As vendas são essenciais para o crescimento de qualquer negócio, ainda mais em época de fim de ano, quando os clientes querem ir às compras graças a fatores como o décimo terceiro salário, por exemplo.

Porém, o aumento nas vendas de uma empresa não acontece de uma só vez, este é o resultado de estratégias bem definidas e mapeadas.

Dependendo da direção e das necessidades do estabelecimento, as táticas de vendas podem se diferenciar, mas existem maneiras gerais que podem ser aplicadas em qualquer negócio.

Então, por onde começar?

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar nessa jornada e aumentar o lucro do seu comércio, para que você finalize o ano com o pé direito, vamos lá?

Conheça seus clientes

Saber quem é seu público e o que é importante para eles é fundamental para melhorar o desempenho das vendas.

Tente extrair quais são os desafios, desejos e expectativas deles, inclusive relacionadas ao fim de ano.

Assim, é possível pensar em estratégias específicas para melhorar seu produto e atender melhor seus clientes, aumentando a credibilidade e, consequentemente, suas vendas.

Isso ajuda a passar a mensagem certa ao público, comercializando seu produto de maneira que atinja diretamente clientes em potencial.

Crie uma proposta de valor única

Neste caso, é recomendado entender sua vantagem competitiva: como sua solução resolve os problemas de seus clientes em potencial, o que o diferencia dos concorrentes e por que os compradores devem escolhê-lo.

O próximo passo é criar uma mensagem forte da marca, incluindo uma narrativa que enfatize o que é exclusivo para você e por que seu produto será mais valioso para eles do que outros do mesmo nicho.

Fim de ano com preço certo

A precificação correta dos produtos é um dos fatores-chave para o sucesso da sua empresa. Não existe uma fórmula mágica para uma estratégia de preços eficaz.

Para isso, é necessário considerar o produto, os custos de produção e despesas comerciais, estratégias de preços comuns em seu mercado-alvo, metas de receita de longo prazo e qual é sua posição entre seus concorrentes.

Considere, cuidadosamente, todos esses fatores. Experimente e teste constantemente produtos minimamente viáveis ​​para descobrir a estratégia mais adequada ao seu negócio para o fim de ano.

Otimização para dispositivos móveis

A maioria dos consumidores faz compras usando dispositivos móveis. Por isso, é essencial adaptar seu negócio para esta tecnologia e também começar a vender na internet.

Com o comércio eletrônico móvel em ascensão, você precisa fornecer uma ótima experiência de compra neste modelo, para não perder clientes.

Portanto, certifique-se de que ter um design responsivo e atraente, além de optar por uma navegação amigável e que tenha boa velocidade de carregamento para aumentar a credibilidade da sua loja on-line.

Também é importante manter as informações mais importantes e os botões de CTA (Call to Action) na parte superior do seu site, para dispositivos móveis. Isso ajuda os usuários a encontrarem conteúdos relevantes com mais facilidade.

[HORIZONTAL] 5 passos para melhorar a experiência do cliente

Simplifique a experiência de fim de ano para seu cliente

O atendimento é um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra. Por isso, vale adotar um suporte multicanal para atender os clientes onde eles preferirem.

Personalize a experiência do cliente e ofereça um serviço proativo, com suporte rápido e preciso, principalmente no fim do ano, época de muito movimento.

Também é fundamental fazer análises constantes para otimizar estratégias relacionadas à experiência do cliente para aumentar suas vendas.

Simplifique o processo de check-out

O check-out é o local onde visitantes em potencial se tornam clientes.

Para isso acontecer, certifique-se de que o processo de compra seja o mais fácil, rápido e descomplicado possível.

Para tornar o processo conveniente para os visitantes, de a eles a opção de fazer check-out como convidado sem registro. Além disso, sempre exiba o status de disponibilidade do item e simplifique o processo de modificação do pedido, como remover ou alterar a quantidade dos itens.

O suporte também vale para este caso, oferecer suporte em tempo real ajuda a lidar rapidamente com possíveis problemas de check-out e, acima de tudo, dispor de uma interface simples e livre de distrações.

Nutrição de leads para o fim de ano

A geração de leads trabalha para atrair clientes em potencial, que estão interessados ​​no que você está vendendo, enquanto a nutrição os guia pelo processo de compra, a fim de fidelizar e credibilizar, transformando-os em clientes fiéis.

Para tanto, algumas ações importantes podem ajudar, como, por exemplo:

Notificações push para redirecionar seus usuários

Em um canal de comunicação rápido e econômico como as notificações push, é possível lembrar clientes de itens abandonados no carrinho de compras, ou informar sobre novas promoções.

As notificações são a maneira perfeita para reconquistar clientes em potencial para continuarem comprando na sua loja.

E-mail marketing para conversões mais altas no fim de ano

Esta ainda é uma das melhores maneiras de se reconectar com leads que visitaram seu site ou tiveram algum interesse no produto, mas não realizaram nenhuma ação.

O marketing por e-mail ajuda a conquistar esses clientes em potencial, nutrindo e interagindo com eles por meio de mensagens personalizadas, capazes de aumentar a probabilidade de taxas de conversão.

Pop-ups para geração de leads

Os pop-ups são mais uma ferramenta econômica e valiosa para atrair leads para o seu negócio.

Mas, é importante que o design seja simples e consistente com o estilo da sua marca, e que tenha um conteúdo relevante e CTA atraente.

Concluindo, desenvolver fortes estratégias pode levar um pouco de tempo e esforço, por isso é tão importante pensar nas vendas de fim de ano antecipadamente.

E, uma vez que você tenha as estratégias certas, pode começar a colocá-la em ação, experimentar, ajustar sua abordagem ao longo do caminho para encontrar os métodos direcionados mais eficazes e aumentar suas vendas.

Esperamos que essas dicas ajudem você a começar no caminho certo e atingir suas metas de vendas mais rapidamente.

Texto originalmente desenvolvido pela redação do blog Nox Automação, onde você encontra diversos conteúdos que ajudaram você, a impulsionar as vendas do seu estabelecimento.

HORIZONTAL fidelização de clientes