O Dynamics 365 for Marketing (Customer Insights – Journeys) nasceu com o intuito de ser único e abranger todas as ações que uma empresa necessita para atrair clientes potenciais e clientes, se relacionar com eles e criar experiências encantadoras. Quer saber como a Microsoft resolveu isso? Continue a leitura e saiba tudo sobre essa solução!
O que é o Microsoft Dynamics 365 for Marketing -Customer Insights Journeys?
Percebendo que muitas empresas ainda têm dificuldades na hora de fazer uma estratégia de vendas online (quais ferramentas utilizar, onde gastar o orçamento de marketing, como criar e conduzir uma jornada do cliente e como comprovar o ROI), a Microsoft incorporou ao Dynamics 365 o Hub de Marketing e posteriormente, em 2023, unificou com o Dynamics 365 Customer Insights.
O Dynamics 365 for Marketing (Customer Insights – Journeys) é uma ferramenta para automação de Marketing Digital e Off-line única. Isso quer dizer que ela reúne os principais recursos para realizar uma estratégia de inbound e outbound marketing em um só lugar, e você pode fazer diferentes ações com apenas um software, com mais eficiência e produtividade.
A solução auxilia a maior parte dos seus potenciais clientes a obter mais informações para decidir a compra, tendo sempre em mente o conceito do funil de vendas, ele foi criado para abranger a maior parte das ações que uma empresa necessita para atrair mais oportunidades de vendas, conquistar mais clientes e prosperar de forma sustentável.
Quais são os recursos do Dynamics 365 for Marketing (Customer Insights – Journeys)?
É difícil listar em apenas um post todos os recursos da solução para automação de marketing da Microsoft, mas vamos destacar aqui um TOP 3 das mais desejadas pelos gestores de marketing:
Converter visitantes em contatos e oportunidade de vendas
Ter uma boa taxa de visitantes é um ótimo combustível, mas você não vai bater metas se todos esse tráfego entrar e sair do seu site sem que você saiba quem são para continuar se relacionando. Conseguir dados sobre esses visitantes é importante criar uma base de contatos (leads) e com potencial de se tornarem clientes.
Com o Dynamics 365 for Marketing você irá capturar os dados do seu visitante através de Páginas de Aterrisagem e Formulários de forma simples, sem precisar de uma equipe de design nem de códigos de programação rápida (com a ajuda do editor drag & drop). Essa facilidade é ainda mais importante para aumentar a produtividade da sua equipe, que pode investir mais tempo em outras tarefas cruciais para o seu negócio.
Contudo, caso queira um layout ou ter um modelo de template padrão mais personalizado, você poderá criar.
Construir um relacionamento com esses leads ao longo de toda a jornada
Relacionamento é a palavra-chave para transformar seus leads em clientes. Para isso, é extremamente importante ter cada vez mais conhecimento sobre os contatos para enviar o conteúdo certo, na hora certa, para a pessoa certa.
Quanto mais você souber sobre as pessoas, mais chances terá de criar um relacionamento duradouro, trazendo oportunidades de vendas.
Com o Microsoft Dynamics 365 Marketing você gerencia e mantém o histórico completo (linha do tempo) de cada contato na sua base de contatos, além de poder criar diferentes tipos de segmentação para identificá-los e se certificar de que está entregando a eles o que é relevante para cada um.
Com a nova onda de atualização, os formulários inteligentes auxiliarão na coleta das principais informações dos contatos e contas para montar as segmentações. Eles não precisarão preencher sempre os mesmos campos para conversão.
Também é possível criar campanhas de e-mail marketing de forma prática e, e automatizar, com um editor visual, as ações de nutrição e relacionamento com a criação de Jornadas de Marketing, poupando tempo e esforços do seu time de marketing.
Identificar e fechar vendas
Além disso, Dynamics 365 for Marketing possui uma funcionalidade de Score, que atribui notas aos diversos contatos da base, conforme critérios pré-estabelecidos pela sua empresa.
Os critérios podem ser por perfil, ações e acessos realizados em seus materiais de marketing. Atenção, é preciso habilitar os cookies para que esse recurso funcione.
Assim, todos os clientes potenciais mais próximos do momento de compra podem ser enviados diretamente ao seu time de vendas.
Como criar uma campanha no Dynamics 365 Marketing (Customer Insights – Journeys)?
Uma dúvida comum entre os usuários da ferramenta de automação de marketing é como enviar e-mails para uma lista de específica de forma rápida.
Para isso, é preciso é preciso fazer uma “campanha rápida”, que é um disparo único e voltado para um determinado público-alvo. Nela, é possível acompanhar dados de performance, como: respostas de campanha, conversões, trajetória dos clientes potenciais, pedidos e oportunidades.
A Microsoft disponibiliza a documentação com o passo a passo para fazer uma campanha rápida.
Se for necessário realizar mais de uma atividade, como envio de uma sequência de e-mails e/ou cadência de telefonemas, já recomendamos seguir os passos para criar uma campanha padrão.
Quanto custa a licença do Dynamics 365 for Marketing (Customer Insights – Journeys)?
Diferente de outras soluções para negócios da Microsoft, o Dynamics 365 para o Marketing não é comercializado por licença de usuários, mas sim pelo locatário com capacidade de 10 mil contatos de marketing e 100 mil interações de marketing por mês. Os limites de capacidade são monitorados e a capacidade adicional é disponível para ambos.
Além das funcionalidades de automação de marketing, sua empresa ao contratar o Hub de Marketing do Dynamics 365 contará com outros serviços adicionais como Customer Voice, maior capacidade de banco de dados do Dataverse, entre outros. Também há condiões especiais para quem já tem 10 usuários ou mais de outros módulos.
Beleza, mas o que é um contato de marketing?
É qualquer entidade (como um contato, lead, conta ou Perfil B2C do Customer Insights – Data) envolvido em uma interação de marketing.
E o que é uma Interação de Marketing?
É uma mensagem de saída enviada para qualquer Contato de Marketing usando o Dynamics 365 Marketing | Customer Insights – Journeys.
A mensagem pode ser enviada por meio de canais prontos para uso disponíveis no Dynamics 365 Marketing | Customer Insights – Journeys, por exemplo: email, notificações em push, SMS, outros canais da Microsoft, ou sistemas de terceiros integrados ao Dynamics.
Agora que você entendeu essas definições importantes e viu um pouco de como o Dynamics 365 for Marketing (Customer Insights – Journeys) pode ajudar, sugerimos que entre em contato com um especialista da Smart para saber mais detalhes. Se preferir, nos encontre nas nossas mídias sociais, sempre postamos curiosidades sobre a solução. Até próxima!