A análise de negócios é uma disciplina, um conjunto de técnicas e ferramentas, adotada para entender quais são as principais necessidades e limitações de uma empresa, assim como as potencialidades e oportunidades, de forma a promover mudanças positivas. Dessa forma, ela funciona como um diagnóstico completo, que mostra o melhor caminho para o crescimento e o sucesso organizacional em determinado momento.
Esse processo pode ser implementado como um projeto e traz uma série de benefícios, como clareza sobre os pontos fortes ou diferenciais da organização e limitações que devem ser superadas para atingir seus objetivos. Além disso, é possível usar a análise de negócios para embasar a tomada de decisão sobre planos de ações a serem implementados e melhorias.
Quer saber como realizar uma análise de negócios eficiente? Então, continue a leitura e descubra o que é necessário para fazer um bom trabalho!
Defina um escopo da análise de negócios
Quando se fala em análise de negócios, muitas pessoas querem iniciar já coletando dados detalhados sobre a empresa e diagnosticando problemas rapidamente. Apesar de tais etapas serem importantes na análise, vale dar um passo atrás para começar com uma definição clara de quais são os objetivos e resultados esperados desse processo e qual sua abrangência. Ou seja: é preciso definir um escopo.
Deve-se entender o principal foco da análise de negócios que será realizada na empresa e seus responsáveis. Além disso, deve-se estabelecer as etapas necessárias e criar um cronograma de execução para cada uma delas.
Também é importante definir quais são os principais interessados e os interesses de cada um. É hora de entender quem serão os interlocutores ao longo do projeto e, inclusive, que entregas serão oferecidas a eles.
Conscientize a equipe sobre a análise de negócios
Quando se fala em análise de negócios, é necessário definir um responsável pelo projeto e, talvez, uma equipe que vá auxiliá-lo a atingir os objetivos. Deve-se considerar também que uma empresa é formada por uma série de outras equipes e colaboradores que precisarão contribuir e gerar informações importantes para que a análise seja feita com qualidade.
Dessa forma, também é importante conversar com todos os colaboradores sobre o projeto, explicando seus objetivos e a contribuição que dará. Nesse aspecto, vale deixar claro que não é o momento de identificar os “culpados” pelos erros, mas sim de entender como ocorrem e a melhor forma de solucioná-los, tranquilizando a equipe e eliminando a sensação de ameaça que o projeto pode gerar.
Entenda sua proposta de valor
É fundamental saber que, na análise de negócios, o foco é sempre gerar valor para o cliente final da empresa. Ou seja: esse projeto tem o objetivo de ajudar o negócio a entender como gera valor para o cliente e de que forma isso pode ser potencializado.
Portanto, entenda qual valor sua empresa efetivamente oferece. Quais problemas ou dores você se propõe a solucionar com os seus produtos ou serviços? Nesse momento, também é possível identificar os diferenciais que o negócio é capaz de oferecer, começando a diagnosticar melhorias que devem ser feitas para agregar ainda mais valor aos seus clientes.
Identifique os objetivos do negócio
Sua empresa já tem um planejamento estratégico estruturado? Se sim, é hora de revisá-lo de forma a identificar quais são os objetivos do negócio, como eles se relacionam com o valor que você gera para o cliente e quais são suas principais necessidades ou demandas. Caso ainda não tenha, comece a desenhar um rascunho do que seria esse planejamento estratégico.
Portanto, tenha clareza sobre os objetivos do negócio e de que forma a análise pode ajudar a alcançá-los. Aproveite para revisar também o papel de cada uma das áreas da empresa no momento de atingir esses objetivos e as metas propostas aos colaboradores.
Revise seus processos internos
Cada setor da empresa tem processos internos específicos. Mesmo as áreas mais distantes do cliente final são capazes de contribuir com sua satisfação diante dos produtos ou serviços oferecidos, ou seja, conseguem agregar valor. Dessa forma, é importante que você revise todos os seus processos internos durante a análise do negócio.
Para mapear todos os processos, é imprescindível que você entre em contato com cada uma das áreas da empresa para entender como as atividades são feitas, os responsáveis por elas, os resultados esperados e os relacionamentos entre os diversos departamentos. Aproveite para identificar problemas que os colaboradores já percebem.
A partir disso, revise cada uma das atividades de forma a identificar como são capazes de gerar valor para o cliente final da empresa. Você pode descobrir que alguns processos internos importantes não estão ocorrendo dentro do seu negócio. Por outro lado, também pode perceber atividades que não agregam valor e, dessa forma, podem ser automatizadas ou até mesmo eliminadas.
Documente a análise e crie planos de ação
A gestão do conhecimento é essencial em todos os projetos que você implementa na empresa, o que inclui a análise de negócios. Dessa forma, crie um relatório com as informações coletadas, conclusões acerca do que foi analisado e, inclusive, propostas de ação para o futuro.
Esse documento deve sair do papel por meio de planos de ação para a melhoria da empresa como um todo. Portanto, use os resultados da análise para criar estratégias e potencialize os resultados da sua empresa como um todo. Não se esqueça de mensurar os resultados periodicamente, de forma a garantir que eles estejam atingindo os objetivos esperados.
Como você pode perceber, a análise de negócios é muito importante para que você entenda quais são as potencialidades do negócio e as limitações que devem ser superadas, podendo gerar projetos de melhoria.
Um software de gestão de projetos pode ser fundamental para que você organize as etapas da análise e acompanhe os resultados. Você pode ter projetos com foco na análise do negócio ou análise de negócios dentro de projetos maiores. Além disso, é possível contar também com ferramentas para o mapeamento de processos, criação de relatórios ou planos de ação e automatização de processos.
Quer ajuda para realizar a análise de negócios na sua empresa? Então, entre em contato com a Smart Consulting agora mesmo e descubra como podemos ser seus maiores aliados nesse processo!