O comportamento de consumo na era da transformação digital é impactado frequentemente, devido às facilidades proporcionadas pelo acesso à internet e às novas tecnologias. Dito isso, motivar equipe de vendas, a fim de que os profissionais acompanhem essa evolução do mercado, é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva em meio a um cenário altamente acirrado.

Para tal, é preciso investir em treinamentos corporativos, desenvolver um ambiente de trabalho agradável, ter uma comunicação clara e transparente, além de fornecer as ferramentas e a infraestrutura necessária, para que os vendedores realizem suas funções com maestria.

Assim, preparamos este conteúdo, para que você conheça as melhores dicas sobre como motivar a equipe de vendas e obter bons resultados. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

1. Crie um ambiente organizacional saudável para motivar equipe de vendas

Um ambiente de trabalho harmonioso e agradável contribui de forma significativa para que a equipe de vendedores seja motivada. Isso se deve ao fato de que os profissionais passam a encarar o local em que trabalham por uma perspectiva mais positiva. Ou seja, em vez de verem suas funções como algo desgastante, sentem-se satisfeitos na realização das atividades cotidianas.

Para desenvolver essa atmosfera altamente produtiva, é muito importante que os gestores invistam em uma infraestrutura capaz de atender às necessidades do dia a dia, fornecendo as condições ideais para a realização das tarefas. Isto é, softwares de gestão de relacionamento com o cliente, dispositivos e todo o tipo de ferramenta crucial, para que os vendedores tenham o que é preciso para trazerem bons resultados à empresa.

2. Tenha uma comunicação transparente

Um diálogo aberto e uma comunicação transparente são os dois principais fundamentos para motivar equipe de vendas. O fato desse tipo de profissional lidar diretamente com o público já deixa claro que ter voz ativa é um fator importante, para que ele se sinta motivado. Outro ponto que vale ser destacado está no fato de que o processo de vendas, especialmente na era da transformação digital, passa constantemente por mudanças e adaptações.

Portanto, é altamente necessário que o profissional envolvido nele tenha a liberdade para opinar e sugerir melhorias. Proporcionar um espaço de fala e, de fato, permitir que os vendedores tenham influência na otimização dos processos é como dar um voto de confiança a cada integrante da empresa, fazendo com que os profissionais se sintam parte de um time, o que também contribui com o aumento do engajamento e o estímulo da confiança.

Trabalhar a transparência da comunicação é a melhor maneira de fazer com que os vendedores tenham uma visão mais ampla sobre como podem contribuir ativamente para que o negócio atinja os objetivos almejados. Da mesma forma, o verdadeiro líder é honesto com sua equipe, a ponto de abrir o diálogo sem restrições e, ainda, consegue transmitir a realidade do negócio. Isso permite que os profissionais avaliem suas expectativas de evolução profissional e crescimento dentro da empresa.

3. Reconheça o trabalho da equipe

Reconhecimento e motivação são termos que “andam” juntos. Por mais que o mercado de trabalho esteja cada vez mais competitivo, o fato é que a atual geração de profissionais — e, muito provavelmente, as próximas — não trabalha somente com o objetivo de angariar recursos financeiros.

Ter seus esforços reconhecidos, assim como a importância dos resultados gerados para a empresa, são algumas das premissas que sustentam o novo perfil de trabalhadores digitais. Por isso, uma das formas de motivar a equipe de vendas é reconhecendo seu bom trabalho. E isso pode ser feito de diversas formas, como:

  • bônus e gratificações financeiras;
  • feedbacks;
  • folgas remuneradas;
  • investimento em cursos e capacitações;
  • viagens.

4. Invista em treinamentos

Como já mencionamos, o processo de transformação digital pela qual a sociedade moderna está passando influencia diretamente no comportamento de consumo das pessoas, o que leva as empresas a terem que criar estratégias cada vez mais inovadoras para garantirem uma experiência agradável e se renovarem constantemente, mediante a tantas mudanças.

Dado o contexto, reciclar os conhecimentos técnicos dos profissionais, assim como muni-los com habilidades e técnicas de negociação e comunicação são, sem dúvida, algumas das mais eficientes maneiras de motivar a equipe de vendas.

Em outras palavras, é preciso investir em treinamentos corporativos, pois, além de fornecer qualificações necessárias para que os colaboradores tragam melhores resultados para o negócio, isso mostra ao time que a empresa tem interesse em otimizar a carreira de quem integra a equipe. Esse tipo de atitude faz com que os vendedores se sintam valorizados e, consequentemente, se esforcem para atingir suas metas com cada vez mais eficiência.

5. Conte com boas ferramentas para motivar equipe de vendas

Você já deve ter notado como a presença da tecnologia dentro e fora dos ambientes corporativos aumentou significativamente, no decorrer da última década, não é verdade? Pois bem, a popularização do acesso a soluções inovadoras democratizou a competitividade do mercado e impulsionou o crescimento de organizações dos mais diversos portes e segmentos de atuação. Dado o contexto, o Dynamics 365, da Microsoft, é uma das ferramentas que tem se mostrado como uma verdadeira aliada de equipes de vendas, times de TI, gestores de projetos e muitos outros tipos de profissionais.

Sua interface intuitiva permite que até mesmo leigos em tecnologia possam usufruir de suas funcionalidades. Seu dashboard interativo proporciona agilidade e visão estratégica ao time de colaboradores, já que a evolução das tarefas pode ser acompanhada em tempo real. O fato de ser conectado à nuvem faz com que esse recurso traga mobilidade à equipe de vendedores, além de garantir a segurança das informações armazenadas. Ou seja, é tudo que seus profissionais precisam para se sentirem motivados.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, motivar equipe de vendas, especialmente em tempos de fácil acesso à informação e alta demanda de soluções digitais, é fundamental para que a empresa não perca posição competitiva. Mostramos a importância de apostar em treinamentos, ter uma comunicação transparente e fornecer ferramentas que facilitem o trabalho são apenas algumas das medidas que devem ser colocadas em prática.

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