O que sua empresa pode fazer para deixar os clientes mais felizes e se diferenciar no mercado? O Dynamics 365 for Field Service tem a resposta para essa pergunta!

Essa é uma questão que não sai da cabeça de muitos gestores, isso porque vivemos em uma época em que a experiência do cliente vai muito além da entrega de um produto ou serviço.

Ela está ligada a sensação de bem-estar que você consegue trazer para esse cliente, fazendo com que ele queira permanecer em contato com sua empresa.

Afinal, ninguém consegue atrair novos negócios com uma avaliação negativa.

O que é o Dynamics 365 for Field Service?

Um dos setores que mais precisam de atenção quando falamos sobre atendimento ao cliente é o setor de atendimento de campo.

Esse setor de prestação de serviço enfrenta diversos desafios como problemas em documentação, agendamento, monitoramento do serviço, eficiência na administração do tempo e logística.

O Dynamics 365 for Field Service, foi criado a partir dessa perspectiva e ele busca resolver os problemas citados acima.

Esse módulo do Customer engagement, garante a priorização da satisfação do cliente e da qualidade e eficiência dos serviços essenciais prestados.

O App combina automação do fluxo de trabalho, algoritmos de agendamento e a mobilidade para configurar e gerir trabalhadores remotos para que estes obtenham o sucesso na atuação dos serviços técnicos solicitados quando estiverem no local com os clientes.

Como saber se o Dynamics 365 for Field Service é para você?

O Dynamics 365 for Field Service, pode te ajudar em diversos nichos e facetas da área de atendimento de campo.

Por exemplo, se sua empresa faz parte do setor industrial e fabrica algum tipo de máquina e precisa de um app para te ajudar na gestão dos serviços de manutenção, o field service é para você!

Sua empresa está no ramo de telecomunicações fornecendo soluções integradas em serviços de comunicação (fibra ótica) ao mercado corporativo e residencial, e precisa enviar técnicos para realizar instalações e correção de problemas, o service é para você!

Sua empresa trabalha na área de saúde prestando serviço domiciliar e tem a necessidade de um App de controle, para gerir, agendar e enviar os colaboradores para prestar atendimento aos seus diversos pacientes? O field service também é para você!

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos, e que o módulo pode ser aplicado a qualquer setor.

Benefícios do Field Service!

De modo geral, com ele é possível melhorar o gerenciamento de seus colaboradores, equipamentos, horários e trajeto.

HORIZONTAL - Field Service Dynamics 365
  • Ele te proporciona uma otimização no seu gerenciamento e monitoramento, melhorando a taxa de correção.
  • Te ajuda a reduzir o tempo gasto em trajetos, a milhagem e o consequentemente o desgaste do veículo.
  • Te dá acesso a um histórico detalhado de contas e de equipamentos facilitando a vida do técnico de campo.
  • Avisos sobre manutenção preventiva evitando a inatividade do equipamento, dentre muitos outros.

Recursos disponíveis no Dynamics 365 for Field Service

O Dynamics 365 for Field Service é um app bem intuitivo, ele possui uma linha do tempo para te ajudar a acompanhar as ordens de serviço em tempo real e ver em qual status aquela ordem está.

Alguns dos recursos disponíveis na ferramenta são:

Ordens de serviço que definem o tipo de serviço solicitado e a jornada de toda prestação de serviço seja ele remoto ou na empresa/residência do cliente.

O Aplicativo móvel é outro recurso incrível do field service de fácil utilização, que serve para orientar os técnicos com relação aos seus trabalhos de serviço e agenda.

Gerenciamento de ativos para que você tenha um controle do histórico de equipamentos e de serviços do cliente.

Como usar o Dynamics 365 for Field Service

Como dito anteriormente o aplicativo tem uma interface simples e fácil de usar, seu manuseio é bem intuitivo.

As ordens de serviço, são as fornecedoras da descrição do trabalho que o técnico precisará executar na empresa ou residência do cliente.

A princípio, o ciclo de vida de ordem de serviço ocorre com a solicitação do cliente, e essa solicitação pode vir por meio de diversos canais.

Alguns deles são: telefone, chat, e-mail, ocorrências de serviço, pedidos de venda, contratos de serviço, portais da Web ou Internet das Coisas (IoT).

Em seguida, as ordens serão são exibidas no field Service e em geral são associadas segundo sua região e linhas de negócios.

Cada ordem de serviço possui um tipo de checklist de tarefas que devem ser executadas, material que será utilizado, mão de obra a ser cobrada, habilidades necessárias, local e equipamentos que requerem atenção.

Essa lista é importante para que o técnico seja devidamente orientado sobre como deve proceder para a realização de seu trabalho.

Finalmente, uma vez que a ordem de serviço está pronta para atribuição, ela é encaminhada para que o emissor faça o agendamento.

Conclusão

Em síntese, o Dynamics 365 for Field Service é uma ferramenta valiosa para as empresas que prestam serviço em campo.

Além dos recursos citados aqui existem muitos outros e nesse segundo semestre de 2022 a Microsoft anunciou novas atualizações para a ferramenta como, insights e entrega proativa de serviços.

Gostaria de saber mais sobre essa ferramenta? Faça uma avaliação gratuita do Dynamics 365 for Field Service ou se preferir contate um de nossos consultores.