Saiba tudo sobre a interface unificada do Dynamics 365: melhorias, recursos e configuração. Lembre-se de atualizar até outubro/2020.

A Interface Unificada é a nova experiência de usuário lançada pela Microsoft na versão 9.0 do Dynamics 365 for Customer Engagement.

Ela possui layout responsivo com o objetivo de oferecer uma ótima experiência em qualquer tamanho de tela, dispositivo ou orientação.

Dashboard na interface unificada
Dashboard

Essa nova interface não é simplesmente uma nova forma de apresentar campos e grids, é também um novo conceito, uma nova maneira que a Microsoft encontrou de apresentar os dados relevantes de sua organização e também de você, como usuário, entender como o fluxo de informações de sua organização funciona.

Nas novas instâncias, o Dynamics 365 já vem configurado por padrão com ela. Essa é uma estratégia da própria Microsoft para incentivar à aderência da nova interface por parte das novas organizações.

Para iniciar, mostraremos porque a Interface Unificada é tão interessante e o que você está perdendo ao não a utilizar.

Por que a Interface Unificada é tão interessante?

Porque ela pode facilitar bastante a vida de todos os usuários da sua organização. Acompanhe a seguir a lista de vantagens ao migrar:

  • A Interface Unificada renderiza bem em qualquer tamanho de tela: É verdade. Graças ao mecanismo de refluxo, a nova interface é totalmente responsiva e capaz de ajustar-se à qualquer tamanho de dispositivo utilizado. Não importa se você está utilizando um celular, um tablet ou a tela gigantesca de seu computador.
Responsividade extrema das páginas
Responsividade extrema das páginas
  • Linha do tempo: a exibição da linha do tempo ajuda você a colaborar com sua equipe, rastreando comunicações e atividades importantes rapidamente. Na Interface Unificada, esta funcionalidade foi melhorada. Agora é possível ver tudo: postagens, anexos de voz, e-mails e anotações na linha do tempo do registro de forma intuitiva.
Linha do tempo
Linha do tempo
  • As apps (ou aplicativos) substituem o SiteMap da interface clássica: é possível configurar diversas apps, que ficam acessíveis a partir do menu lateral e cada app possui uma estrutura de navegação ou menu. Isto permite acessar todos os seus aplicativos de Interface Unificada de forma rápida e intuitiva. A navegação tornou-se mais prática e sem hierarquias profundas.
Novo menu, mais intuitivo
Novo menu, mais intuitivo
  • Com a experiência focada dos aplicativos da Interface Unificada, ou seja, com a interação baseada em modelos, é possível definir o escopo da experiência do usuário com base nas tarefas que o mesmo deverá realizar. Semelhante à um fluxo, é possível priorizar somente o que é importante para determinada tarefa. A imagem abaixo mostra o aplicativo de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e do lado esquerdo, todas as entidades importantes para a realização de seus serviços essenciais.
Aplicativo para SAC
Aplicativo para SAC
  • Adição de vídeos nos artigos da base de conhecimento: agora é possível especificar em artigos da base de conhecimento, não somente texto, mas também ajuda visual detalhada através de vídeos. Isso torna a leitura mais interativa e eficaz.
Interface Unificada Base de Conhecimento
Vídeos nos artigos da base de conhecimento
  • Aprimoramento do sistema de preenchimento automático que filtra itens à medida que você digita nos campos.
Busca e filtro em campos
Busca e filtro em campos
  • Agora é possível criar e personalizar controles para muitas funções: desde auto numeradores e temporizadores para medição de produtividade no preenchimento de registros, até botões de atalho para formulários de outras entidades, renderizações de mapas e galerias de anexos e imagens.

Como mudar da interface clássica para a Interface Unificada?

A Interface Unificada está sendo aprimorada aos poucos pela Microsoft. A maior parte das funções já está disponível para todos os clientes do Dynamics 365. A Interface Unificada já é a interface padrão para todas as novas instâncias de organizações.

A Microsoft anunciou a descontinuidade da interface clássica (web) do Dynamics 365 em setembro/2019. Desta forma, clientes que utilizam a interface web do Dynamics 365 Online devem fazer a transição para a interface unificada até 1/out/2020. Clientes que utilizam o Dynamics 365 instalado localmente terão mais flexibilidade, mas provavelmente não poderão atualizar o Dynamics 365 até realizar a atualização para a interface unificada.

Aconselhamos migrar da interface clássica para a Interface Unificada o quanto antes, tanto para aproveitar os aprimoramentos, como para fazer a transição de forma tranquila e planejada.

Com a retirada do suporte, as páginas antigas podem simplesmente parar de funcionar e você pode ter problemas significativos.

Se o seu Dynamics 365 possui apenas customizações básicas, o processo de atualização consiste em configurações e testes rápidos.

Entretanto, se você faz uso de customizações mais avançadas, como Javascripts, IFRAMEs, etc. é bom começar a planejar e realizar a atualização com antecedência, evitando problemas.

Importante:

Sempre utilize uma instância de desenvolvimento ou homologação para realizar seus testes sem impactar os usuários.

Veja a seguir como é fácil ativar a Interface Unificada. Lembramos que se a sua instância do Dynamics 365 é nova, não é preciso fazer absolutamente nada, a Interface Unificada já está ativada por padrão.

  1. Acesse o Dynamics 365 da sua organização. Na interface clássica, localize no SiteMap (menu principal superior) o módulo “Configurações” (assinalado em verde na figura abaixo), dentro dele localize “Administração” (marcado em vermelho):
Habilitando a interface unificada
Habilitando a interface unificada
  • Na página Administração, selecione o item “Configurações do Sistema” (em vermelho abaixo):
Habilitando a interface unificada
Habilitando a interface unificada
  • Na tela “Configurações do Sistema”, procure pela configuração “Usar apenas a nova Interface Unificada (recomendado)” (marcado em vermelho) e selecione “Sim” (marcação em verde):
Habilitando a interface unificada
Habilitando a interface unificada
  • Pronto! A Interface Unificada está ativada em sua instância e pronta para uso.
Dashboard na interface unificada
  • Caso haja somente um aplicativo em sua organização, sempre após o login do usuário, o mesmo será redirecionado para a página inicial desse único aplicativo. Agora, caso a organização possua vários aplicativos, então a página inicial após o login do usuário da organização será semelhante à imagem abaixo:
Todos os aplicativos da organização
Todos os aplicativos da organização

Quais são as limitações da Interface Unificada?

A Interface Unificada ainda está em desenvolvimento. Alguns recursos ainda estão ausentes, como por exemplo, o estilo personalizado de propriedades de gráfico avançados, notificações globais, experiências de administração, grids editáveis em celulares e roteiros de aprendizagem. Os recursos de filtro em grids são também mais limitados.

Interface Unificada Grid Editável
Grid editável indisponível para celulares

Além do mais, comparado à interface clássica, alguns recursos podem não funcionar corretamente. Isso é normal. Afinal, a Interface Unificada ainda não foi inteiramente disponibilizada.

E para finalizar…

Por mais que a Interface Unificada não esteja 100% disponível, ainda assim, a migração da interface clássica para a interface nova é totalmente viável. Nela, além de possuir todas as vantagens citadas acima, em breve, será a única interface disponível para todos os utilizadores do Dynamics 365. Isso já é certeza nas comunidades especializadas e também pela própria Microsoft.

Uma dica importante que apresentamos no decorrer do artigo é aproveitar a oportunidade e já migrar da interface clássica para a Interface Unificada. Assim, todos os usuários terão a possibilidade de aproveitar o quanto antes todas as novas funções disponibilizadas e os benefícios que as mesmas podem trazer para as suas respectivas organizações.

Saiba mais consultando este Guia.