Quem nunca ouviu, em um ambiente corporativo, que as metas de vendas precisam ser batidas? Certamente, você já escutou algo parecido, afinal, essa é uma rotina costumeira em que membros de equipes comerciais precisam se esforçar ao máximo para alcançar a meta do setor.
No entanto, essa tarefa pode ser suavizada com o uso de uma ferramenta de mercado com alto poder computacional. E é exatamente com o intuito de falar melhor a respeito desse aparato tecnológico que trouxemos até você este artigo.
Nele, você encontrará informações que explicam melhor do que se trata o Dynamics 365 da Microsoft, além de entender quais são suas funções que ajudam no cumprimento de metas e as suas características únicas. Preparado para absorver tanto conhecimento? Então, continue lendo!
O que é o Microsoft Dynamics 365?
O MS Dynamics 365 é uma plataforma que funciona por meio do conceito de Software as a Service — ou software como serviço. Ou seja, é um sistema acessível via internet porque sua hospedagem é feita na nuvem. Isso proporciona uma imensa versatilidade às equipes de vendas, pois o acesso aos dados armazenados nele pode ser feito a partir de qualquer dispositivo conectado à rede.
O Dynamics 365 une as funcionalidades de um CRM e um ERP. Assim, ele atende tanto o gerenciamento dos processos de vendas, como também o planejamento e a gestão dos recursos empresariais.
Trata-se de uma solução completa desenvolvida pela Microsoft que consegue atender organizações de praticamente todos os portes.
Quais são as características que ajudam a atingir as metas de vendas?
Por meio de funcionalidades voltadas aos times de vendas, o Dynamics 365 consegue prover o auxílio necessário ao cumprimento das metas estabelecidas.
A seguir, confira como isso acontece, conhecendo as principais características do sistema.
Agilidade
Com o uso da ferramenta da Microsoft para gerenciamento das vendas, é possível ganhar muito mais agilidade nos processos ao integrar todos os membros da equipe. Isso ocorre por conta da visibilidade imediata conseguida na plotagem de dashboards assim que os dados são imputados no sistema.
O fato de todos compartilharem os dados faz com que o comportamento das vendas possa ser monitorado e melhorado continuamente. Assim, os resultados podem ser acompanhados pelo gestor do time e as orientações necessárias ao desenvolvimento podem ser transmitidas de modo direcionado.
Análise de vendas com IA
É perfeitamente possível fazer uso de uma integração dos dados armazenados no sistema com a inteligência artificial embutida nele. Com isso, o software consegue apresentar um dos seus maiores diferenciais, que reside em fazer recomendações acerca do cliente que está sendo abordado.
Por meio de uma varredura nas redes sociais, o sistema encontra congruências entre a personalidade do cliente, fazendo com que seja capaz aumentar o nível de relacionamento. Na ciência de vendas, esse é um ponto fundamental para alcançar o sucesso de fechar o maior número de negócios possíveis.
Responsividade
Esse é um fator com elevado peso em um processo de venda, pois permite customizar o trabalho efetuado. Utilizar uma plataforma responsiva significa dizer que o sistema será acessível de qualquer dispositivo. Logo, a consequência dessa afirmação é dizer, também, que o acesso se dará de qualquer lugar.
A razão disso é que é possível usar um simples celular para obter os dados de um cliente com o qual já se tem tratativa firmada anteriormente. Isso proporciona uma grande mobilidade e faz com que nenhum membro da equipe de vendas perca uma negociação porque não está dentro do escritório, por exemplo.
Adaptabilidade
Além de todas as vantagens já apresentadas até aqui, o Dynamics 365 também pode se mostrar como um sistema com ampla capacidade de integração. Dessa forma, ele consegue se integrar com altíssima adaptabilidade a qualquer tipo de processo que a empresa efetue.
Isso faz com que haja o fornecimento de vários insights a respeito do procedimento de vendas, com diversas sugestões baseadas no perfil do cliente. A grande carga de dados que o software suporta o coloca no centro de um trabalho orientado por uma cultura data driven.
Quais são as principais funcionalidades do Dynamics 365 que ajudam nas metas de vendas?
Acompanhe, a seguir, as funções que permitem considerar o Dynamics 365 como um sistema diferenciado no mercado e que realmente potencializa a capacidade de vendas de um departamento comercial.
Gerenciamento do marketing
O sistema encapsulado no Dynamics 365 é estruturado de uma forma que todos os processos relativos ao setor de marketing podem ser gerenciados por ele. Isso passa pela presença de inteligência artificial, que visa unir procedimentos antigos às técnicas modernas de identificação do comportamento do cliente.
É assim que se torna possível ter uma clara compreensão dos hábitos e das preferências da carteira prospectada. Por meio da análise do conjunto de dados fornecidos pelos próprios clientes, pode-se montar estratégias de abordagens eficientes e com alto índice de conversão.
Gestão das Metas de Vendas
Muitas vezes negligenciada pelos departamentos comerciais de algumas empresas, a gestão das vendas merece uma atenção mais do que especial. Isso é necessário para conseguir manter um fluxo saudável entre as entradas das negociações e seus fechamentos.
Outro ponto sensível fica por conta de organizações que trabalham com produtos físicos e precisam controlar seus estoques. O Dynamics 365 fornece as ferramentas adequadas para efetuar essa atividade. O objetivo é alcançado por meio de inteligência preditiva, que fica responsável por realizar uma série de análises importantes para a companhia.
CRM
Equipes comerciais de alta eficiência sempre trabalham com algum tipo de sistema responsável por fazer o gerenciamento da relação com o cliente. São os chamados softwares de Customer Relationship Manager —CRM. São eles que proporcionam uma visão completa de como as ações estão sendo conduzidas.
Com o Dynamics 365, é possível fazer o gerenciamento de forma muito intuitiva. Trata-se de uma ferramenta de grande utilidade para vendedores, pois, do contrário, seria muito difícil se ater a todos os compromissos agendados e lembrar de tudo que foi tratado a cada contato feito com um cliente.
Atingir as metas de vendas é uma obrigação contínua de todos os departamentos comerciais de qualquer empresa — e não poderia ser diferente, pois é para isso que eles existem.
No entanto, a tarefa de gerenciar ciclos de vendas e de desenvolver relacionamentos com clientes não precisa ser penosa. Ela pode ser auxiliada por sofisticadas ferramentas que usam, inclusive, inteligência artificial. Certamente, essa é a melhor forma de conseguir êxito em todos os meses do ano.
Gostou do conteúdo? Então, entre em contato e conheça um pouco melhor o sistema Dynamics 365 e o que ele pode fazer por sua organização!