Leia esse posta sobre Plataforma de RPA para tomar a melhor decisão e automatizar os processos repetitivos da empresa “sem vai e voltas”.

O Mercado de desenvolvimento de automações de processos conta com inúmeras plataformas de RPA. De Acordo com a Gartner, existem atualmente mais de 40 ferramentas que realizam algum nível de automação, algumas com mais recursos outras com menos ferramentas.

Nesse artigo, vamos mostrar as principais ferramentas de RPA de acordo com o Quadrante Mágico da Gartner, quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas, e ajudar você escolher a melhor solução para o seu negócio. Confira!

Gartner Plataforma de RPA

A escolha de um fornecedor de Plataforma de RPA muitas vezes não se dá simplesmente pela quantidade recursos disponibilizado pela plataforma, mas também, deve-se levar em conta a atual estrutura da empresa, e qual fornecedor irá melhor atender as necessidades do seu negócio.

Mercado de Automação (Plataforma de RPA)

Embora a área de automação já vinha com uma demanda crescente nos últimos anos, a pandemia de covid no final de 2019 forçou muitas empresas a pensarem em processos mais eficientes o que acabou impulsionando ainda mais o mercado de Robotic Process Automation – RPA em todo o mundo.

Nesse cenário, com tantas soluções repletas de recurso e ferramentas, escolher a melhor plataforma de automação de processo pode se tornar uma tarefa complexa.

As 4 Principais Plataformas de RPA do Mercado

As quatro principais plataformas de automação de processos que irei mostrar possibilitam criar automações seja elas em aplicativos desktop ou mesmo em aplicações que rodem pelo navegador.

1. UiPath

Fundada em 2005, a UiPath é provavelmente a mais conhecida entre as plataformas de automação de processos. Fornecendo uma plataforma completa que vai desde o básico como automações desktop ou web, até recursos como mineração de processos e leitura e extração de dados de documentos através de inteligência artificial e integração nativa com ferramentas de terceiros.

2. Automation Anywhere

Ainda mais antiga que a UiPath, a Automation Anywhare foi fundada em 2003, inicialmente com o nome de Tethys Solutions, alterando em 2010 para o nome que conhecemos hoje.

Oferecendo uma plataforma que se provou eficiente ao longo do tempo, a Automation Anywhare tem encontrado dificuldades para alcançar a rápida evolução da UiPath, e principalmente, a chegada de novos players no mercado.

Assim como no UiPath, a Automation Anywhere permite criar automações para atender diversas necessidades, incluindo recursos de inteligência artificial na leitura de documentos.

3. Blue Prism

A Mais antiga das plataformas de automação, foi fundada e 2001 e adquirida pela Vista Equity Partners em 2021.

Dentre as 4 principais do Quadrante Mágico da Gartner, a Blue Prism é a ferramenta que apresenta a menor quantidade de soluções em uma única plataforma, mas que a depender da solução demandada pode ser uma ótima solução.

4. Microsoft Power Automate

A Quarta plataforma e a que vem se destacando no mercado é o MS Power Automate, que além de alguns recursos existentes em seus concorrentes, apresenta a vantagem de se integrar com o ecossistema Microsoft, seja Office, OneDrive, Azure, Sharepoint etc.

Anteriormente conhecida como WinAutomate, o Power Automate foi adquirida em 2020 se tornando parte das soluções empresariais da Microsoft para automação robótica de processos.

Recursos disponíveis por Plataforma de RPA

As quatro principais ferramentas de automação de processos apresentam soluções semelhantes que vão desde o básico na automação de interfaces de aplicativos ERP e CRM, até a criação de chatbots para suporte e atendimento ao cliente.

Outro ponto a se levar em conta em seu fornecedor de soluções de RPA é a possibilidade de utilizar a mineração de processos. Pois essa solução irá permitir descobrir através de inteligência artificial onde e quais as prioridades na hora de automatizar um processo.

Embora todas as ferramentas apresentem a possibilidade de integrações com outras aplicações, é fundamental verificar se o seu fornecedor já oferece de forma nativa a integração com as plataformas que você já utiliza em seu negócio.

Nesse quesito é onde Power Automate apresenta mais vantagem em relação aos concorrentes, visto que conta com mais 600 conectores prontos para integrar com software, incluindo todo o ecossistema Microsoft.

Vale ressaltar que se no processo a ser automatizado você tem a necessidade de leitura e extração de dados de documentos, é fundamental que sua ferramenta disponibilize uma integração para isso.

Essa é mais uma vantagem do Power Automate em relação aos seus concorrentes, visto que ele apresenta uma plataforma intuitiva e de fácil implementação para leitura e extração de dados utilizando inteligência artificial.

Qual Plataforma de RPA escolher?

A escolha da plataforma de RPA certa para o seu negócio irá depender da sua estrutura atual, pois a escolha ideal para o seu negócio não necessariamente é a mesma para uma empresa de outra setor.

Por exemplo, se o processo que você quer automatizar necessita de leitura e extração de dados de um documento, todas as plataformas aqui mencionadas apresentam soluções para esse tipo de processo.

Contudo, caso o seu processo utilize algum tipo de software Citrix, por exemplo, o ideal é trabalhar com UiPath, Automation Anywhare ou Blue Prism, pois essas plataformas contam com integrações funcionais.

Por outro lado, se você já utiliza os serviços fornecidos pela Microsoft como Azure, Sharepoint, OneDrive, Outlook, entre outros, a solução mais óbvia é certamente o Power Automate, pois como mencionado anteriormente, possui integração nativa entre esses serviços.

Quer saber mais sobre a Power Automate ou como automatizar algum processo repetitivo na sua empresa? Solicite contato de um dos especialistas da Smart Consulting e descubra como ganhar tempo para tarefas mais estratégicas.