O cargo de Delivery Lead já vem surgindo com força em grandes multinacionais e empresas reconhecidas ao redor do mundo, como uma nova visão sobre o profissional gerente de projetos de até pouco tempo atrás.
Isso porque a tecnologia e a globalização mudaram a forma como as pessoas atuam dentro das empresas. Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, vimos a multiplicação do modelo de home office como forma de trabalho.
Dentro desse novo cenário, o profissional padrão de gerência de projetos já não se encaixa mais — é preciso um novo norte que esteja de acordo com essas mudanças. Esse novo cargo é o Delivery Lead, e vamos falar um pouco mais sobre ele ao longo deste post. Boa Leitura!
Quem é o Delivery Lead?
O Delivery Lead, de forma geral, é o profissional responsável por coordenar todos os prazos de entrega, as horas do time dedicadas em cada uma das etapas de um projeto e a gestão direta das pessoas envolvidas.
Podemos dizer que, devido a todas as mudanças ocorridas dentro das empresas e a evolução da forma de trabalho, temos um profissional que abraçou várias funções, sendo responsável pelas atividades que seriam divididas entre o gerente de projetos, o analista de negócios, o scrum master e o product owner.
Para fim de conceito, podemos dizer que o Delivery Lead é o responsável por manter diversos projetos da empresa sob controle, garantindo que sejam concluídos no prazo e conforme as especificações desejadas.
Como um Delivery Lead, existe uma colaboração direta com boa parte da equipe, como designers, desenvolvedores e clientes, para que um cronograma seja montado de acordo com o escopo de cada parte do projeto.
Podemos dizer que um Delivery Lead é diferente de um gerente de projetos porque cuida de várias atividades em simultâneo, enquanto que o segundo foca em uma atividade por vez.
Quais são as atribuições do Delivery Lead?
De maneira breve, podemos dizer que o Delivery Lead, como chefe geral do projeto, precisa garantir que uma equipe de produto entregue o resultado planejado e preencha todas as lacunas existentes.
Contudo, cada empresa mantém uma estrutura única e diferenciada, e até mesmo a utilização do Scrum pode depender da forma como uma organização a aplica.
Em termos gerais, podemos listar algumas responsabilidades básicas do Delivery Lead:
- definir, de maneira geral, todo o escopo do projeto e os seus principais requisitos;
- criar cronogramas para as entregas das etapas do projeto;
- gerenciar todas as prioridades em relação ao tempo disponível dos profissionais envolvidos;
- liderar todas as reuniões que possam ser necessárias;
- negociar prazos e recursos com todos os envolvidos, internos e externos;
- buscar a criação de uma cultura de colaboração entre os membros do time;
- gerenciar uma equipe multidisciplinar;
- garantir que todos estejam motivados e em máximo desempenho diante de qualquer situação contrária;
- encorajar o time a realizar as entregas dentro dos prazos;
- garantir a aplicação das metodologias ágeis e entregas regulares, conforme o cronograma estabelecido.
Quais são os requisitos da vaga de Delivery Lead?
Como se trata de um cargo de alta responsabilidade e que demanda um conhecimento em larga escala, é preciso estar preparado. Para o preenchimento de uma dessas vagas, é necessário contar com requisitos bem variados.
Delivery Lead = Perfil de liderança
O primeiro requisito é, com certeza, a capacidade de liderar. Afinal, o Delivery Lead estará chefiando uma série de projetos e lidando diretamente com uma grande quantidade de pessoas. Em vários momentos, ele terá o poder de decisão sobre as atividades que serão realizadas.
Liderança pode ser algo natural para algumas pessoas, mas também é possível desenvolvê-la ao exercer cargos de chefia ou por meio da participação em cursos, seminários e workshops.
Conhecimento em tecnologia
Um Delivery Lead é responsável por trabalhar com diversos projetos ao mesmo tempo, com variadas equipes e uma série de prazos e atividades. Por conta disso, ter conhecimentos de tecnologia se torna fundamental para utilizar softwares de controle.
Algumas empresas exigem até mesmo o conhecimento em algumas ferramentas específicas, como o JIRA, que possibilita o controle visual de tudo o que está acontecendo em cada um dos projetos em execução.
Formação em Desenvolvimento de Software ou Gestão de Empresas
O bacharelado em Desenvolvimento de Software ou Gestão de Empresa pode ser um diferencial. Ambos os profissionais podem apresentar certas habilidades úteis para a gestão de projetos e organização de uma equipe.
É claro que outros cursos também podem ser interessantes, a depender do ramo de atuação da empresa e o nicho de mercado em que ela está inserida. Mas o mais comum é que esses dois profissionais tenham mais chances.
Conhecimento de metodologias ágeis
Grande parte das empresas hoje faz gestão de projetos por meio de metodologias ágeis, sendo a mais comum o Scrum. Porém, um conhecimento básico sobre outras formas de gerenciamento ágil também é um diferencial.
Um profissional pode se especializar em Scrum por meio de cursos e tirar um certificado que ateste o seu conhecimento, caso não tenha uma larga experiência com essa metodologia.
Quanto ganha um profissional de Delivery Lead?
O salário médio de um profissional como esse depende muito do seu nível de experiência. Os maiores salários, obviamente, estão em outros países: nos Estados Unidos, por exemplo, um Delivery Lead pode chegar a ganhar U$ 130 mil por ano.
Em terras tupiniquins, um profissional como esse pode ganhar um salário entre R$ 6.600 a R$ 12.000 segundo um site de verificação de remunerações. A variação depende exclusivamente da experiência.
Qual é a expectativa para o futuro?
Cada vez mais, as empresas têm se tornado dinâmicas em sua gestão. Isso não é apenas um movimento natural do mercado, mas uma exigência para poderem acompanhar a evolução das tecnologias e se manterem competitivas.
Como vimos, há um grande horizonte a ser explorado por profissionais que decidirem seguir esse rumo na carreira e se tornar um Delivery Lead. Apesar de ser relativamente novo, o cargo apresenta uma grande expectativa de crescimento.
Esperamos que este post tenha servido de norte para você que pensa em buscar novos desafios para a sua carreira. Não deixe de assinar a nossa newsletter e receber posts como este direto em seu e-mail!