Sistemas de automação comercial podem tornar sua vida mais simples e eficiente. Leia o artigo e descubra como!
A tecnologia está progredindo rapidamente, promovendo a automação comercial em diferentes campos de atuação produtiva, tanto que é possível sentir as mudanças a partir da integração de processos em vários cenários específicos.
Os sistemas de automação inteligentes permitem obter o melhor dos avanços tecnológicos modernos, seja nas residências, escolas, escritórios e linhas de produção industrial.
Todos esses espaços podem contar com sistemas de automação comercial para tornar a vida muito mais eficiente do que era até alguns anos atrás.
Os sistemas de automação permitem trancar as portas dos estabelecimentos comerciais ou escritórios remotamente, desligar automaticamente as luzes em salas vazias ou manter a temperatura dos ambientes.
Isso é alcançado por meio de uma coleção de dispositivos inteligentes, sensores e atuadores voltados para a automação comercial, residencial e industrial.
Os sistemas de automação inteligentes se fazem presentes para tornar a vida em sociedade mais fácil e produtiva, podendo ser aplicada em um escritório especializado em administração de condomínios em São Paulo ou em uma linha de produção da indústria automotiva.
Todas as tarefas simples e redundantes realizadas no ambiente de trabalho, ou mesmo em uma residência, são feitas automaticamente, deixando os humanos para realizar as tarefas essenciais de forma mais produtiva.
A automação comercial e de processos de negócios
É preciso especificar terminologias que podem ser encontradas em diferentes situações, e a automação comercial também pode ser relacionada ao BPA (Business Process Automation), ou automação de processos de negócios.
O BPA envolve o uso de tecnologia para automatizar tarefas e processos que são repetidos continuamente, como o controle de agendamento de instalação de calhas de uma empresa especializada.
As ferramentas de automação de processos de negócios permitem que as empresas simplifiquem atividades críticas para reduzir a complexidade do gerenciamento de várias tarefas para um processo.
Ele encaminha as informações para a pessoa certa, no momento mais adequado, por meio de regras e ações definidas pelo usuário, acelerando a forma como o trabalho é feito.
Benefícios da automação comercial
A abrangência geral em como a tecnologia de automação pode ser aplicada a muitas áreas de negócios, é possível indicar que muitas organizações ainda preparam e enviam documentos manualmente, e isso pode ser transformado de maneira contundente.
Como determinados processos se mostram muito simples, a automação comercial apresenta benefícios imediatos, desde uma loja de móveis planejados alto padrão até um escritório de contabilidade, como podem ser observados a seguir.
Processos mais rápidos e eficientes
As tarefas manuais de produção e distribuição de documentos são demoradas. Mas com a configuração correta, a tecnologia de automação comercial pode realizar os mesmos processos com mais eficiência.
Com isso a empresa economiza tempo e recursos, possibilitando que as pessoas foquem em outras atividades.
Mais produtividade com a automação comercial
Processos de e-mail de saída mais eficientes significam interrupções mínimas nas funções de trabalho em um projeto de arquitetura de interiores, por exemplo, proporcionando aos funcionários tempo para se concentrarem em tarefas de maior valor.
Estudos apontam que a automação acelera o tempo de tomada de decisão e libera os funcionários para se concentrarem em tarefas mais significativas, como melhorar a prestação de serviços ao cliente.
Cargas de trabalho menores em trabalho manual
Ao evoluir a natureza das funções de produção, a carga de trabalho pode se afastar de atividades manuais.
Dessa forma, a empresa, como um todo, pode então investir no desenvolvimento da equipe para ser uma força de trabalho mais ágil e com melhor qualificação.
Custos reduzidos
Tarefas repetitivas simples, como reunir o conteúdo de um pacote de correspondência, podem ser muito aceleradas por meio da automação. Mas não é apenas o tempo de processamento que se pode economizar.
Há benefícios para o custo da prestação de serviços também, como a automação do e-mail marketing de um escritório voltado para a construção civil, produzindo projetos de reformas comerciais, residenciais e industriais.
Vale considerar os recursos necessários para produzir e distribuir manualmente as comunicações de clientes, funcionários ou fornecedores.
Uma empresa precisa da quantidade certa de papelaria, pessoas e equipamentos no local, mesmo que o número de documentos que são processados provavelmente flutue.
Ao introduzir uma plataforma de comunicação multichannel segura, ou um portal de comunicação de funcionários, a equipe principal pode processar qualquer quantidade de documentos durante o horário normal de trabalho.
Eles criam os documentos, os programas estabelecidos e integrados entregam a saída digital ou impressão física.
Não há estoque, despesas de capital ou manutenção de equipamentos de impressão e mailing, sem custos extras de pessoal em períodos de pico e custos de postagem mais baixos.
Melhor atendimento ao cliente
As equipes podem fornecer uma entrega de serviços mais eficiente e uma melhor experiência do cliente automatizando os processos de envio de e-mails.
Comunicações que podem levar semanas para serem preparadas e enviadas internamente podem ser distribuídas no mesmo dia com tecnologia de automação e o parceiro certo de entrega de serviços.
Melhora a auditoria e conformidade regulatória
Automatizar os processos de documentos significa rastreamento, verificações e controles extras em diferentes estágios para melhorar a conformidade e a segurança dos dados e de projetos de revestimento acústico para teto residencial, industrial ou comercial.
Os controles de qualidade podem ser realizados a qualquer momento, sem a necessidade de intervenção humana.
Isso pode aprimorar as trilhas de auditoria e conformidade, caso sejam necessárias.
Redução de recursos desperdiçados
Tradicionalmente, em organizações com volumes de correio de saída flutuantes, são necessários recursos extras para lidar com picos de demanda.
Entretanto, a tecnologia de automação pode ser ampliada ou reduzida conforme necessário. Logo, isso significa que ela pode se adaptar às necessidades, sem aumentar os custos de capital e recursos.
Redução de erros humanos através da automação comercial
Erros podem acontecer facilmente com altas cargas de trabalho, processos manuais e pressões de tempo.
Ao remover tarefas propensas a erros, um profissional que desenvolve projetos para sala comercial compartilhada pode reduzir o risco de consequências potencialmente prejudiciais. Especialmente ao lidar com dados confidenciais, pessoais ou financeiros.
Níveis mais altos de satisfação dos funcionários
Com a remoção de tarefas monótonas e repetitivas de processamento de documentos, as funções que os funcionários desempenham podem evoluir.
Eles podem concentrar o tempo produtivo em trabalhos de maior valor. Isso pode beneficiar a organização.
Por exemplo, ao investir em treinamento e desenvolvimento de funcionários, a força de trabalho é qualificada e se sente valorizada.
Dessa forma, aumenta a satisfação e a lealdade de todos que trabalham e estão envolvidos, de alguma maneira, com a empresa.
Maior eficiência geral
Ao levar tudo isso em consideração, a automação comercial, ou BPA, pode se alinhar aos objetivos estratégicos para melhorar os processos e a produtividade e eficiência geral das pessoas.
Uso da automação comercial no fluxo de trabalho
Todas as organizações têm áreas que podem se beneficiar da automação de notificações repetitivas, permissões e outras tarefas básicas.
Trabalhadores de pequenas e médias empresas realizam tarefas demoradas e repetitivas, com possibilidade de automação comercial em todos os aspectos produtivos, sem causar queda de contratação de mão de obra.
A automação comercial pode proporcionar melhora no ambiente profissional, com aumento de profissionais técnicos e especializados em áreas produtivas que exigem treinamento, como instalação de sistema de aterramento, além de avanços de tecnologia e conhecimento geral.
Em uma empresa, cada departamento pode usar um sistema de automação comercial no fluxo de trabalho, incluindo:
Mesmo que a automação comercial envolve tarefas repetitivas e não exigem níveis significativos de tomada de decisão intelectual, esses setores se mostram beneficiados por outro fator quanto à evolução tecnológica, como a IoT (Internet of Things), isto é, a Internet das Coisas.
As organizações geralmente procuram automatizar fluxos de trabalho pelos mais diversos motivos, entre os quais se apresentam a seguir.
- Acelerar processos;
- Aumentar a eficiência;
- Aumentar a produtividade;
- Reduzir erros.
Eles também implementam a automação do fluxo de trabalho, para que os funcionários possam gastar menos tempo em tarefas tediosas e de baixo valor.
Muitos pacotes de software de automação comercial voltado ao fluxo de trabalho disponíveis no mercado têm recursos de arrastar e soltar. E isso permite que os próprios funcionários automatizem processos manuais que fazem parte de responsabilidades no local de trabalho.
Algumas ferramentas de automação comercial de fluxo de trabalho incluem recursos de inteligência artificial, que podem lidar com tarefas que exigem um certo nível de tomada de decisão.
Quando usada em casos específicos, a automação comercial permite que uma organização simplifique os processos de negócios e aumente a eficiência e a produtividade do local de trabalho.
Conclusão
A automação comercial de fluxo de trabalho e de processos é um passo essencial para a transformação digital.
Um cenário de negócios altamente competitivo exige alta produtividade, confiabilidade e eficiência. Mantendo os custos baixos, mantendo o bem-estar dos funcionários e mantendo os clientes satisfeitos. Uma tarefa difícil para qualquer negócio.
As ferramentas de automação comercial de processos e fluxo de trabalho, são inovações tecnológicas, que se mostram como a força motriz por trás das empresas de alto desempenho no mundo digital.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.