Dando continuidade aos 9 Passos para Transformar a Experiência do Cliente ao Comprar um Veículo, vamos aos passos finais:

Passo 5 – Incentive a colaboração e a construção de uma base de conhecimento

É possível disponibilizar uma base de conhecimento para a equipe de vendas e para o próprio cliente com as dúvidas mais frequentes. Além disto, é possível criar redes sociais corporativas ou utilizar comunicações instantâneas para o intercâmbio de informações entre as diversas áreas da concessionária ou montadora. E este intercâmbio pode ser utilizado para enriquecer a base de conhecimento.

Passo 6 – Defina os processos de venda

Definir um processo de vendas facilita a definição de melhores práticas, análise de ações e treinamento para a equipe de vendas. O resultado final é um melhor atendimento para o cliente, mais consistente e padronizado.

Saber em qual etapa do processo o cliente está, ajudará na definição da melhor ação a ser tomada para que o cliente avance em seu processo de decisão.

Passo 7 – Monitore seu pipeline de vendas e metas

Registrando todas as informações em um CRM e registrando as etapas do processo de vendas, é possível monitorar todo o ciclo de vendas, do contato inicial do cliente ao fechamento do negócio.

A distribuição das oportunidades ao longo do processo de vendas criará o funil de vendas, com a previsão de vendas da empresa. Este pipeline deve ser utilizado para o planejamento das ações comerciais com o objetivo de alcançar as metas propostas.

Passo 8 – Analise e melhore o processo

Utilize uma plataforma de BI (Business Intelligence) para analisar todas as informações capturadas durante o processo de atendimento do cliente.

É possível criar processos de aprendizagem de máquina (Machine Learning) para detectar padrões para a definição de perfis de compra ou gerar indicações de produtos complementares para os clientes.

Passo 9 – Revolucione a experiência do cliente

Painéis interativos, projeções holográficas (por exemplo: Microsoft Hololens), internet das coisas (IoT) estão cada vez mais acessíveis e podem ser utilizadas para transformar totalmente a experiência do cliente.

Se você quiser conversar mais a respeito deste tema, entre em contato conosco. A Smart Consulting possui vários cases de CRM para a indústria automobilística.

Leia também nosso post inicial: 9 Passos para Transformar a Experiência do Cliente ao Comprar um Veículo (Parte 2/2)

 

0