Vivendo em um mundo onde a tecnologia redefine constantemente nossas possibilidades, a introdução do ChatGPT foi verdadeiramente marcante. E como estamos imersos nesse universo tecnológico, queremos mantê-los atualizados sobre as novidades envolvendo o Chatbot GPT e o mais novo queridinho da Microsoft, o Copilot. Confira!
Com a Inteligência Artificial (IA) ganhando espaço nas estratégias empresariais, a Microsoft fez um movimento decisivo ao investir cerca de US$ 10 bilhões na solução de IA da OpenAI no início de 2023.
Logo, o mundo da tecnologia foi tomado por anúncios empolgantes. No início de 2023, a Microsoft revelou planos de integrar o ChatGPT em plataformas-chave como Bing, Microsoft Teams e Power Platform.
Essa integração prometia revolucionar a forma como profissionais utilizam essas ferramentas, tornando seus fluxos de trabalho mais eficientes e produtivos.
Essas novidades não passaram despercebidas. O Google, vendo a Microsoft se aproximar, convocou seus fundadores, Larry Page e Sergey Brin, para conter a “ameaça” que o ChatGPT representava. A batalha pela supremacia tecnológica estava se intensificando.
Mas não foi apenas o Google que sentiu a pressão. A Salesforce, líder em soluções de CRM, também se viu obrigada a investir ainda mais em sua própria inteligência artificial, o Einstein IA ou Einstein GPT, como resposta ao avanço da concorrência. A Salesforce, que já vinha investindo na OpenAI por meio do Slack, teve que acelerar seus planos.
E enquanto o mercado se ajustava a essas mudanças, a Microsoft não parava. No final de 2023, lançou o Microsoft 365 Copilot, juntamente com o Microsoft 365 Chat, trazendo aos clientes corporativos assistentes de IA que prometiam transformar radicalmente a maneira como trabalhamos.
Essa jornada, marcada por inovações e competição acirrada, destaca o papel central que a IA está desempenhando na próxima era da tecnologia.
O futuro parece emocionante e cheio de promessas, com a IA moldando o caminho para novas possibilidades e oportunidades.
Recursos implementados na Power Platform com o Chatbot GPT
Listamos aqui alguns recursos, mas é importante reforçar que ainda não foram lançados, logo podem sofrer mudanças no lançamento. É importante lembrar que serviço é precificado, e a cobrança por todo uso do Chatbot GPT começou em 13 de março de 2023.
Microsoft Copilot Studio
Você já passou pela situação de fazer uma pergunta a um chatbot e ele não ter a resposta? Geralmente, ele pede para você reformular a pergunta ou oferece a opção de falar com um humano, certo?
O Microsoft Copilot Studio, anteriormente conhecido como Power Virtual Agents, entra em cena para transformar essa experiência. Ele é projetado para estender o Microsoft Copilot no Microsoft 365, permitindo a criação de copilotos personalizados para diversos cenários, tanto internos quanto externos.
Com a inteligência artificial generativa integrada ao chatbot, antes de encaminhar a questão para um humano, o Copilot Studio usa o processamento de linguagem natural para analisar a mensagem do usuário.
Se não houver um tópico específico para aquela interação na conversa, ele pode pesquisar informações em URLs publicamente disponíveis no Bing. Os resultados dessa pesquisa são apresentados em linguagem simples, como em uma conversa, para melhorar a experiência do usuário.
O Microsoft Copilot Studio simplifica a criação de copilotos personalizados, oferecendo uma plataforma abrangente para projetar, testar e publicar copilotos. Com a capacidade de criar extensões nativas para o Microsoft Copilot no Microsoft 365, os usuários podem facilmente desenvolver tópicos com IA generativa e integrar APIs específicas da empresa.
Além disso, o Copilot Studio se integra com os GPTs personalizados da OpenAI, ampliando suas funcionalidades e possibilitando a importação de modelos de GPT para atender às necessidades dos usuários finais. Ou seja, agora os chatbots ficarão menos “robotizados” em suas respostas e dependentes das configurações iniciais de conversas. Bacana, né?!
Além disso, isso dará mais agilidade na implementação de um chatbot, pois não será preciso criar manualmente vários tópicos que podem ou não cobrir todas as perguntas que os usuários irão fazer.
Atualizações!
Para o ciclo de lançamentos da 1º Wave deste ano, estão programadas várias atualizações emocionantes, como:
- Recursos nativos para estender o Microsoft Copilots
- Suporte IVR em conjunto com o Dynamics Customer Service
- Disponibilidade geral para ações generativas, com expansões geográficas para Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Noruega, Coreia, América do Sul e África do Sul
- Recursos avançados para integração com GPTs da OpenAI, juntamente com novos canais, como o WhatsApp
- Recursos de gerenciamento do ciclo de vida do software, incluindo importação e exportação em nível de tópico e controle de acesso baseado em função (RBAC)
Quer saber mais sobre as atualizações de 2024? Acesse o link da documentação feita pela Microsoft ou conheça a página do Microsoft Copilot Studio.
AI Builder (Power Apps e Power Automate)
Há 4 anos a Microsoft anunciou o AI Builder, seguido pelo Power Apps Ideas, que foi a primeira infusão de IA generativa. Esses dois marcos democratizaram o acesso a modelos complexos de IA no Power Apps e Power Automate, trazendo funcionalidades como: classificação de categorias, detecção de objetos, previsão, análise de sentimento e entre outros recursos.
Com a adição do chatbot GPT, a Microsoft está expandindo ainda mais as capacidades de IA generativa de baixo código do AI Builder. Isso significa que desenvolvedores e programadores poderão utilizar modelos pré-criados para interagir com a IA e criar solicitações específicas para seus workflows, reduzindo significativamente o tempo de desenvolvimento.
No AI Builder, você pode aproveitar os recursos mais recentes de IA generativa do serviço OpenAI do Azure, criando, testando e implementando prompts GPT para obter insights valiosos.
Além disso, há modelos de IA pré-treinados disponíveis para uso imediato em cenários como processamento de faturas, análise de sentimento, tradução de texto e reconhecimento óptico de caracteres. Para atender às necessidades específicas do seu negócio, é possível criar modelos de IA personalizados, adaptando a IA de acordo com suas demandas.
O AI Builder também oferece recursos de governança e segurança, permitindo que você controle quem tem acesso à tecnologia de IA e monitore seu uso na organização. Na prática, isso significa que até um desenvolvedor júnior pode pedir à IA que explique o código deixado por um desenvolvedor sênior que saiu da empresa.
Essa é apenas uma das muitas possibilidades que o ChatGPT com o Power Apps e a Power Platform oferecem, mostrando que estamos apenas começando a explorar o potencial dessa tecnologia. Este ano, teremos várias atualizações emocionantes!
Atualizações!
- Controle de Acesso: Administre quem pode acessar os modelos do AI Builder por meio do centro de administração.
- Gerenciamento do Ciclo de Vida: Gerencie o ciclo de vida do aplicativo com suporte a conjuntos de dados do modelo.
- Experimentação com o AI Builder: Experimente o AI Builder com o plano de desenvolvedor do Power Apps.
- Nova Experiência de Gerenciamento de Capacidade de IA: Use a nova experiência de gerenciamento de capacidade de IA para administradores.
- Monitoramento de Registro de Atividades do LLM: Monitore o registro de atividades do LLM para criadores e administradores.
- Habilitação de Créditos de Extensão: Administradores podem habilitar ou desabilitar créditos de extensão para o AI Builder.
- Monitoramento da Atividade do Modelo de IA: Monitore a atividade do modelo de IA com recursos enriquecidos.
- Monitoramento do Uso de Modelos do AI Builder: Monitore o uso de modelos do AI Builder para criadores.
Para saber mais sobre cada uma delas e em que data estarão disponíveis, basta clicar aqui.
Power BI e o Chatbot GPT
Se você trabalha com Power BI, sabe como escrever fórmulas DAX pode ser desafiador. Mas e se eu te contar que agora você pode contar com uma ajuda extra? A Microsoft está integrou o chatbot GPT ao Power BI, através do Copilot, permitindo que você faça perguntas e execute operações usando linguagem natural.
Com o Copilot, você poderá aumentar sua produtividade na visualização de consultas DAX. Ele pode escrever e explicar consultas DAX para você, tornando o uso das consultas ainda mais fácil.
Imagine só, você digita o que deseja em uma consulta DAX e o Copilot faz o resto. Ele até adiciona comentários explicativos para cada parte da consulta gerada, mostrando que foi gerada com o Copilot a partir do seu prompt. Além disso, você poderá ajustar consultas DAX existentes, adicionando colunas adicionais de agrupamento ou fazendo outros ajustes.
O Copilot mostrará todas as alterações feitas com um editor diff inline, para que você saiba exatamente o que foi adicionado, removido ou atualizado. Com o Copilot, também será possível criar novas medidas e testá-las diretamente na visualização de consultas DAX.
E se precisar modificar o modelo semântico adicionando a medida da consulta DAX, você poderá fazer isso facilmente com o CodeLens. E tem mais! Na visualização de consultas DAX com o Copilot, você poderá descobrir mais sobre funções ou tópicos DAX, tudo sem precisar sair do contexto de onde está trabalhando. Não será mais necessário recorrer a um mecanismo de busca para encontrar respostas.
Além disso, os usuários de negócios poderão fazer perguntas sobre dados e obter respostas significativas sem precisar entrar em contato com um analista de dados. Isso acelerará a adoção do Power BI em empresas de diversos tamanhos e segmentos, tornando-o mais acessível e fácil de usar para todos.
Conclusão
A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) pode causar um certo frio na barriga nos humanos, mas é inegável que ela é uma grande aliada para as organizações que utilizam plataformas de desenvolvimento de baixo código.
As vantagens oferecidas pela integração dessas tecnologias, como a Power Platform e o OpenAI Chatbot GPT, são inúmeras: proporcionam uma experiência mais intuitiva e iterativa para os desenvolvedores cidadãos, ao mesmo tempo em que aceleram o desenvolvimento para os profissionais da área.
Imagine só, poder contar com um assistente virtual que escreve fórmulas complexas para você, explica consultas DAX detalhadamente e ainda pode criar medidas personalizadas. Isso não apenas simplifica o trabalho, mas também acelera o processo de desenvolvimento, permitindo que mais projetos sejam concluídos em menos tempo.
E você, está empolgado com essas novas possibilidades? Conhece alguma funcionalidade nova que não mencionamos aqui? Compartilhe conosco nos comentários! Adoramos trocar ideias e aprender mais sobre esse tema fascinante.