Em virtude de sua facilidade de customização o Dynamics CRM pode ser utilizado para construir aplicações empresariais ou automatizar processos de qualquer natureza.

É a aplicação do conceito de xRM. O “x” representa estender as aplicações de relacionamento com cliente ou lidar com qualquer tipo de relacionamento: com colaboradores, parceiros, fornecedores, sócios, cidadãos, etc.

Podemos citar algumas vantagens da utilização do Dynamics CRM como plataforma de desenvolvimento:

  • É mais rápido criar novas aplicações com o Dynamics CRM do que desenvolver aplicações web sob medida.
    • Tendo em vista que os novos cadastros e validações simples serão configurados, sem necessidade de desenvolvimento, o ciclo de desenvolvimento será mais rápido e o tempo de estabilização será menor. O esforço de desenvolvimento ficará concentrado na aplicação de regras de negócio mais complexas.
  • O tempo de treinamento será bem menor, pois os usuários já conhecem o Dynamics CRM. Não será necessário aprender novamente funcionalidades padrão ou aprender a navegar numa nova aplicação, totalmente diferente.
  • A aplicação terá mais recursos, aumentando a produtividade dos usuários. A nova aplicação, por exemplo, já contará com a possibilidade de utilizar dashboards, workflows, processos, localização avançada, exportação para o Excel, visualizações personalizadas, clientes para Outlook e dispositivos móveis, etc.
  • Haverá melhor governança. As informações podem ser centralizadas em um mesmo banco de dados, ou servidor, respeitando uma estrutura padrão. O modelo de segurança do Dynamics CRM permite a configuração de perfis de segurança, realizar autenticação de acesso integrada com o Active Directory (e single sign-on) e implementar auditoria da atualização de informações.

Desta forma, se você já utiliza o Dynamics CRM para o departamento comercial ou de serviços, ele pode ser utilizado para a automatização de processos e aumentar a produtividade em toda empresa.

Mesmo se não houver alguma implantação do Dynamics CRM em sua empresa, é interessante avalia-lo quando houver a necessidade de desenvolver uma aplicação moderna, flexível, com suporte a múltiplos dispositivos, integrada ao Office e visão de processo.

0

Deixe uma resposta