Você já deve ter visto ou ouvido falar do Microsoft Catalyst, e pode estar se perguntando: O que é? Qual o objetivo? Quais os resultados ou benefícios?

Como é um tema que demanda aprofundamento do nosso público, nesse conteúdo esclareceremos o contexto no qual o Microsoft Catalyst foi criado, bem como a conceito geral.

Transformação Digital

Hoje a transformação digital é uma realidade em toda a indústria, que está impulsionando mudanças na forma como engajamos nossos clientes e a natureza de nossos produtos e serviços.

O movimento digital, está forçando todas as empresas a repensar seus processos e dessa forma, as indústrias estão literalmente se reorganizando.

A transformação não é fácil, mas é absolutamente necessária para todas as empresas se manterem competitivas e relevantes no mercado que atuam.

Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu o Programa Catalyst para empresas selecionadas pelos seu parceiros de negócios.

Como o Catalyst ajuda as empresas na transformação digital?

Para ajudar as empresas a obter melhores resultados na jornada de transformação digital, a Microsoft desenvolveu o Catalyst com uma abordagem nova guiando as empresas a entender e realizar suas prioridades, até mesmo aquelas mais ambiciosas.

Nessa missão, o Catalyst facilita a transformação de negócios utilizando toda a amplitude do Microsoft Dynamics 365, Power Apps, Power Automate e do Microsoft Cloud.

Metodologia Catalyst

O Microsoft Catalyst busca ajudar os clientes a entender e se preparar para mudanças disruptivas que possam impactar seus negócios, através de uma série de atividades, que provavelmente são mais holísticas e progressivas do que você faria por conta própria ou que talvez você esteja acostumado .

Mas ao incorporar conceitos e metodologia amplamente aceitos da Harvard Business School, McKinsey e outros, é possível identificar o que significa disrupção digital para sua organização e sua proposta de valor do cliente.

É importante destacar  necessidade de engajar stakeholders de áreas distintas da empresa, através de técnicas e ferramentas que estimulam a imaginação e abre a conversa para produzir formas criativas e significativas de modernizar processos

A metodologia da Microsoft começa com atividades de desenvolvimento de estratégia. Estas são projetadas para nos ajudar a entender as prioridades da empresa e para pensar em como a tecnologia pode ajudar a melhorar a experiência entre seus clientes, pessoas, produtos e operações na transformação digital.

Uma vez definida a estratégia, a Microsoft passa para a solução através de um workshop de visualização. Esta sessão de design-thinking é uma abordagem comprovada que combina pensamento criativo e crítico, fomentando a ideação e organizando essas ideias para impulsionar a tomada de decisões e a melhoria situacional. Essa abordagem é empregada para vislumbrar um estado futuro.

Também é realizada uma investigação dos processos e tecnologias existentes, começando a moldar a estrutura organizacional para o processo futuro.

Tudo é alinhado aos benchmarks globais e do setor, para ai então, definir um impacto mensurável dos negócios, como: melhorias quantificadas no engajamento do cliente, uma representação dos custos de soluções e medidas-chave, crescimento de receita, redução de custos e potencial eficiência dos funcionários.

Com base nas análises realizadas, é possível começar a ilustrar o caminho a seguir (próximos passos), priorizando componentes de soluções baseados no impacto dos negócios.

O que torna o Microsoft Catalyst único é a maneira como comunicamos esse caminho para a frente.

Ao criar modelos visuais e experiências imersivas que você pode usar para contar sua história digital em toda a sua organização, como:

  • Quem é afetado e qual é a experiência?
  • Como você vai lidar com a mudança e mitigar o risco?
  • Qual é o impacto quantificável esperado nos negócios?

Todos esses são componentes da Estratégia Digital e uma discussão executiva onde a Microsoft e sua organização se alinham em compromissos e parcerias.

Finalizada a ideação, o próximo passo é a execução, e é aí que a Microsoft expande o time para incluir recursos, para facilitar a mudança, implantação técnica e medir o valor que é realizado pelo sucesso da solução.

Framework I.D.E.A

O Catalyst é baseado no framework I.D.E.A, que encapsula ofertas de serviços comprovados nas quatro áreas-chave:

Inspirar (Inspire)

Comece encontrando a estratégia de transformação que é certa para você. Defina e priorize sua estratégia utilizando atividades de desenvolvimento, em seguida, promova a ideação e impulsione a tomada de decisões com um workshop de visão futura.

Projetar (Design)

Em seguida, construa um caso convincente para a mudança discutindo o impacto empresarial e tecnológico. Durante isso, você quantificará o ROI e benefícios financeiros que incluem crescimento de receita, redução de custos e eficiência dos funcionários.

Empoderar (Empower)

Ajude outras pessoas em toda a sua organização a ver o valor na história de transformação de seus negócios, criando ativos visuais e experiências imersivas — promovendo a entrada e obtendo alinhamento sobre compromissos.

Conseguir (Achieve)

Nesta fase final, vá da visão para execução. Traga os recursos necessários para executar sua estratégia e realizar sua transformação de negócios entre departamentos e, em seguida, medir seu sucesso.

Muitas organizações têm uma forte necessidade de um parceiro de tecnologia que possa ajudá-los a priorizar onde iniciar o investimento e repensar como o digital pode transformar seus negócios.

O Microsoft Catalyst preenche esse papel.

Se você quer se aprofundar um pouco mais, no Microsoft Catalyst e entender como aplicar na sua empresa, entre em contato com Smart Consulting.