Descubra as 10 maiores vantagens em utilizar o PowerApps, a plataforma para desenvolvimento de aplicativos móveis low-code / no-code da Microsoft.

Plataformas de desenvolvimento low-code permitem o desenvolvimento de aplicativos com pouca ou nenhuma codificação, tornando o desenvolvimento mais rápido.

As plataformas para desenvolvimento de aplicativos móveis vêm de encontro à necessidade de aproveitar o imenso potencial na utilização de dispositivos móveis para aplicações empresariais.

A Oportunidade

A GSMA registrou em 2017 que 5 bilhões de pessoas possuem assinaturas de serviços móveis. Ou seja, mais de 2/3 da população global está conectada a um serviço móvel.

A TechCrunch, em 2015, apontou que há 3 bilhões de trabalhadores no mundo, mas apenas 20% deles possuem acesso a tecnologias que os ajudem a realizar seu trabalho de forma mais eficiente e que tecnologias móveis são mais baratas, mais acessíveis e fáceis de usar em muitas formas, quando comparadas com soluções cloud, além de permitir o uso de câmeras, sensores e comandos de voz nos aplicativos móveis.

Conforme artigo da Forbes, nos últimos anos ocorreu um crescimento considerável no uso de aplicativos móveis pelas empresas. No entanto, ainda assim, a utilização continua pouco expressiva. As razões apontadas são a dificuldade de desenvolver aplicativos seguros e a falta de desenvolvedores qualificados.

Ou seja, há uma grande base de dispositivos móveis (smartphones e tablets) conectados à internet subutilizada, devido à dificuldade de desenvolvimento.

PowerApps

Diante de tantos desafios a Microsoft trouxe a proposta de facilitar o desenvolvimento de aplicativos empresariais com o PowerApps. O objetivo do PowerApps é reduzir o tempo de desenvolvimento, permitindo desenvolver em alguns dias, aplicações que normalmente demorariam meses para serem concluídas.

Top 10 Vantagens em utilizar o PowerApps

A seguir, destacamos algumas vantagens de desenvolver aplicativos PowerApps:

1. Simplicidade no desenvolvimento

Uma característica marcante no PowerApps é seu ambiente de desenvolvimento simples, ágil e intuitivo. A tela do aplicativo é montada pelo desenvolvedor de forma visual. O aplicativo por sua vez, utiliza a mecânica de drag-and-drop (ou seja, arrastar e soltar). Também é possível alterar os atributos de um objeto de forma simples. Visto que ao selecionar um objeto, no canto direito da tela será exibido uma aba onde será possível alterar seus atributos (como por exemplo: cor, tamanho, fonte etc.). 

2. O PowerApps se conecta com diversas plataformas de dados

Como grande vantagem, o PowerApps possui uma grande lista de conexões com plataformas externas. Para executar a conexão é simples, bastando apenas realizar alguns cliques. Algumas das principais conexões são: Dynamics 365, Office 365, Sharepoint, Bing Maps, Dropbox, Facebook, Microsoft Flow, GitHub, Gmail, Google Drive, Google Agenda, Instagram, Gira, Forms Pro, Outlook, Pinterest, Power BI, Skype for Business, ServiceNow, Salesforce e Twitter.

3. É fácil compartilhar aplicativos PowerApps

Algo importante e relevante em um aplicativo comercial é o compartilhamento para determinadas pessoas. O PowerApps permite realizar esta ação de forma simples e rápida. Bastando apenas entrar na tela de compartilhamento do aplicativo, pesquisar o usuário da sua organização cadastrado no PowerApps e por fim selecioná-lo e clicar no botão de compartilhar aplicativo.

4. Modelos

Mesmo possuindo a capacidade de criar um aplicativo de forma simples, o desenvolvedor possui a capacidade de criar um aplicativo a partir de um modelo. Os modelos estão disponíveis na tela de criação de novo aplicativo PowerApps. Quando é criado um aplicativo baseado em um modelo, são carregados: o layout do modelo selecionado, algumas configurações do aplicativo e conexões referentes ao modelo.

5. Utilização de sensores

O PowerApps permite utilizar sensores do smartphone, como por exemplo: câmera, scanner de código de barras, microfone e GPS.

6. Disponibilidade em PCs, Smartphones e Tablets

Os aplicativos PowerApps Canvas podem ser executados utilizando navegadores web (Chrome, Edge, Internet Explorer 11 e Safari) e aplicativo para Windows e para smartphones e tablets (iOS e Android).

7. O PowerApps funciona Offline

É possível configurar o aplicativo para utilização offline. Vale lembrar, que quando se está offline algumas funcionalidades podem não estar disponíveis (como por exemplo o envio e requisição de dados para uma plataforma, como o Dynamics 365). Assim, caso o aplicativo funcione offline, o desenvolvedor deverá prever, pensar e desenvolver o comportamento offline e online.

8. Não é necessário ter grande conhecimento em programação

Como citado anteriormente neste artigo o aplicativo do PowerApps permite a grande maioria de seu desenvolvimento por meio de uma interface com Drag-and-Drop (arrastar e soltar). No entanto, a configuração de algumas funcionalidades pode requerer o desenvolvimento do código para o PowerApps (de forma semelhante à linguagem DAX), como por exemplo, um comando específico que um botão deve realizar. No entanto, a linguagem é simples e há vários exemplos na documentação em português da Microsoft, bastando apenas um conhecimento básico de programação.

9. Avaliação gratuita

Para a realização de testes, a Microsoft disponibiliza a todos a opção de criar  trials, que disponibilizam quase todas as funcionalidades do PowerApps (com exceção das funcionalidades premium) de forma gratuita. Vale lembrar, que o tempo de duração de um trial é de 30 (trinta) dias. Após o término do tempo de teste, o ambiente é removido e todas as personalizações não salvas por solução baixada serão perdidas.

Outra alternativa para aprender, é utilizar o Plano de Comunidade do PowerApps. Não há prazo máximo e ele permite explorar todas as funcionalidades do PowerApps, com a exceção de compartilhar os aplicativos.

10. Importação e exportação de soluções

Ao salvar um aplicativo, é possível gerar e baixar uma solução. Uma solução, que nada mais é do que um arquivo (em formato .zip) contendo o aplicativo que foi criado e todas as personalizações. A solução por sua vez pode ser importada para qualquer ambiente de PowerApps. Em outras palavras, é possível migrar seu aplicativo para qualquer outro ambiente PowerApps.

Conclusão

Concluindo, o PowerApps permite o desenvolvimento de aplicações empresariais de forma rápida, segura e sem necessidade de conhecimento avançado de desenvolvimento.

Entre em contato conosco ou deixe seu comentário. A Smart Consulting é uma parceira Microsoft especializada em PowerApps e Dynamics 365.