Caminhar sem destino ou preparo pode até trazer algumas boas surpresas, mas nem sempre é assim: ficamos muito mais sujeitos aos perigos e sustos que podem surgir. Com uma empresa não é diferente. Por isso, fazemos a pergunta: você sabe o que é planejamento estratégico?

Ao definir um plano para o negócio, as chances de um crescimento certeiro e seguro aumentam. Um bom planejamento mitiga os riscos aos quais a companhia está exposta, além de minimizar os erros da gestão.

Por isso, queremos mostrar quais são os benefícios do planejamento estratégico para sua empresa. Continue a leitura e tire o máximo proveito dessa prática!

O que é planejamento estratégico?

Antes de entender a definição de planejamento estratégico, de fato, é preciso saber que existem basicamente três tipos: estratégico, tático e operacional.

Embora tenham diferentes aplicações, essas modalidades se complementam e é de extrema importância que uma empresa as defina. Afinal, deve haver sintonia entre elas para que os objetivos sejam alcançados. A seguir, confira as particularidades de cada uma.

Planejamento operacional

O cerne do planejamento operacional está na orientação das tarefas cotidianas de um empreendimento, segundo os objetivos e as metas estabelecidas no plano estratégico (do qual falaremos mais adiante). Esse tipo geralmente é conduzido por líderes de equipe, supervisores e encarregados.

Sendo assim, o planejamento operacional é focado em ações de curto prazo, além de mais detalhado do que os planos estratégico e tático. De maneira geral, ele se volta a critérios como recursos, cronogramas, definição de tarefas e seus respectivos responsáveis, custos ou materiais.

Planejamento tático

Diferentemente do operacional, o planejamento tático é centrado na ação de médio prazo. Ele tem a missão de detalhar e delinear o trabalho dos diferentes setores ou unidades da empresa, para que os objetivos definidos no planejamento estratégico sejam atingidos.

Esse plano geralmente é conduzido por gestores, que precisam articular e engajar os departamentos em torno do resultado dos propósitos centrais da companhia. Nele são desenvolvidos os planos de marketing, financeiro, produção etc.

Planejamento estratégico

Finalmente, no planejamento estratégico são definidas as metas de longo prazo por uma instituição. Por meio dele, são pensadas questões como o ponto em que a empresa se encontra e até onde ela pretende chegar.

A sobrevivência do negócio em meio a um mercado de contínuo movimento depende dos planos delineados para o seu futuro — caso contrário, corre-se o risco de que a empresa estanque ou mesmo acabe. É nesse cenário que aparece o planejamento estratégico, conduzido pelos principais líderes da empresa, com um prazo que varia de cinco a dez anos.

A determinação do plano estratégico ajuda a traçar as metas e os objetivos nos planejamentos tático e operacional. Além disso, serve como motor de engajamento para todos os colaboradores.

Por que o planejamento estratégico é importante para a empresa?

No início do artigo, colocamos o exemplo de alguém que caminha sem um destino certo. Agora, imagine um grupo de pessoas na mesma situação. Podem surgir questões como:

  • Será que todas chegarão juntas?
  • Como ter a certeza de que nenhuma delas vai se perder?
  • Quais são as motivações para que o grupo caminhe junto?
  • Como vão decidir qual caminho tomar?

Por esse motivo o planejamento estratégico é tão importante. Uma empresa que não o tenha claro paga o preço do seu crescimento por não contar com um plano que a conduza. Sem uma estratégia, os colaboradores:

  • podem não se comprometer com a companhia e seus objetivos;
  • não sabem quais atitudes tomar;
  • não percebem como e quando realizar ações que impactem os negócios positivamente.

O plano estratégico também tem o papel de tornar o ambiente mais harmônico, além de incentivar atitudes proativas, aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Como implantar o planejamento estratégico?

Visualizada a importância de elaborar uma estratégia para a companhia, a grande questão se torna: como implantá-la em meus negócios? É isso que pretendemos responder a seguir. Na elaboração do planejamento, existem algumas questões que precisam ser respondidas, como:

  • O que a empresa representa?
  • Como ela está posicionada no mercado?
  • Até onde se pretende chegar?
  • Como chegar ao destino proposto?
  • Quais resultados aspira atingir?

Após responder a essas questões, por meio de ferramentas e metodologias será possível elaborar um plano que mapeie o desenvolvimento dos negócios. O resultado, se tudo for feito de forma correta, é o atendimento das demandas que surgiram como resposta às questões anteriores.

Por falar em ferramentas e metodologias, existem algumas que se destacam na preparação do plano. Uma bastante conhecida é a análise SWOT, cujo nome é a sigla em inglês para:

  • Strenghts: pontos fortes;
  • Weaknesses: pontos fracos;
  • Opportunities: oportunidades de mercado;
  • Threats: ameaças aos negócios.

Trata-se basicamente de avaliar esses fatores na empresa, de maneira a construir uma solução que valorize os pontos fortes, elimine os fracos, aproveite as oportunidades de mercado e mitigue as ameaças aos negócios.

Outra opção para elaborar o planejamento estratégico é usando a missão, a visão e os valores. Embora bastante conhecido, esse método geralmente é pouco aproveitado pela companhia, podendo ser resumido da seguinte forma:

  • Missão: propósito da empresa;
  • Visão: objetivo maior do empreendimento;
  • Valores: qualidades necessárias para cumprir a intenção e alcançar o objetivo maior.

Naturalmente, existem meios para elaborar um planejamento estratégico além dos apresentados acima. A ideia principal é a elaboração de um mapa que conduza a companhia pelos próximos anos.

De que forma usar o planejamento estratégico no negócio?

Voltando ao exemplo do grupo de pessoas em uma viagem, imagine que agora elas tenham um mapa em mãos, com o destino demarcado e o caminho traçado, já sabendo quais obstáculos vão enfrentar.

Nesse sentido, os indivíduos vão trabalhar juntos, cada um em suas respectivas funções. Se estiverem em um automóvel, por exemplo, um vai dirigir, o outro ajudará com o mapa, o próximo se preocupará em obter os insumos para o trajeto e assim por diante.

Com o planejamento estratégico (o mapa da companhia), cada unidade, setor, equipe e colaborador ficarão cientes do que é preciso fazer para atingir as metas da empresa. Isso porque serão conduzidos pelos planejamentos tático e operacional, alimentados pela estratégia da empresa.

Além disso, o espírito de pertencimento e a harmonia organizacional serão fortalecidos. Assim, os colaboradores vão se manter proativos e aumentar a produtividade, uma vez que estarão comprometidos com os ideais da empresa.

A empresa que conta com um planejamento estratégico definido corretamente tem mais chances de sucesso. Por isso, investir em sua criação corresponde a estimular o crescimento e fortalecimento do negócio.

Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico, chegou o momento de entender como fazer com que seus projetos deem certo. Veja por que falhas acontecem e como contorná-las!