Baseado no Microsoft 365 e Teams, o Microsoft VIVA reúne dados dos fluxos de trabalho e melhoram a experiência do colaborador, não importando onde ele esteja, seja na empresa ou trabalhando de casa. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre essa solução corporativa!

O que é Microsoft VIVA?

O Microsoft VIVA é uma plataforma / ferramenta de trabalho que utiliza Microsoft 365 e Teams, formando, por enquanto, 4 módulos de utilização:  Viva Connections, Viva Insights, Viva Learning e Viva Topics.

Vale ressaltar que a solução conta com uma Inteligência Artificial – IA e oferecem suporte a aplicações para trabalho de outras empresas de tecnologia, como: Zoom, LinkedIn, Slack, SAP, Workday, entre outras ferramentas.

Módulos do Microsoft Viva

Conheça cada um dos módulos do Microsoft Viva, que tornam a solução uma espécie de hub colaborativo e informativo:

Viva Connections

Descrito como uma área para comunicações internas (uma espécie de Intranet), permite que os colaboradores acessem informações reservadas e confidenciais da empresa, conforme o grupo e perfil de acesso do colaborador.

A solução utiliza sites do SharePoint e comunidades do Yammer no Teams para conectar as pessoas de toda a empresa.

Microsoft-Viva-Connections-1024x559

Viva Insights

Mesmo com os inúmeros benefícios do trabalho remoto, as lideranças se viram diante e desafios grandes em relação a sobrecarga de trabalho, ritmo acelerado demais e ao estresse dos colaboradores.

Pensando nisso, esse módulo tem como objetivo gerir e acompanhar a produtividade dos colaboradores para que as lideranças possam prever gargalos e estudar formas de melhorar a produtividade e bem-estar de suas equipes.

Com o Viva Insights os gestores terão acesso a recomendações práticas que identificam padrões e tendências de suas equipes, os ajudando a maximizar os resultados e na sua liderança.

Já o colaborador poderá organizar e planejar melhor suas atividades durante a jornada de trabalho.

Importante saber, que a solução não será como um “dedo duro”, pois os gestores terão acesso a somente os dados de equipe, sem identificar o membro.

A Microsoft anunciou um novo painel no Glint, já disponível no Microsoft Teams, permitindo que os colaboradores enviem seus feedbacks.

Além disso, o Insights pode ser integrado com outras fontes de dados, ferramentas de terceiros, como o sistema ERP da SAP.

Microsoft Viva Insights

 

Viva Learning

O módulo que conta com uma prévia privada disponível, funciona como uma área de desenvolvimento e capacitação profissional.

Nele, os colaboradores poderão acessar materiais de estudo, treinamentos, cursos, etc. Eles também poderão compartilhar, atribuir e acompanhar os materiais de estudo.

Esses conteúdos de estudo podem ser publicados via Microsoft Learn e LinkedIn Learning, ou por outros sistemas de gestão de aprendizagem terceiros, como: Coursera, edX, Skillsoft e PluralSight ou pela própria empresa.

Microsoft Viva Learning

Viva Topics

No Topics é possível fazer a gestão do conhecimento da empresa, como uma enciclopédia. A solução utiliza IA, Microsoft 365, Microsoft Graph e outros componentes para “ler” os dados dos clientes e organizar automaticamente as informações sobre um determinado tema em cartões e tópicos.

Esses cartões reúnem informações, documentos, arquivos, conversas e pessoas relacionadas, dando acesso rápido ao colaborador e os conectando facilmente com outros colaboradores relacionados ao mesmo assunto.

Microsoft Viva Topics

Por que usar o Microsoft VIVA?

A pandemia mudou a forma como as pessoas trabalham. Na verdade, acelerou o inevitável na indústria 4.0, que cada vez mais, exige estratégias de marca empregadora e de Employee Experiente – EX para atrair e reter talentos.

Reforçando essa afirmação, o Índice das Tendências de Trabalho da Microsoft de 2020, trouxe o dado de que 60% das pessoas se sentem menos conectadas às suas equipes depois de adotar o trabalho remoto.

Para isso, foi necessário transformar algumas culturas organizacionais, valores, missões e modelos operacionais.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, declarou que na pandemia muitas empresas precisaram investir em tecnologias para o trabalho remoto. Logo, a companhia percebeu a necessidade de lançar uma plataforma para otimizar a rotina, permitindo melhor controle das atividades no trabalho remoto, inclusive quando o modelo é híbrido.

Como acessar o Microsoft VIVA?

Além de precisar das licenças Microsoft 365 (consulte aqui o valor com o Viva), o administrador das contas Microsoft da empresa precisará fazer uma configuração.

Como desativar Microsoft VIVA?

Sim, há casos de colaboradores que preferem desativar a solução. Para isso, ele deve seguir esse passo a passo (final da página).

Você já parou para pensar quanta coisa mudou em nossa rotina profissional com a pandemia? Nos conte aqui nos comentários se você já utiliza ou conhecia o Microsoft Viva, e se a sua empresa implementou alguma solução nesse sentido no começo do isolamento social.