A Microsoft disponibilizou em “Preview” a nova funcionalidade de criação de componentes no PowerApps. Continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto.

O que são os componentes do Power Apps?

Os componentes do Power Apps são blocos de construção “reutilizáveis” com controles personalizados para usar em aplicativos ou entre apps. 

HORIZONTAL Guia Completo sobre o Power Apps

Quando utilizar os componentes?

Eles são para criar aplicativos maiores com padrões de controle semelhantes. Desta forma, todas as instâncias no aplicativo refletirão suas alterações.

Quais são os benefícios de utilizar os componentes do Power Apps?

A possibilidade de utilizar componentes vai facilitar muito o desenvolvimento em Power Apps. Com ele é possível:

  • Economizar tempo copiando e atualizando grupos de controles utilizados em diversas páginas. É só atualizar o componente e os controles serão atualizados em todas as páginas.
  • É possível reutilizar controles entre aplicativos.
  • Criar propriedades adicionais para a configuração dos controles.
  • Ajudam a criar um desenvolvimento colaborativo
  • Padronizar a identidade visual quando você usa uma biblioteca de componentes.

O que são as bibliotecas de componentes do Power Apps?

São a forma mais recomendada pela Microsoft de reutilizar componentes nos aplicativos. Com as bibliotecas de componentes, quando criado um componente dentro de um app, é possível compartilhar e atualizar, de maneira rápida e fácil, um ou mais componentes.

Ou seja, uma biblioteca de componentes fornece um repositório centralizado e gerenciado de componentes para reutilização. 

Ao utilizar esse recurso, o aplicativo dependerá dos componentes que foram usados. O proprietário dos aplicativos será alertado quando as atualizações desses componentes estiverem disponíveis. Sendo assim, todos os novos componentes reutilizáveis devem ser criados nas bibliotecas de componentes.

Confira mais informações no Blog do PowerApps e nos vídeos abaixo:

Conta aqui para a gente nos comentários se você já conhecia ou se já utilizava esses componentes do PowerApps, e se esse post foi útil para você. Queremos saber a sua opinião. Participe!