O Dynamics CRM redesenhado para smartphones (Dynamics CRM for Phones) faz parte do Update 1 do Microsoft Dynamics CRM Online.

Assistindo o vídeo abaixo (em inglês), você pode ter uma visão geral dos novos recursos e interface.

[cs_space]
[cs_responsive_video radio=”16:9″]https://youtu.be/MgvdfRkVheY[/cs_responsive_video]
[cs_space]

Houve um grande avanço em relação à versão anterior, rebatizada agora para Dynamics CRM for Phones Express. Entretanto, há três pontos fundamentais a considerar para utiliza-lo em um projeto:

1. Ainda não está disponível

Apesar de ter sido divulgado como parte do Update 1, o aplicativo ainda não está disponível nas lojas de aplicativos (Windows Phone Store, Apple App Store e Google play).
No momento de publicação deste artigo não encontramos informações a respeito de quando os aplicativos serão disponibilizados. Ou seja, pode ser um fator de risco ou atraso de projeto considerar esta funcionalidade neste momento.

2. A funcionalidade de acesso off-line é limitada

O acesso off-line limita-se ao cache (armazenar no dispositivo as informações recentemente acessadas) e à possibilidade de criar rascunhos (drafts) de novos registros.

Em modo off-line, não é possível:

  • Editar registros gravados;
  • Criar registros vinculados a outros registros (por exemplo, registrar uma oportunidade para uma conta existente);
  • Definir valores em lookups (campos de pesquisa).

As informações armazenadas no cache do aplicativo não são criptografadas. É preciso habilitar recursos adicionais de segurança, como o bitlocker no Windows Phone.

As configurações e registros são armazenadas por dispositivo. Ou seja, se você utilizar um tablet e um smartphone, a configuração de sua home ou seus rascunhos não serão sincronizados entre eles e o Dynamics CRM.

Rascunhos devem ser sincronizados manualmente.

As mesmas limitações se aplicam para o Dynamics CRM para Tablets.

3. Suporte apenas para Dynamics CRM 2015 Online Update 1

Por enquanto a app poderá ser utilizada apenas com o Dynamics CRM 2015 Online Update 1.

O suporte à mobilidade é um requisito cada vez mais frequente em projetos de CRM, em virtude dos ganhos de produtividade e adoção. Apresentaremos nos próximos artigos algumas alternativas para tornar seu Dynamics CRM mobile.