O processo de prospecção de clientes B2B pode ser uma tarefa bastante complicada, mas não é impossível. Se precisamente organizada e fundamentada em uma boa análise de dados, uma campanha de prospecção B2B pode ser muito bem-sucedida, gerando crescimento exponencial.

O objetivo principal desse tipo de estratégia é suscitar novas e contínuas oportunidades de negócio. Sendo assim, é necessário encontrar clientes com grande potencial de fechamento e, é claro, ofertar os produtos ou serviços mais adequados às suas necessidades, além de contar com todo o suporte existente da tecnologia.

Por isso, reunimos uma série de dicas úteis acerca de como realizar uma estratégia de prospecção de clientes B2B, as quais podem ser aplicadas em seu negócio. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

1. Conheça o perfil do cliente

Definir o perfil de cliente ideal é o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing e vendas. Afinal, se você não sabe a quem está vendendo, dificilmente fará as ofertas corretas. O conceito de prospecção de clientes B2B não consiste em “atirar para todos os lados”, mas sim em filtrar as melhores oportunidades de vendas.

Para tanto, determine as características que a sua persona deve ter, ou seja, trace o perfil dos consumidores que você gostaria que compusessem a sua carteira de clientes. Considere questões que possam influenciar no processo de vendas, no orçamento e na adesão dos produtos ou serviços que você oferece, por exemplo, os seguintes aspectos:

  • segmento do mercado;
  • ticket médio;
  • número de funcionários.

2. Crie uma lista para Prospecção de Clientes B2B

Você pode usar ferramentas e estratégias de marketing digital para prospectar listas de lead de forma passiva, ou buscar essas informações por iniciativa própria. O importante é que a lista contenha dados relevantes sobre os clientes potenciais, como o nome da organização e o contato de um tomador de decisões.

Uma plataforma que tem se mostrado uma forte aliada da prospecção de clientes B2B é o LinkedIn, a rede social corporativa em que é possível fazer divulgação profissional e networking.

3. Faça contato

Entre em contato com os leads por meio de canais de comunicação que permitam a você apresentar sua proposta comercial de maneira organizada e intuitiva, tais como as redes sociais e o tradicional e-mail.

O uso de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram, também tem se tornado bastante comum no momento em que vivemos, no qual a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano empresarial, e a percepção de tempo, mais escassa.

4. Qualifique os leads

Após entrar em contato com a sua base de clientes, é hora de qualificar os leads a partir das informações obtidas, isto é, categorizar as empresas de acordo com o estágio do funil de vendas em que elas se encontram.

Desse modo, a equipe de vendas saberá focar melhor seus esforços em clientes com alto potencial de concretização em vez de desperdiçar tempo e energia com organizações que ainda não estão prontas para comprar.

5. Use a transformação digital para prospecção de clientes B2B

Por fim, não hesite em utilizar-se da maior aliada com que as empresas modernas podem contar para a prospecção de clientes B2B: a transformação digital. Por meio da tecnologia, é possível automatizar cada etapa do processo de venda.

Existem aplicativos que fornecem dados preciosos para análise, CRMs para gestão do relacionamento com o cliente, inteligência artificial que proporciona informações que contribuem com o trabalho dos vendedores, entre diversos outros recursos inovadores. A dica é fazer uso dessas ferramentas inteligentes com o intuito de:

Conforme você pôde conferir, a prospecção de clientes B2B, quando devidamente organizada e fundamentada com suporte na transformação digital, consegue ser muito mais simples e eficiente. Para isso, é crucial que a empresa tenha uma cultura voltada à tecnologia e à inovação.

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