O case de sucesso Happmobi começou devido a um problema claro: a necessidade de flexibilizar o sistema de análise de dados de treinamento disponibilizado pela empresa. O objetivo era implementar uma coleta de dados mais eficiente.

Mais além, a nova solução deveria facilitar a busca por gaps de conhecimento existentes entre os colaboradores dos clientes Happmobi, sempre com o intuito de melhorar a performance e conhecer as características de comportamento dos colaboradores. A solução estava na parceria com a Smart Consulting.

Para entender o que foi feito e como a proposta foi montada, conversamos com o responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da Happmobi, Luís Collaço.

Qual é o setor de atuação da Happmobi?

A Happmobi (site) é uma startup que desenvolve treinamentos online para o mundo corporativo. O foco são empresas de médio e grande portes, especialmente as que contam com grande número de colaboradores dispersos geograficamente, distribuídos em várias unidades ou filiais.

O foco são os treinamentos digitais e online sob demanda. Eles são elaborados de acordo com as necessidades do cliente. Assim, são desenvolvidas algumas atividades, como:

  • criação do roteiro;
  • entendimento da necessidade de treinamento do público-alvo;
  • identificação do melhor formato, ou seja, se será um curso, um game ou um vídeo, por exemplo.

A Happmobi também tem um LMS que é uma plataforma de lançamento e execução de treinamentos. De acordo com Collaço, “não era nossa intenção inicial, mas hoje um dos indicadores importantes para treinamento é o engajamento. Nossa plataforma é mais interessante, mais cool. É a Happlearning”.

Por isso, o diferencial é a parte de coleta dos dados. Conforme o treinamento é realizado, as informações de colaboradores, eventos e interações são reunidas em um dashboard e disponibilizadas por meio de gráficos. Assim, é possível obter insights e descobrir, por exemplo:

  • A hora e o minuto em que o colaborador começou o treinamento;
  • O tempo que demorou para realizar a lição;
  • A duração média em cada página;
  • A opinião de forma dissertativa ou em questionários de múltipla escolha.

Quais eram os desafios enfrentados pela Happmobi antes da parceria?

Apesar de já ter uma plataforma de treinamentos, a Happmobi não tinha uma ferramenta flexível para a visualização, análise de informações e descoberta de insights. A “solução caseira de coleta e análise de dados”, como definiu Collaço, era insuficiente para os clientes, já que oferecia pouca flexibilidade.

“Para mudar um gráfico ou mudar a cor, era necessária uma customização muito grande. Você tinha que programar de novo”, destacou o responsável pelo desenvolvimento de novos negócios. Esses eram os desafios a superar.

A solução pareceu clara: uma ferramenta de Business Intelligence (BI). Com ela, haveria a coleta de dados e a flexibilidade demandada pelos clientes. Depois de alguns estudos e comparações entre diferentes alternativas, aquela que apresentava o melhor custo-benefício foi o Power BI.

Com o objetivo de se tornar um case de sucesso, a Happmobi buscou um parceiro junto à Microsoft. Na lista de indicados, vários foram contatados, mas o que trouxe a melhor proposta foi a Smart Consulting. Collaço explicou o que motivou a escolha:

A gente sempre olhou preço, mas, sinceramente, o que mais chamou a atenção para fechar com a Smart Consulting foi o quanto eles se envolveram no processo de avaliação do que nós precisávamos. Eu senti que as empresas estavam muito focadas em vender o serviço do Power BI, mas nem sabiam onde ele teria de se integrar. Para essas empresas, a base de dados não importava. Esse foi o diferencial da Smart Consulting.

Quais foram as soluções implementadas pela Smart Consulting na Happmobi?

Com a preocupação com a base de dados interno e o formato de extração das informações, a Happmobi precisava de um projeto bem elaborado para evitar imprevistos ao logo do caminho. Em 2 meses, a Smart Consulting encontrou a melhor alternativa. Nesse período, 70% foram gastos com:

  • Arquitetura;
  • Desenho;
  • Entendimento;
  • Desenho do Extract, Transform, Load (ETL);
  • Transformação dos dados para uma plataforma SQL para, então, mudá-los para o Power BI.

Uma característica importante foi a compreensão da estrutura já existente na Happmobi. A simples implementação do Power BI seria insuficiente. Por isso, a relevância da Smart Consulting foi entender os objetivos de negócio da Happmobi e as informações disponíveis, para então realizar os desenvolvimentos e customizações necessárias — esse foi o ponto-chave da parceria.

Uso da plataforma

Para o projeto, era necessário desenvolver soluções que focassem os clientes da Happmobi, já que eles são os usuários da plataforma de treinamentos. Essa era uma característica importante. Afinal, seria impossível fazer um licenciamento por usuário.

Para contornar esse desafio, a Smart Consulting desenvolveu uma arquitetura que usa as funcionalidades do Power BI Embedded, que permite a incorporação do Power BI em outras aplicações, e oferece acesso ilimitado aos clientes e aos usuários que vão efetivamente fazer o treinamento.

Qual foi o resultado dessa parceria?

O principal resultado da parceria foi a plataforma flexível e que considerava as necessidades dos clientes da Happmobi. Para isso, o layout da ferramenta foi totalmente reestruturado.

Segundo Collaço, a solução ficou com um visual diferente. As diferentes alternativas de filtros agregaram valor aos clientes, já que se tornou mais fácil fazer buscas. Com isso, a amplitude de análise também se tornou maior.

Ainda foram verificados outros benefícios. Além da flexibilidade, a solução também ofereceu retorno em rapidez e adaptação às características específicas de cada treinamento. Assim, foi possível atender às demandas de cada cliente da Happmobi, que era exatamente o que a empresa precisava.

Valor agregado

Para a Happmobi, esse é um diferencial importante em relação aos concorrentes, que agrega vantagem competitiva. Por isso existe o interesse de melhorar as funcionalidades do sistema e o trabalho novamente está sendo feito com a ajuda da Smart Consulting.

Como reforça Collaço, “atualmente, entendemos que oferecemos um valor agregado ao nosso produto, um fator de decisão para o nosso cliente em uma concorrência”.

Quem é a Smart Consulting e quais são seus diferenciais?

A Smart Consulting atua desde 2003 com projetos em Microsoft Dynamics 365, Power Platfom e Power BI. Seu trabalho abrange consultoria, implantação, customização, treinamento e suporte para todas essas soluções.

Um dos principais diferenciais é a parceria da Smart Consulting com a Microsoft. Assim, os clientes que utilizam as soluções podem:

  • gerenciar processos de vendas, atendimento ao cliente, marketing, serviços de campo e gestão de projetos;
  • criar aplicações para processos personalizados;
  • integrar sistemas;
  • coletar e centralizar informações;
  • promover a colaboração;
  • visualizar, analisar informações e obter insights.

Com todos esses recursos, é possível criar uma cultura data driven. O gerenciamento de processos e informações em uma única plataforma, voltada para Business Intelligence, garante o fornecimento de informações relevantes que levarão sua empresa a um patamar mais estratégico.

Assim, o case de sucesso Happmobi é um exemplo de como o Power BI e a Smart Consulting ajudam seu negócio a alcançar melhores resultados.

Agora é a vez de você analisar as necessidades da sua empresa e se digitalizar.

Gostou de saber mais? Entre em contato com a Smart Consulting e veja com nossos especialistas qual é a proposta mais adequada à sua realidade.