrar a ferramenta de automação às publicações nas mídias sociais. 

De um jeito muito simples e rápido, o profissional de social media pode fazer a organização de posts e programá-los por meio de um calendário diário, semanal ou mensal, o que facilita o dia a dia da equipe.  

Efetuar disparos de e-mail marketing 

O disparo automático de e-mail marketing é uma prática essencial dentro do Marketing Digital, não é mesmo? Afinal, ele é um dos caminhos para o relacionamento. Nesse aspecto, o uso de um software especializado em e-mail marketing vai ajudar você a construir e gerenciar bons fluxos de nutrição. 

E o melhor: você ainda poderá aproveitar recursos como templates personalizados, variados filtros de segmentação, entre outros. E claro, isso somado a todas as ferramentas que permitem mensurar os resultados de cada disparo para aprimorar constantemente as suas campanhas. 

Jornada do cliente 

Através da jornada do cliente, você consegue definir todas as interações que a empresa terá com determinado segmento. 

Por exemplo, você vai realizar um evento em São Paulo, portanto, criou uma segmentação somente com os contatos que residem em São Paulo. 

Para esses contatos segmentados, você irá criar uma jornada, onde será feito o envio de e-mail os convidando para o evento. 

Dentro da jornada, você pode criar ramificações. Portanto, para os usuários que se inscreveram no evento, você envia um e-mail de agradecimento, e um dia antes do evento, você envia um e-mail com um lembrete. 

Já para os usuários que abriram o e-mail, mas não se inscreveram no evento, você cria uma atividade do tipo telefonema para o time de marketing, para que entre em contato, para tentar converter a inscrição. 

Portanto, você consegue criar uma jornada totalmente personalizada, com base nas ações que o contato vai tendo com a empresa. 

Gerar e monitorar clientes potenciais 

A captura de leads é uma etapa importante; afinal, é um momento decisivo que separa a entrada no funil de vendas da desistência do prospect. Por isso, a criação de landing pages que atraiam visitantes e gerem conversão deve ter destaque dentro da sua estratégia de marketing. 

Aposte na criação de formulários para pedir informações que serão interessantes para o funil de vendas. Quando a conversão ocorre e os leads entram no funil, começa uma nova etapa para continuar a nutrição e levá-los até o final da jornada de compra. 

Assim, a ferramenta de automação de marketing é essencial para fazer o monitoramento, uma vez que oferece recursos específicos: o Lead Scoring e o Lead Tracking. 

O Lead Tracking consiste no rastreamento das ações do lead, como visitar páginas do site, abrir e-mails ou se inscrever em eventos. Todas essas informações ficam registradas para que se faça o acompanhamento. Portanto, tudo o que é feito fica registrado e evolui para o Lead Scoring, uma pontuação conforme o estágio do lead no funil e outras informações sobre a sua trajetória na jornada de compra. 

Análise de dados 

Os dados são fundamentais para avaliar o desempenho das suas campanhas de marketing e entender mais sobre as preferências do seu público. No entanto, a coleta e o processamento de diferentes informações podem levar um tempo considerável sem um software adequado. 

Para gerar relatórios mais detalhados e ter acesso às informações e dados com mais rapidez, as ferramentas de automação de marketing são a solução ideal. Dessa maneira, acompanhar as métricas do funil de vendas e os resultados da estratégia fica mais simples e eficiente. 

Com essas informações em mãos, você consegue fazer alterações na estratégia em tempo real, para bater as metas pretendidas, por exemplo. 

Testes A/B 

Cada nicho de mercado tem suas particularidades. Nesse sentido, mesmo que você crie uma estratégia incrível para determinado cliente, não significa que ela será efetiva para outro público. Essa é a magia do Marketing Digital: a experimentação e os testes tornam os processos mais certeiros. 

Os testes A/B são criados para estudar o comportamento do público e entender qual das alternativas terá maior impacto. Por meio da mudança de apenas um elemento, são criadas duas variantes de um material que são testadas para descobrir qual agrada mais o público. 

Existem diversas possibilidades para colocar esse tipo de teste em prática. Por exemplo, você pode mudar o título do e-mail, um campo do formulário de uma landing page, trabalhar com duas CTAs diferentes, dentre outras possibilidades. Com uma ferramenta de automação de marketing, é possível descobrir rapidamente qual das duas versões tem um melhor desempenho em um teste A/B. 

Simplicidade 

Algumas ferramentas de automação, como o Microsoft Dynamics 365 Marketing, tem o objetivo da simplicidade. Ou seja, você não precisa contratar um designer para criar seu e-mail marketing ou formulário, a própria ferramenta disponibiliza “elementos” como: texto, imagem, botões e campos para que você vá arrastando, e personalizando seu e-mail, de uma forma muito intuitiva. 

Isso vale para praticamente todas as funções, como: e-mails marketing, páginas de marketing, formulários, eventos, segmentações e jornadas.

Quanto custa um software de automação de marketing?

Sobre valores, cada ferramenta tem uma forma de cobrança. A grande maioria trabalha com planos, então, tudo varia de acordo com o plano escolhido, que vai impactar nas funcionalidades disponíveis, a quantidade de usuários que irão utilizar a ferramenta, e a quantidade de contatos que serão utilizados dentro da aplicação. 

Mas dentre as ferramentas mais conhecidas os planos variam entre R$20,00 a R$10.000,00 mensais. 

Se você tiver interesse em receber os planos e valores do Microsoft Dynamics 365 Marketing, por exemplo, pode entrar em contato conosco! 

O que avaliar no software de automação de marketing?  

Usabilidade do software de automação de marketing

A usabilidade é um dos pontos principais para que você analise antes de contratar uma ferramenta de automação de marketing. Já imaginou comprar um plano e ele não se adequar para o que você precisa? Ou o sistema ser muito difícil de utilizar? Há algumas ferramentas que facilitam o uso no dia a dia por conter menos processos para fazer uma mesma ação. 

Portanto, sempre avalie a usabilidade da ferramenta antes de contratá-la!  

 Mensuração de dados 

Se tem uma coisa que é necessária para o time de marketing, são os dados. E a maioria das ferramentas de automação de marketing carecem de relatórios precisos de informação. 

Cada ferramenta do mercado está em um estágio de desenvolvimento diferente. Todas elas têm o mínimo, como relatórios de abertura de e-mails. Mas em dados mais complexos, como de conversão, de acompanhamento do lead, não são todas que têm!  

Um exemplo de ferramenta que possuí uma análise de dados completa, é o Microsoft Dynamics 365 Marketing – Customer Insights Journeys. 

Entregabilidade da automação de marketing

A entregabilidade de e-mails é um item muito interessante para se levar em consideração. Algumas ferramentas têm um sistema de entregabilidade muito alto. 

Entretanto, algumas ferramentas também podem te ajudar a aumentar a entregabilidade para o lead por meio de um IP dedicado. Por isso, se você optar por uma boa ferramenta, mas que contém uma entregabilidade menor, preste atenção se você terá disponível um IP dedicado para melhorar essa taxa. 

Integração com ferramentas atuais 

É importante saber se a ferramenta de automação de marketing que você vai escolher tem uma boa taxa de integração com algum outro software. 

Imagine que você utiliza um e-commerce, você não vai querer deixar os dados do e-commerce dispersos, certo? Você vai querer integrá-los ao seu aplicativo de marketing! 

Integrações nativas do software de automação de marketing

Estas são aquelas interações que as ferramentas de automação de marketing têm para outros canais, como redes sociais. Por isso, preste atenção nessas funcionalidades adicionais porque elas podem complementar muito bem a sua estratégia. 

Então, veja as possibilidades da ferramenta, analise as entrelinhas e assim você vai ter a melhor escolha de ferramenta de automação de marketing sempre a sua disposição. Afinal, a melhor opção é aquela que funciona para você!